TVCine 2 exibe especial de documentários sob o tema ‘Entre a Vida e a Morte’

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho e 5 de julho, sempre às 22h, TVCine 2 vai exibir um especial de documentários sob o título “Entre a Vida e a Morte”.

Em junho os documentários do TVCine 2 estão dedicados à fronteira entre a Vida e a Morte. Se por um lado temos a história positiva de Miles Scott, uma criança com cancro que pediu à Make A Wish para ser Batkid (o ajudante de Batman) por um dia em “Batkid – O Início” (2015), por outro vamos conhecer a história das crianças que perderam as suas famílias para a epidemia de Ébola em África no documentário “Órfãos do Ébola” (2015).

De volta aos Estados Unidos, deparamo-nos com o ressurgimento do consumo de heroína num destino idílico de férias em “Heroína: Cabo Cod, E.U.A.” (2015) e com a crescente adesão de jovens ao Estado Islâmico, em luta contra o seu próprio país, em “Homegrown: O Dilema do Contraterrorismo” (2015).

Já em julho, a 5, espaço ainda para “A Girl In The River: O Preço do Perdão” (2015), de Sharmeen Obaid-Chinoy, sobre as mortes por motivos socioculturais no Paquistão, documentário da HBO que venceu o Óscar para Melhor Documentário em Curta-metragem.

Especial Documentários: Entre a Vida e a Morte, sempre às terças-feiras,às 22h, no TVCine 2.

Especial Documentários: Entre a Vida e a Morte começa de forma emocionante a 7 de junho, terça-feira, às 22h, com “Batkid – O Início”, a história de Miles Scott, um menino a quem foi diagnosticada leucemia. Dizem os especialistas que as crianças com cancro tendem a transformar-se em grandes lutadores e foi isso mesmo que se passou com Miles. O menino passou a sentir-se um super-herói, neste caso Batkid, o ajudante de Batman que ele tanto admirava. Miles tinha o sonho de ser Batkid por um dia e a Fundação Make A Wish resolveu transformar esse desejo em realidade. O que nem a Make A Wish nem os pais de Miles contavam é que o mundo se tivesse mexido para trazer um sorriso à cara do menino. Por um dia São Francisco foi Gotham City, com Batkid a ajudar Batman a salvar o mundo do mal, iniciativa a que nem o Presidente Barack Obama faltou. “Batkid- O Início”, de Dana Nachman, relata esta história de sonho.

Segue-se a 14 de junho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2, “Órfãos do Ébola”, de Ben Steele, um documentário com o selo de qualidade da HBO. Órfãos do Ébola foca-se na grande epidemia da doença entre dezembro de 2014 e abril de 2015, quando Abu, uma criança de 12 anos da Serra Leoa perdeu oito familiares e viu-se obrigado a começar do zero. A doença, que não escolhe idade, sexo, condição social, o que quer que seja, dizimou famílias e deixou muitas crianças, como Abu, sem qualquer parente vivo.

“Heroína: Cabo Cod, E.U.A.”, de Steven Okazaki, também com o selo de qualidade HBO, chega a 21 de junho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2 leva-nos até a um destino idílico de férias, com praia e belas casas junto à areia com vista para o mar. Mas este cenário de sonho é palco de um ressurgimento generalizado do consumo de heroína pelos mais jovens, que leva invariavelmente a overdoses fatais. Este é também o documentário que retrata o sofrimento dos pais das vítimas.

A 28 de junho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2, mais um documentário com o selo de qualidade da HBO, “Homegrown: O Dilema do Contraterrorismo”, de Greg Barker. O filme tenta perceber por que razão jovens norte-americanos se estão a alistar no Estado Islâmico. Quem os recruta? O que os move? Como transformar a sua energia em algo positivo e construtivo? Como melhor integrar os muçulmanos que vivem nos Estados Unidos? Estas são as questões de “Homegrown: O Dilema do Contraterrorismo”.

Especial Documentários: Entre a Vida e a Morte termina a 5 de julho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2, com “A Girl In The River: O Preço do Perdão”, de Sharmeen Obaid-Chinoy, sobre as mortes por motivos socioculturais no Paquistão, documentário da HBO que venceu o Óscar para Melhor Documentário em Curta-metragem.