“A Teia”: Conheça todas as personagens da novela da TVI

a teia
Julie Sergeant é Elvira em “A Teia”

Elvira Coelho (Julie Sergeant)

Proveniente de uma família de classe média da cidade Invicta. Completou o ensino secundário num Colégio portuense católico, mas seguiu outros caminhos que não os de Deus. Apesar disso, a sua vida teve um volte-face e hoje em dia Elvira é freira, responsável pela casa de acolhimento onde vive Flor. Pouco se sabe sobre Elvira. É uma mulher misteriosa, cheia de segredos e muito ardilosa. Para freira, tem princípios muito pouco católicos. Define-se pela contradição, já que, apesar de seguir a doutrina da Igreja em teoria, na prática tem comportamentos bastante amorais e muito questionáveis. Não parece tratar as crianças que acolhe com o respeito e dedicação que merecem. É brusca e muito impaciente, principalmente com Flor, que lhe demonstra oposição. Tem o pavio curto e enfurece-se com facilidade. Mas é com a matreirice que lhe é inata que Elvira dará sempre a volta às situações que a possam ameaçar ou com as quais não concorda. Elvira vai tentar a todo o custo travar a adoção de Flor por Tiago e Cláudia. As razões revelar-se-ão durante a trama. E os segredos de Elvira também.

a teia
Margarida Moreira é Joana em “A Teia”

Joana Cardoso (Margarida Moreira)

Nasceu e viveu em Lisboa até aos 15 anos, altura em que se mudou com a família para o Porto. Filha de pais professores, que foram dar aulas para aquela zona. Ingressou no mesmo colégio onde Paulo estudava e rapidamente a rapariga nova, vinda da capital, se tornou objeto de desejo por parte dos rapazes da escola. De uma beleza e frescura invejáveis, foi Paulo quem a conseguiu conquistar. Hoje, Joana é casada com Paulo, e mãe de dois filhos, Gonçalo e Patrícia. Joana é professora de português no Colégio, que os filhos frequentam e que já foi o colégio frequentado por ela e pelo marido. Gonçalo foi fruto de uma gravidez precoce e inesperada. E, se Paulo não queria ter o filho, Joana debateu-se por ele. É por isso que Joana e Gonçalo têm uma ligação muito especial. Joana tornou-se muito protetora do filho, especialmente quando se descobriu que ele era surdo. Com a filha mais nova tem uma relação com alguns atritos. Patrícia representa tudo aquilo que Joana deixou por viver. Joana sempre foi uma jovem independente, activa, que lutava pelos seus ideais. Mas com o casamento e com todas as imposições que Paulo começou a fazer, Joana foi abafando a sua identidade e os seus sonhos. Perdeu-se entre os ciúmes do marido, as fraldas dos filhos, a universidade que teimou em fazer. Joana conseguiu formar-se e isso foi uma das suas últimas vitórias pessoais. Não reclama da vida que tem e que escolheu, para o bem e para o mal. Mas, agora que os filhos estão criados, Joana permitiu-se começar a sair de dentro da concha onde viveu aprisionada durante os últimos anos. Joana decidiu viver aquilo que deixou em pausa. Joana quis agarrar a vida fora de tempo e isso valeu-lhe uma paixão avassaladora por um adolescente com a idade do seu filho. E seu aluno. Joana vai ser acusada de assédio sexual e a sua vida vai ficar de pantanas. Mas a professora não está disposta a abrir mão do romance que está a viver e fará de tudo para o manter. Enfrentará a oposição do marido, dos filhos, dos pais do rapaz e da sociedade, em geral. E a acusação de um crime hediondo.

a teia
Rui Santos é Paulo em “A Teia”

Paulo Cardoso (Rui Santos)

Nascido no Porto, no seio de famílias humildes, Paulo sempre foi incentivado a não se deixar pisar, a resolver os problemas com base na força, e não na conversa. Estudou, com bolsa, num dos melhores colégios do Porto. Paulo é chefe de Segurança nos Armazéns Rosa Neto e é casado com Joana, o grande amor da sua vida. Mantém com Gonçalo, o filho mais velho, uma relação conflituosa. Já com Patrícia, o entendimento é melhor. Paulo sempre padeceu do complexo de inferioridade e usava a força, para esconder a sua insegurança e a falta de confiança. Paulo é um homem impulsivo, que ferve em pouca água e que vai rapidamente do oito ao oitenta. É um marido ciumento e controlador, o que foi provocando um grande desgaste no seu casamento. O mundo de Paulo desaba quando descobre que a mulher o traiu com um menor, João Maria, o neto do seu patrão. Mas a vida de Paulo, vai ter outro motivo para tremer. Um segredo do passado, virá assombrar-lhe a vida. Paulo vai fazer de tudo para escapar à vergonha pública de ter sido traído, até mesmo, continuar a viver com a mulher debaixo do mesmo teto. Tudo menos sair a perder, e sobretudo, sair a perder aos olhos dos outros. Mas a mulher e o rapaz estão dispostos a lutar até ao fim pelo seu amor.

a teia
Vítor Hugo é Ricardo em “A Teia”

Ricardo Saavedra (Vítor Hugo)

Filho de um diplomata brasileiro, passou grande parte da sua infância e adolescência entre o Brasil e Portugal, tendo concluído o ensino secundário no Porto onde conheceu Jaime, Paulo, Elvira e Dalila. A sua vida é marcada por um acontecimento trágico ao perder a sua mulher Helena em circunstâncias suspeitas. Desenvolveu uma relação de maior proximidade com Jaime e a sua família, tornando-se mais tarde advogado e braço direito dos Rosa Neto. É um homem aparentemente polido e bem educado, persuasivo e com o dom da palavra. Tem a capacidade de envolver e incutir nos outros uma sensação de confiança, sendo até encantador. No entanto todo este perfil de aparências esconde um homem violento, que não se inibe de exercer poder e força física sobre os que considera mais frágeis, em especial as mulheres. Para além de ser bem sucedido profissionalmente, a sua agenda passa por conquistar mulheres que consiga subjugar e desenvolver relações abusivas levadas ao limite. Ao conhecer Mónica, encontra a vítima perfeita para expressar as suas tendências violentas, dado que ela parece apresentar-se como o tipo de mulher disponível para ser maltratada. Mas será que Mónica é o que parece?

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8