Assunto (quase) encerrado: RTP e TVI pagam mais de 300 mil euros à GfK

Audiências

A RTP e a TVI saldaram a dívida com a medidora de audiências e a Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) já mandou avançar a auditoria excecional à GfK, anuncia o Correio da Manhã.

Segundo apurou o diário, as duas televisões já pagaram a dívida que tinham para com a empresa que mede as audiências em Portugal e que rondava os 150 mil euros cada.

«Não há qualquer objeção à verificação técnica. Julgo que o processo está a atingir a sua maturidade», disse a propósito do momento António Salvador, presidente da GfK ao CM.

Esta auditoria à empresa medidora está pedida há meses e vai ter a sua elaboração a cargo da francesa CESP, com o acompanhamento da Ernst & Young.

Este procedimento vai custar à RTP e à TVI cerca de 70 mil euros, que se juntam aos 300 mil já pagos pelas duas estações.

A estação pública e o canal de Queluz pediram a suspensão da sua saída da CAEM, solicitada no passado mês de maio, na sequência de uma deliberação da direção da comissão que rejeitou a auditoria ao sistema de audiências pedida pelos dois canais. A polémica está, assim, perto do fim e ambas as estações já regressaram ao organismo.

A verificação técnica ao sistema de audimetria da GfK vai avançar na próxima semana e deverá estar concluída no próximo mês de dezembro, informa ainda o CM.