[Antevisão] Top Secret – A Crítica: A análise semanal do “Secret Story 5″


TopSecret-pequeno

‘Top Secret – A Crónica’: A análise semanal do “Secret Story 5″

Falta menos de uma semana para começar a quinta edição da Casa dos Segredos e, como de costume, o Zapping vai acompanhar tudo. Semana após semana, os nossos Cronistas vão comentar e opinar os acontecimentos mais importantes da casa mais vigiada do país!

Esta semana começamos por saber o que esperam os cronistas da nova edição do Secret Story.

Entre connosco nesta aventura porque… Entre nós, não há segredos!

Comente sobre Top Secret aqui | Comente sobre o Secret Story 5 aqui


Pedro Cunha

Bem, chega Setembro e começo logo a pensar nos belos Domingos que vou passar, entre os estudos e projetos da faculdade e as Galas do Secret Story! Não tenho problemas em admitir que sou completamente viciado nisto, para mim, o melhor programa de sempre alguma vez criado. A quinta edição da Casa dos Segredos está aí e gostava que surgisse, numa das santas cabecinhas dos elementos de produção, a ideia da existência de um ‘falso concorrente’! Esse concorrente seria o braço direito da produção responsável por endrominar tudo e todos lá dentro, provocando situações de conflito, de preferência.
Gostava também que mantivessem a Oliveira e que, junto a Oliveira, nunca pudessem estar mais que uma pessoa, para que a usassem para situações em que, quando A e B estiverem a falar mal de C no quarto rosa, e estando C ao pé da Oliveira, a Oliveira diz ‘Ontem foste muito falado no quarto rosa, toma atenção, criticaram-te muito’ com aqueles sons e transformações de voz e, claro, sem nunca referir nomes.
Resumindo, estou super ansioso que isto comece. Apesar de passar as edições anteriores a criticar a má intervenção da produção, não resisto a viver tudo isto como se fosse também um concorrente.

Temas da semana:
– Canal 24h na MEO, NOS e Vodafone: Não vejo porque não, mas também não vejo porque sim. Se alargaram o canal a um maior número de público não é para estarem constantemente com cortes a toda a hora. Claro que há situações que o exigem, mas há outras que não, até porque depois quem vê isso vai querer ver o diário porque na maioria dos casos, nomeadamente discussões, existem situações paralelas relacionadas com a mesma, em outros locais, que interessam ver.

– Teresa Guilherme garante que SS5 terá menos polémica: Para mim está mal explicado! Eles sabem que, para terem sucesso, precisam de pessoas que dêem boom. E quem dá boom dá polémica. Acho que ela apenas disse isso devido à média de idades dos concorrentes não ser tão precoce como as edições anteriores, mas não significa que não haja polémica. Temos o exemplo do Aníbal e da Rute, que eram concorrentes de 30 e tal anos, e geraram bastantes discussões.

– Concorrentes do SS4 afastados do painel de comentadores: Estou completamente de acordo. Não há um que se safe a nível de poder de argumentação, capacidade de expressão. Acho que nenhum deles tem estaleca para, num directo, expressar a sua opinião com fundamento. A Sofia não sabe falar, enerva-se toda; a Joana é muito show-off e barraqueira para um extra; a Bernardina não é preciso falar; Ruben Nave idem; Rute e Juliana era do socorro… Os únicos que vejo lá na bancada, a comentar desta ultima edição, são a Erica e o Diogo.


Margarida Costa

Sim, confesso que estou um pouco… Muito ansiosa por esta Casa dos Segredos 5. Principalmente porque, depois da última edição e acreditando no que se diz, esta edição pode levantar o nome do programa! Assim espero. Há muito tempo que se pedem concorrentes mais velhos, com inteligência e sabedoria para saberem jogar o jogo dos segredos. Alguém como a Andreia e o Ivo (SS1) ou Daniela S. (SS2). Eram jogadores natos, inteligentes, que pensavam em coisas para além das pranchas de cabelo e da maquilhagem. Sim, o programa vive de barraca e polémica, mas também vive de jogo e o jogo foi completamente esquecido na última edição. Não me importo que haja casais, afinal é sempre bom um conto de fadas, ainda que sejam umas fadas muito reles. Também não me importo que volte o Cúmplice da Voz, desde que, desta vez, seja bem utilizado: muitos esquemas, muito jogo, muita falsidade. Afinal devia ser para isso que o Cúmplices serve, não só para roubar cigarros.
Uma coisa que acho essencial, é uma boa mudança na casa. Percebo que seja difícil, mas aquela casa já foi de muitas formas diferentes… Até já serviu para cenário do Inspector Max! Nem era preciso investir nada por aí além. Acho que já ficava feliz se trocassem a sala com a cozinha e aproveitassem o jardim de uma forma mais inteligente, criando espaços interessantes. Parece que vão haver salas novas… Mas se for como a Sala da Verdade, da edição passada, mais vale estarem quietos. É que não serviu para nada…
Mas pronto, não se pode ter tudo! E se tivermos mesmo um grupo menos brega, eu já fico feliz!

Temas da semana:
– Canal 24h na MEO, NOS e Vodafone: Acho bem. De qualquer forma, havia sempre forma de combater essa falta. Assim ninguém fica de fora e todos têm a oportunidade de ver o mesmo e de avaliar pelas mesmas imagens. Ou seja, sempre se notou uma grande diferença de opinião entre quem segue o canal 24h e quem apenas segue os resumos na TVI. Agora todos têm a mesma oportunidade!

