[6ª Gala] Crítica X – Análise ao Factor X

Estamos na sexta gala do Factor X. A vocalista dos The Gift já não tem a concurso nenhum participante. Aqui no Zapping nós continuamos a dar a nossa opinião sobre o que se passa neste talent-show. Connosco, Samuel Rocha e Hugo Bento dão-nos mais uma avaliaçãodos concorrentes ainda à concurso.

Sem Título-2SAMUEL ROCHA | Antes de passar à análise de cada atuação, tenho de admitir que esta edição do programa não tem um leque excelente de cantores. Desde a falta de garra às vozes em si, penso que falta algo. Kika e Rúben estão na mó de cima.

Rúben – “Come Together” (8/10): Senti o Rúben um pouco desconfortável com a coreografia, mas foi uma atuação muito boa. É sem dúvida uma das melhores vozes a concurso, mostrando-o mais uma vez domingo passado. Deve chegar ao TOP3.

João – “Let It Be” (6/10): O João inverteu a rota ascendente que mencionei a semana passada. O coro foi um toque engraçado, mas não bastou para elevar a atuação. Houve algumas desafinações e metade da canção foi cantada muito como a original.

Isabela – “A Hard Day’s Night” (7/10): A Isabela voltou à sua essência, guitarra e microfone. A canção não a fez mostrar-se muito, mas foi uma atuação bastante agradável de seguir. Não compreendo a sua expulsão. Nota positiva também para a versão tocada.

Kika – “With A Little Help From My Friends” (9/10): Impossível não me arrepiar numa atuação da Kika. Impressionante o alcance vocal desta senhora! Uma diva, como muitos dizem. É a minha concorrente favorita, sem margem para grandes dúvidas.

Babel – “Hey Jude” (8/10): Gostei muito mais da química e da conjugação das vozes do que nas semanas anteriores. A canção ajudou, é certo, mas as vozes estiveram lá. Muito bem!

Inês – “Something” (7/10): A evolução da Inês tem sido positiva. É o tipo de concorrente que poderia ser facilmente eliminada nas primeiras galas, pelo facto de ser um pouco mais apagada do que os restantes, mas ultimamente tem tido boas prestações. Hesitei entre o 7 e o 8, mas penso que as partes fora do refrão tão foram tão bem conseguidas como este último.

Jorge – “Yesterday” (7/10): Como já aqui disse, a voz do Jorge fica na cabeça. É aquela voz grave e contagiante. Esta semana, essa voz manteve-se numa canção emblemática. Penso que o Jorge esteve bem e mereceu portanto continuar no programa.

Mimi – “Don’t Let Me Down” (6/10): Quando penso na voz da Mimi, a da Isabela vem-me quase que instantaneamente à cabeça. Esta semana a Isabela ganhou o ‘duelo’. Talvez outra canção tivesse feito sobressair a voz da Mimi. Não gostei desta muito da interpretação desta “Don’t Let Me Down”. Uma pena, porque a Mimi tem imenso potencial.

HUGO BENTO | Mais uma gala temática, desta vez dedicada aos The Beatles, o que, em alguns casos, limitou os concorrentes. De realçar que finalmente tivemos uma actuação de grupo a abrir a gala. A música é que podia ter sido melhor escolhida proporcionando um momento melhor.

Rúben – “Come Together” (15/20): Gostei bastante da actuação. Pensei que viria uma coisa sem sal dada a música, mas ele conseguiu que isso não acontecesse. Na presença em palco esteve melhor que nunca e saiu-se bem na coreografia.

João – “Let It Be” (14/20): Prefiro o João em músicas mais mexidas mas, apesar desta ser muito linear e de não dar grande margem para fazer diferente, gostei desta actuação. A música era mais exigente e expunha-o mais, mas surpreendeu-me e esteve bem. No final, o coro ajudou.

Isabela – “A Hard Day’s Night” (13/20): Fez uma versão diferente da música original mas, ao contrário da semana passada, gostei do resultado. A primeira parte da música foi a melhor, e é nesse registo mais calmo que ela sobressai mais.

Kika – “With A Little Help From My Friends”  (16/20): Mais uma grande actuação desta concorrente, claramente destacada dos adversários. A primeira parte da música foi um pouco aborrecida, mas na segunda parte a Kika compensou e arrasou.

Babel – “Hey Jude” (13/20): Depois de um grande momento na semana passada, nesta gala baixaram a fasquia. A maior parte da música foi insonsa e só no fim deram algum sal à actuação. Destaque ainda para a diferença entre o Fernando e a Luana. Ele é muito bom vocalmente, ela é muito frágil)

Inês – “Something” (15/20): Foi, para mim, a sua melhor actuação no programa. Vozeirão sempre mostrou ter, carisma tem vindo a procurar. E nesta gala, em que a música foi muito bem escolhida, conseguiu criar um bom momento)

Jorge – “Yesterday” (13/20): No geral foi uma actuação mediana graças à música, mal escolhida, que não dava para mais. O Jorge fez o que pode e vocalmente esteve muito bem.

Mimi – “Don’t Let Me Down” (13/20): Não foi a melhor Mimi mas também não foi a pior. Acho que a música não foi bem escolhida e que ela podia ter feito uma versão diferente, coisa que anteriormente já fez tão bem. Cumpriu apenas.

Apesar de nesta gala não ter sido o concorrente mais fraco, e face aos outros em competição, concordei com a expulsão do João. Já com a da Isabela não. Entre todos os concorrentes, por mim teria saído o Jorge (ou até mesmo a Inês). Sendo assim considerei injusta a saída da Isabela.