“A Força do Querer”: Ivana corta o cabelo e fica com aparência de rapaz

A Força do Querer
Cena de Ivana em “A Força do Querer”

Ivana vai ser o destaque da semana em “A Força do Querer”, novela de final da noite transmitida na antena da SIC.

A atriz Carol Duarte, intérprete da complexa personagem, emocionou a equipa técnica da trama de Glória Perez durante as gravações.

Diante de Joyce (Maria Fernanda Cândido), a jovem vai tirar a roupa para mostrar que esmaga os seios e cortará os cabelos para que a mãe a “veja” como ela é: Um homem.

Primeiro será explicado, na história, que Ivana de que nasceu num corpo errado. Tudo começa quando Joyce chama a filha de louca e ameaça chamar um médico.

Uma das falas mais emocionantes do embate entre mãe e filha será quando Ivana afirmar que quer tirar os seios, e a dondoca entra em desespero com o que chamará de mutilação. «Já nasci mutilada. Eu vou consertar o que tiver conserto! Só isso», rebaterá Ivana.

A transexual tentará explicar para a mãe o que sente. «Tenta se imaginar dentro do corpo do papai! Você, como você é, transplantada pro corpo do papai! Sem os seus cabelos, sem a sua maquilhagem, sem as suas unhas compridas… Tendo de viver como ele… Todo mundo exigindo de você que goste das coisas que ele gosta, que se comporte do jeito como ele se comporta… Você pirava, mãe! Como eu estava pirando!», dirá Ivana.

Joyce não aceitará a conversa. «Não tenho estrutura para suportar isso!», dirá a mãe. «Nem eu tenho estrutura para suportar o que eu venho suportando até aqui! Nem eu! Não fui eu que escolhi nascer errado!», responde a filha.

Joyce pensa que a filha está a ter um surto psicótico. Ivana tirará a blusa e mostrará a faixa apertada que usa nos seios. «A vida toda eu briguei com meu corpo. Queria morrer quando esses seios nasceram, começaram a crescer. Esmago porque não consegui arrancar fora! Eu disse isso para você e você não ouviu, não quis ouvir. Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via».

Ruy (Fiuk) mandará a irmã ser lésbica sem se transformar em um homem. «Não sou lésbica. Sou homem que nasceu dentro do corpo errado. Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?»

Eugênio (Dan Stulbach) jogará a culpa na suposta alteração hormonal da filha. «Talvez essas hormonas que nos já sabemos que você está tomando… Essas coisas mexem com a cabeça da gente», falará o pai.

«Por mais dececionante que seja para vocês… Eu não sou a menina, a princesinha que vocês esperaram ter! Fui um engano, a natureza brincou com vocês e brincou comigo», responderá Ivana.

Após cortar os cabelos e ver a mãe apanhar os cabelos do chão e chorar sem querer olhar na sua cara, Ivana sentenciará: «Desculpa, mãe. Desculpa, eu sou uma deceção para você, mas eu não escolhi nascer assim, ninguém escolhe. Se não consegue me enxergar, você está desistindo de mim! Você teve dois filhos homens, dois».

As cenas estão previstas ir para o ar esta semana em “A Força do Querer”, na SIC.