Acordo: RTP e TVI pedem suspensão da sua saída da CAEM

Audiências

A polémica em torno das audiências pode já ter terminado. O Correio da Manhã publica na sua edição de hoje que  RTP e TVI aceitaram a verificação técnica ao sistema de audimetria da GfK a cargo da francesa CESP, com o acompanhamento de uma segunda empresa. Este processo está previsto iniciar-se dentro de 2 semanas e vai custar 100 mil euros.

Contactada pelo CM, a Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM), que tem estado a falar com Rosa Cullell, administradora da Media Capital, e Alberto da Ponte, presidente da RTP, diz estar «tudo bem encaminhado».

O diário informa ainda que RTP e TVI já pediram a suspensão da sua saída da CAEM, solicitada no início de maio, na sequência de uma deliberação da direção da comissão em que rejeitou uma auditoria ao sistema de medição de audiências pedida pelos dois canais.

«O processo está a correr bem e acreditamos que em breve terminará», disse fonte oficial da TVI ao CM. Já da parte da RTP não foi possível obter um comentário.

A escolha da auditora portuguesa, ao que o CM apurou, está refém de orçamentos. De recordar que o avançar deste processo resulta do acordo firmado em Assembleia Geral da CAEM, que implica ainda que RTP e TVI paguem, pelo menos, 25% da dívida que têm para com a GfK. São cerca de 600 mil euros da parte da RTP e aproximadamente 500 mil euros do lado da TVI.