“Amar Depois de Amar”: Resumo dos próximos episódios

“Amar Depois de Amar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 40 (5 a 11 de agosto)

Raquel diz em frente à campa de Marina saber que ela não quis fazer mal a ninguém e todas as mentiras que disse foram em nome do amor. Augusto acrescenta que vai conseguir descobrir quem a matou e vingar a morte dela. Joaquim atende o telefone, onde se vê o nome de Maria das Dores, e diz a Laura que está na PJ com António e Miguel. Mané termina de fazer sexo com Sara, empurrando-a para longe de si, arrependido do que fez. Sara agradada, diz a Mané que está disponível sempre que ele precisar de descontrair. Osório entrega a Miguel o relatório das impressões digitais de Tomás e Miguel fica atónito com o que vê. Augusto recebe chamada de Miguel a dizer-lhe que não foi Tomás quem assassinou Marina.

Nicolau olha inconformado para Aline a negar querer fazer queixa de Ângelo à polícia por a ter alvejado, achando que todos a iam declarar como culpada de se ter envolvido com um rapaz mais jovem que ela e acaba por conceder que Nicolau passe a noite em casa dela. Os Macedo olham incomodados para Júlia a perguntar quando Gabriel se muda lá para casa, com Raquel a dizer-lhe que tudo vai continuar como antes com ele a viver com os Oliveira. Frederico e Alice contam que Matilde mal reagiu a essa novidade por estar muito sedada e olham esperançosos para a mãe a dizer que Gonçalo está prestes a regressar a casa. Regresso ao passado. Gonçalo leva Frederico a casa dos Oliveira e pede a Marina para ver Gabriel, mas ela recusa. Marina admite a Gonçalo estar cheia de saudades de estarem juntos, e sugere combinarem passar uma tarde no Alentejo.

Augusto, muito incomodado por saber que Gonçalo anda a trair Raquel, sugere-lhe fazer uma escapadela romântica com o marido para acicatar o casamento deles. Raquel arruma as suas coisas para passar o fim-de-semana fora com Gonçalo enquanto este toma banho e fica intrigada por Gonçalo não saber se o aquecimento da casa do Algarve está arranjado, quando ele está sempre a ir para lá, decidindo que o melhor é irem dormir para um hotel. Marina contém o seu desagrado por Raquel lhe contar que vai passar um fim-de-semana romântico no Algarve com o marido e antever que se vai divertir muito com ele. Passagem para o presente. Miguel comenta com Laura não perceber como alguém pode gostar de Joaquim, apesar dele ter recebido uma chamada de uma mulher enquanto estava na PJ, e Laura disfarça o seu comprometimento.

Miguel admite a Laura ter pedido outra análise de impressões digitais para descobrir o assassino de Marina, mas não revela à mulher de quem, deixando Laura intrigada. Mané faz menção de sair, dizendo a Augusto não se querer cruzar com Catarina e ele insiste para que ele fique lá a dormir, não querendo saber qual é a opinião de Catarina sobre o assunto. Raquel pede ao Dr. Raimundo que vá ver o quarto de Gonçalo. André chega e sugere a Raquel para que vá trabalhar consigo para a Odisseia agora que Matilde ficou de baixa. O Dr. Raimundo mostra desagradado o preservativo usado que encontrou no quarto de Gonçalo, deixando Raquel atónita. Catarina desaba a chorar quando Mané lhe exige que lhe diga na cara que gosta mais de João do que dele, somente conseguindo dizer-lhe que não o merece. Mané abraça Catarina condoído, acabando por beijarem-se apaixonados.

O Dr. Raimundo diz a Raquel que o regresso a casa de Gonçalo fica adiado devido ao episódio do preservativo, mas Raquel enfrenta-o recordando que Matilde quase conseguiu matar o filho no hospital. Raquel questiona Sara se esteve a fazer sexo no seu quarto com alguém e ela assume que sim, dizendo que foi com Augusto, deixando a irmã em choque. Augusto recrimina furioso Mané por ter tido sexo em casa dos Macedo com Sara, perguntando-lhe como foi capaz de fazer isso na casa daquela família que está cheia de problemas. Atira-lhe o saco para a rua, dizendo-lhe que não quer que ele se aproxime mais de Catarina. Raquel olha entre a irritação e a admiração para Sara a dizer-lhe que disse perante André que tinha feito sexo com Augusto para que ele e Matilde não desconfiem que eles namoram.

Raquel diz no entanto irritada à irmã que ela lhe arranjou mais um problema e para a próxima a expulsa de casa. Regresso ao passado. Marina não consegue conter a sua angústia por ver Gonçalo a ir de fim-de-semana com Raquel, e desaba a chorar. Gonçalo conforta-a, asseverando-lhe que Raquel representa para si a família e é ela quem é o amor da sua vida. Marina fica a ver destroçada o carro de Gonçalo e Raquel a afastar-se. Voltamos ao presente. Augusto diz a Catarina que se zangou com Mané por algo que ele fez mal no trabalho, e Catarina fica espantada por o pai lhe dizer que afinal o melhor é ela esquecer esse rapaz. Miguel conta a Augusto que ordenou que se fizessem novas peritagens e já conseguiu descobrir quem matou Marina. Raquel, André e Frederico observam em silêncio sepulcral Gonçalo deitado na cama em coma de volta a casa. A campainha toca, mas nenhum deles dá conta. Sara, abre a porta a Augusto, e olha-o em choque com o que ele lhe acabou de contar. Augusto segue na direção dos quartos e revela que foi Gonçalo quem matou Marina, e começa a abaná-lo com violência a exigir que acorde.