“1986”, série de Nuno Markl está a chegar à RTP1

1986 série
“1986” é escrita por Nuno Markl

Escrita por Nuno Markl, a série “1986” está a chegar à RTP1 e tem estreia marcada para novembro na estação pública.

Esta será uma autêntica viagem no tempo – de 31 anos, mais precisamente. Em 1986 a música era outra, Mário Soares batia-se nas presidenciais face a Freitas do Amaral, as roupas tinham chumaços e os filmes alugavam-se nos videoclubes.

Esta é a primeira série de televisão escrita por Nuno Markl, com ajuda da irmã, Ana Markl, Filipe Homem Fonseca e Joana Stichini Vilela, que além de colaborar na escrita, fez a consultadoria de época.

A ideia surgiu originalmente em 2001, apesar de se ter perdido algures no tempo. Revisitar o ano de 1986 em Portugal à volta de 5 personagens principais implica cenários, guarda-roupa, carros de época, acessórios, locais e tudo o que se possa imaginar, desde que não pareça que está em 2017.

Alguns dos atores que compõem o elenco são Eva Fisahn, Laura Dutra, Miguel Moura e Silva, Henrique Gil, Miguel Partidário e Tiago Garrinhas.

Os diálogos estão carregados de referências aos anos 80 e podem ser encontrados nas redes sociais, mas Nuno Markl garante que em nada foi spoiler da série. No instagram do autor, há excertos do guião que podem ser lidos.

A atriz Ana Bola, que também integra o elenco, diz que há potencial para uma segunda temporada.

“1986” é uma produção HOP, realizada por Henrique Oliveira, com estreia marcada para novembro na RTP1.