Personagens

Personagens

Mariana (Paula Neves)

É uma rapariga encantadora. Jovem. Cheia de vida. Gera tanto situações emotivas como disparates tremendos. Vive a vida com intensidade. É órfã e, quando começa a história, vive num convento onde foi criada pelas irmãs da congregação.

Mariana é “especialista” em tudo… e não percebe de nada. O seu desejo de ser útil e a sua visão optimista da vida levam-na a querer ajudar toda a gente. Isto, por vezes uma virtude que lhe granjeia afectos e agradecimento, é outras vezes um defeito que a leva a protagonizar os mais incríveis disparates. É leal nos seus sentimentos e tem uma posição peculiar face ao sexo. Parece liberal e sem preconceitos, mas no fundo é o contrário.

As irmãs do convento não conseguiram fazer dela uma menina educada. No fundo, Mariana serve-se dessa imagem para afastar os homens, muitas vezes atraídos pela sua beleza. Os homens lembram-lhe o pai, que nunca conheceu, mas que sabe ter abandonado a mãe. Impulsiva e rebelde, mas afectuosa e com um grande coração. Venera a imagem da mãe, que nunca conheceu e de quem tem apenas uma medalha. E odeia o pai.

Pedro Salgado (José Carlos Pereira)

Para toda a gente, é o primeiro filho do casamento de Álvaro e Helena. Mas na realidade é apenas filho dela. Pedro tem 23 anos. Helena teve o filho em solteira e Álvaro, mediante um acordo entre famílias, aceitou reconhecê-lo como pai.

Pedro faz sucesso entre as mulheres. O clássico “arrasa-corações”. Foge de qualquer relação que possa trazer-lhe um compromisso. A mãe tenta conduzir a sua vida, o que origina permanentes discussões e confrontos.

Ele vê as relações amorosas à imagem do fracasso que foi o casamento dos pais. Frequenta a Faculdade de Economia, mas o curso prolonga-se interminavelmente. Pedro arrasa todos os corações, até que se encontra com Mariana. Ela não cai aos seus pés, como as outras mulheres.

Francisco Brandão (António Pedro Cerdeira)

É filho de Marcelo. Tem 25 anos. Estava noivo e apaixonado, mas a sua noiva morreu no mesmo acidente que vitimou a sua mãe. O pai conduzia o automóvel.

Nunca mais perdoou a Marcelo. No acidente, Francisco sofreu uma lesão na coluna, que todos julgam tê-lo deixado preso para sempre a uma cadeira de rodas.

Quando conhece Mariana, ela causa-lhe uma profunda impressão. É muito parecida com a noiva que morreu. Francisco é artista plástico.

Pages: 1 2 3 4 5