Ao Sol, Pedro Coelho fala de ‘A Fraude’

‘A Fraude’, uma “Grande Reportagem SIC”, foi exibida em 4 capítulos dentro do “Jornal da Noite”. Com promoção massiva, a reportagem com a assinatura de Pedro Coelho alcançou bons números de audiência e mostrou os meandros dos negócios à volta do BPN (Banco Português de Negócios).

A ideia surgiu, como conta o jornalista ao jornal Sol, «Após ter feito uma reportagem, no ano passado, sobre o percurso dos ministros e secretários de Estado depois de saírem dos governos, quis provar que em Portugal era possível fazer jornalismo de investigação na televisão».

Através dessa primeira reportagem «surgiu uma pista relacionada com o Banco Português de Negócios (BPN), num ângulo específico: o de saber como era possível encontrar o dinheiro desaparecido. Entretanto, entro em contacto com uma empresa holandesa, de um antigo investigador da polícia, que se dedica a encontrar o rasto de dinheiros escondidos. Esse tipo trabalha também em Espanha e na Irlanda», contou.

O facto de «as autoridades portuguesas desconhecerem» grande parte dos factos levou Pedro Coelho a avançar. O responsável pela reportagem refere: «Comecei a documentar-me sobre o BPN e a ler os milhares de artigos que saíram. E depois comecei a juntar as pontas. Percebi que nenhum dos implicados queria falar, mas ao mesmo tempo havia imensa informação que tinha sido produzida nas comissões parlamentares de inquérito, na de 2009 e na de 2012».

Ainda ao Sol, Pedro Coelho refere que o que o surpreendeu mais foi «a forma amadora como tudo foi feito. E os acionistas comeram isto e o sistema bancário fechou os olhos».

O jornalista conta ainda que ‘A Fraude’ se inspirou em “Inside Job”, documentário sobre a falência do sistema financeiro mundial pois «também conta uma história em capítulos, com uma montagem com um ritmo semelhante».

Esta “Grande Reportagem SIC” demorou quase meio ano a ser feita, entre avanços e recuos, descobertas e confirmações. Foram «cinco meses, durante os quais fizemos esta reportagem de 100 minutos, mais uma peça de 16 minutos que passou em dezembro no “Jornal da Noite” e que foi alimentada a partir deste trabalho. Normalmente as peças da Grande Reportagem duram dois meses, da produção à emissão. Esta foi, de facto, um esforço extraordinário», termina.

‘A Fraude’ em audiência:

Capítulo I – A Linha do Tempo

16.4 de rating e 32.5% de share (1,552.700 espectadores)

Capítulo II – Anatomia de Um Golpe

13.5 de rating e 24.8% de share (1,279.400 espectadores)

Capítulo III – No Rasto do Dinheiro

16.1de rating e 31.5% de share (1,524.900 espectadores)

Capítulo IV – A Caixa Negra

14.7de rating e 30.2% de share (1,395.100 espectadores)