– Teresa Guilherme garante que SS5 terá menos polémica: Gosto! Gosto muito. Acho que é disse mesmo que precisamos. Depois de uma edição a bater mais baixo que o núcleo interno da Terra, espero sinceramente que este elenco preze pela inteligência e capacidade de jogo.

– Concorrentes do SS4 afastados do painel de comentadores: Acho tão bem! Afinal, qual deles teria capacidade para uma hora de comentários com pés e cabeça? Estive a pensar e cheguei a uma conclusão: nenhum!


Telma Cristina

Depois de uma edição tão fraca, este ano a minhas expectativas são baixas, acho que depois do que fizeram o ano passado é difícil piorarem. Quero que as coisas melhorem e muito, quero uma edição que seja mais parecida à francesa. Este ano espero que se apliquem e de uma forma afincada. É preciso melhorar tanta coisa.
Para isso acontecer espero que apostem em concorrentes que queiram jogar e não em casais, ex-casais e projectos de casais. Quero pessoas com olho para o jogo, que sejam estrategas e de preferência que não sejam muito previsíveis.
A produção precisa de ser urgentemente melhorada, para que não estejam sempre parados e não deixem os concorrentes dormirem o dia todo. Inspirem-se, façam várias missões que mexam com o jogo. Até se podem inspirar no Big Brother Brasil e fazer missões para ganharem imunidade: quem ganhar uma missão especial, tem um poder de eliminar um concorrente e depois todos os outros fazem uma missão de resistência. Há tanto por onde pegar, não se baseiem no telefone, em que escolhem quem ganha o quê.
E porque o programa vive de segredos, que arranjem segredos um pouco mais coerentes, que realmente cumpram o que disseram na apresentação à imprensa e que tenham segredos bombásticos. Era muito bom terem uma mãe muito protectora e um filho, um casal homossexual, um milionário, um “famoso” (um jovem que tivesse participado numa novela e que há muito tempo não apareça e com uma mudança de visual), um hermafrodita. E porque não voltarem a apostarem no segredo da casa? Podia ser interessante.

Temas da semana:
– Canal 24h na MEO, NOS e Vodafone: É bom o canal estar presente nas principais operadoras, se já tinha sucesso na MEO agora vai melhorar. Mas isto é um pau de dois bicos, mais pessoas a ver e a colocar coisas que a produção não quer online também significa mais tempo de canal indisponível.

– Teresa Guilherme garante que SS5 terá menos polémica: Não acredito que o programa terá menos polémica. Um programa como este vive de polémicas, com ou sem ajuda da produção. Mas se isso significa que esta edição é virada para o jogo é uma boa notícia.

– Concorrentes do SS4 afastados do painel de comentadores: Uma óptima decisão, nenhum concorrente sabe construir uma frase correctamente para conseguir comentar. Deviam era apostar novamente na Ana Isabel e no Ivo para comentar, fizeram uma óptima dupla.


Nuno Costa

Eu sempre fui contra uma 5ª edição da Casa dos Segredos, mas agora confesso que estou ansioso. Se calhar até demais, pois estou com as expectativas em alta para uma Casa renovada a nível de conteúdos. O que pode ser mau, porque “quanto mais se sobe, maior é a queda”, mas pronto.
A nível de concorrentes, espero concorrentes com frontalidade e com menos silicone e músculos, concorrentes inteligentes, que não estão lá só para aquecer o sofá ou para serem os “favoritos” da dona Teresinha. Quero concorrentes que estejam lá para contribuir para o jogo. Mas, acima de tudo, espero muito barraco e polémica, até porque isto é um reality-show.
Gostaria de ver, na Casa, concorrentes com o segredo “tenho a minha namorada, a minha ex e a minha amante na casa”, ia ser o barraco total! Espero que tenham um segredo como o impressionante “mudei de sexo” do Lourenço do SS4. E um outro que esteja relacionado com um ex-famoso, que está completamente irreconhecível. Quero sobretudo segredos surpreendentes e que não sejam de todo básicos.
Resumindo, espero acima de tudo que esta edição do SS me prenda ao ecrã, com muita emoção e, principalmente, muito barraco. Mas também muito jogo, obviamente, e espero concorrentes inteligentes e de boa qualidade, que não estejam lá só para mostrar os músculos ou o silicone.

Temas da semana:
– Canal 24h na MEO, NOS e Vodafone: Finalmente vou poder ter o canal do SS. Sagrada sejas, minha querida NOS! Ainda bem que assim será, pode ser que assim introduzam mais dinâmica nas imagens do Diário da Trade, do Diário da Noite e do Extra. E assim podem escolher as melhores imagens, dando menos protagonismo ao pseudos-casalinhos, mas sim ao jogo.

– Teresa Guilherme garante que SS5 terá menos polémica: Gosto! Mas espero sempre que haja alguma polémica, até porque, como referi acima, isto é um realit-show e um reality vive de polémica. Pode ser que assim com menos polémica, venhamos a ter concorrentes mais virados para o jogo.

– Concorrentes do SS4 afastados do painel de comentadores: Ainda bem! Acho que podem arranjar melhores comentadores do que aqueles pseudos-famosos dos ex-concorrentes que contratam para comentar, se ainda fossem concorrentes natos e bons jogadores, mas só contratam Sofridas e Danielas Pês para comentarem. Se ainda fossem do tipo Andreia ou Ivo, mas não…

Comente sobre Top Secret aqui | Comente sobre o Secret Story 5 aqui

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close