“As Idades da Inocência” é a nova experiência social da RTP1

as idades da inocência
“As Idades da Inocência”

“As Idades da Inocência” é a nova aposta da RTP1. A experiência social estreia pore altura do natal e vai ter 5 episódios para já.

Adaptado de um original inglês, o programa vai ser apresentado por Catarina Furtado. A comunicadora considera este «um presente» da estação.

É um projeto «que cai como uma luva no serviço público da RTP, porque aquilo que se pretende – e que aconteceu noutros países – é que ele salte do ecrã venha para a sociedade e que tenha como missão inspirar politicamente para que Portugal possa, depois, acionar estas medidas», defendeu a apresentadora à TV7 Dias.

“As Idades da Inocência” vai mostrar nove idosos entre 74 e 90 anos e dez crianças de quatro e cinco anos a conviverem diariamente durante cinco semanas.

O objetivo do programa é claro: «diminuir o isolamento e a solidão dos mais velhos», aponta Catarina Furtado. A artista diz que «Portugal é um país envelhecido, tem muita gente muito isolada, muito vulnerável, muito sozinha, muito deprimida. Este projeto, para mim, foi muito mais do que ser uma apresentadora de televisão».

«Fiquei muito feliz quando a RTP, juntamente com a Fremantle Portugal, decidiu que o programa devia ter um pivô, alguém que fosse uma espécie de veículo de comunicação», disse ainda na apresentação das novidades da estação para os próximos tempos.

As gravações já terminaram e o resultado final agradou. «Os técnicos de saúde avaliaram, quer cognitivamente quer fisicamente, os idosos antes de as atividades acontecerem e, depois, avaliaram os idosos no final das cinco semanas. Aquilo que se verificou é que o impacto na saúde foi grande e os níveis de depressão dos idosos diminuíram. Foi muito positivo. Os idosos começaram a querer viver outra vez. Muitos deles estavam em situação muito crítica», recorda a anfitriã de “As Idades da Inocência” à revista da Impala.

José Fragoso, diretor de programas da RTP, também é perentório: «Grandes momentos de televisão nos quais a ternura está permanentemente presente».

A transmissão de “As Idades da Inocência” está marcada para as noites de 23, 26, 27 e 30 de dezembro e 1 de janeiro.