Anjo Selvagem

Anjo Selvagem

Canal: TVI
País: Portugal
Produção: NBP/Fealmar
Data de Estreia: 2 de setembro de 2011
Último Episódio: 25 de fevereiro de 2003

A História

Mariana nasceu e cresceu num convento. Desde logo revela um jeito de maria-rapaz, como companheira de rua dos miúdos da aldeia onde fica o convento. Mas Mariana tem outra faceta…gosta muito de cantar e dançar, escapando-se pela janela a meio da noite com a sua amiga São, companheira de quarto, para ir às discotecas da zona. Numa dessas saídas, Mariana conhece Pedro, filho de Álvaro e Helena Salgado, donos da Quinta de Nossa Senhora do Carmo…
Essa Quinta já havia sido, em tempos, palco de um amor proibido…

Passou-se quando Álvaro, o único filho do casal Sebastião e Angélica Salgado, se apaixonou pela empregada da casa, Rosália. O resultado foi a gravidez de Rosália, protegida por Angélica e proibida por Sebastião. Face aos problemas financeiros da sua empresa, Salgado associa-se a Vicente Brandão, que prometeu socorrê-lo, na condição de casar a sua filha Helena com Álvaro.

Cobardemente, Álvaro aceita o casamento por conveniência e a Quinta prepara-se para a grande festa. Entretanto, Rosália sabe do motivo da festa pelo irmão e, desesperada, foge da casa, numa noite de tempestade. Acaba por desmaiar em frente a um convento, onde é recolhida com uma grave pneumonia. Na quinta, nunca mais se sabe do seu paradeiro…

Álvaro compra o silêncio do irmão de Rosália, dando-lhe o cargo de mordomo. Anos mais tarde, Álvaro passa a tomar conta dos negócios. Apesar dos filhos Pedro e Marta, o casamento com Helena – que se torna uma alcoólica não assumida -, é um desastre. Álvaro tem um caso com Andreia, a secretária, uma mulher bonita e sofisticada que planeia o “golpe do baú.

Existem ainda dois quartos na quinta. Um ocupado por Angélica, viúva, que passa o tempo fechada, prisioneira do passado, e outro quarto onde vive Francisco, isolado, e preso a uma cadeira de rodas desde que a mãe e a noiva morreram num acidente.

Mas as histórias passadas, que se julgavam enterradas, ressurgem quando Mariana cumpre dezoito anos, tendo que sair do convento e arranjar um emprego. O seu destino passa pela Quinta de Nossa Senhora do Carmo, onde fará amigos mas também alguns inimigos. A seu tempo se saberá porquê.

Final

A história algo cor-de-rosa do bem-amado anjo selvagem Mariana (Paula Neves) tinha de ter um final feliz! Assim, vê-la-emos casada e feliz com o seu Pedro (José Carlos Pereira).

Na última cena, os entusiastas da mais longa telenovela portuguesa assistirão à felicidade do casal de mão dada com a sua filha, Maria, já com quatro anos de idade. O casamento dos personagens principais de “Anjo Selvagem” terá lugar na Capela do Sagrado Coração de Jesus.

À saída da igreja, Mariana pensa na veracidade da existência do seu príncipe encantado, uma pessoa comum, mas que lhe faz acreditar que a vida é mesmo um milagre!

São e Carlos procuram casa de sonho. São (Teresa Tavares) e Carlos (Alexandre Ferreira) também terminam unidos, como seria de prever. Sempre à procura da casa dos seus sonhos para viverem, os dois pombinhos acabam a narrativa fascinados, frente a uma bela obra arquitectónica… a Assembleia da República! Andreia, a má da fita, ainda sem destino certo.

Após ter concebido várias intrigas nas Construções Salgado, muitas das quais em parceria com Marcelo, e de ter sido amante de Álvaro e do filho deste, Pedro, a secretária Andreia (Vera Alves) é despromovida da empresa, passando a empregada doméstica na casa da família Salgado.

O destino final desta má-da-fita ainda é mantido em segredo. Mariana e Pedro casam e têm uma menina. Finalmente, Mariana e Pedro casam-se e, qual conto de fadas, vivem felizes para sempre. E terão uma filha do tipo trinca-espinhas, igualzinha à mãe.

Luciano vai viver para o Pólo Sul. Quem é que quer ser mordomo toda a vida? Luciano (Manuel Cavaco) não, com certeza. O homem que punha em ordem o dia-a-dia da casa Salgado farta-se dessa vida e, assim que Mariana se casa, decide partir para bem longe, para junto dos pinguins no Pólo Sul.

Marta e Zeca são pais e rumam ao Alentejo. Tal como o irmão Pedro, também Marta (Sara Moniz) acaba num mar-de-rosas, que é como quem diz, nos braços da pessoa que ama. O seu ex-motorista e agora marido, o castiço Zeca (Pedro Giestas) da pronúncia vincada, convence-a a ir para um coro alentejano, na província das suas origens. O casal terá um filho.

Helena volta para o marido. Helena (Manuela Carona), ex-mulher de Álvaro, mãe de Pedro e de Marta, regressa no último episódio para junto do marido. Depois de tantos percalços, acaba por se curar e ir para onde se sente realmente feliz.