Morreu José Boavida [1964-2016]

José-Boavida

O ator José Boavida morreu nesta terça-feira no Hospital Amadora-Sintra, onde deu entrada há duas semanas depois de ter caído inanimado na rua vítima de paragem cardiorrespiratória.

A notícia da morte do profissional de 51 anos foi avançada pela SIC Notícias e também confirmada à Agência Lusa pelo seu agente, Paulo Araújo.

José Boavida nasceu em 1964 em Castelo Branco. O ator pode ainda ser visto no papel do mecânico Manuel Pedroso, na série da RTP1 “Bem-vindos a Beirais”.

Com 30 anos de carreira, o artista experimentou também teatro – como ator e como encenador – e também participou em várias produções de cinema.

Em televisão, Boavida estreou-se em 1992 na série da RTP1 “Crónica do Tempo”. No ano seguinte participou na primeira novela portuguesa da TVI, “Telhados de Vidro”.

Com a RTP1 a ressuscitar o formato telenovela, o profissional passou também por “Verão Quente” e pela novela cómica “Na Paz dos Anjos”.

“Os Trapalhões em Portugal “, “Médico de Família”,”Jornalistas”, “Jardins Proibidos” (2000) ou “Morangos com Açúcar” foram alguns dos trabalhos que mais visibilidade deram a José Boavida.

No passado dia 7 de Janeiro, o ator foi encontrado por populares, na rua, depois de perder os sentidos na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Ficou internado em coma induzido e com um prognóstico reservado.

Na altura a família queixou-se à imprensa da demora na assistência no local. «Os médicos dizem que o meu pai esteve demasiado tempo em paragem respiratória», contou há dias a filha de José Boavida, Mariana Boavida e acrescentou que «O INEM demorou muito tempo a chegar ao local. Foram feitas duas chamadas, a primeira às 23h50, mas o meu pai só chegou ao hospital uma hora depois. Se não estivesse tanto tempo inconsciente, os danos e as lesões podiam ser menores».

José Boavida lançou em 2015 o livro de crónicas “Nunca Te Esconderei o Meu Sorriso” para assinalar os 30 anos de carreira.