“Até Amanhã Camaradas”: Minissérie da SIC vai dar origem a um filme

filme
“Até Amanhã Camaradas” chega em novembro aos cinemas

A minissérie “Até Amanhã Camaradas”, exibida na SIC exibida em 2005 vai chegar ao grande ecrã com a transmissão, em formato filme, em várias salas de cinema nacionais.

A película é da responsabilidade de Tino Navarro, com realização de Joaquim Leitão. Paulo Pires interpreta Ramos, o principal papel.

As seis horas da minissérie foram, na altura, transmitidas na SIC divididas em seis episódios. Este material deu origem ao filme, cuja duração caiu para metade: 3 horas.

No elenco estão mais de 130 atores, entre eles Leonor Seixas, Juana Pereira da Silva, Rui Morrison, Vera Alves, Marco D’Almeida, António Capelo, Gonçado Waddington, Carla Chambel, António Melo, Adriano Luz e São José Correia.

“Até Amanhã Camaradas” segue a existência do Partido Comunista Português (PCP) nos tempos da clandestinidade nos anos 1950 e 1960, abordando as lutas populares e a resistência ao regime de Salazar.

A antestreia do filme está marcada para o dia 5 de novembro no salão nobre da Assembleia da República, mas a estreia só acontece no dia 7 de novembro, três dias antes de se cumprir o centenário do nascimento do histórico secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal, que morreu em 2005.

Recorde-se que Álvaro Cunhal é o autor do livro que deu origem à minissérie e, agora, ao filme. O líder histórico dos comunistas fê-lo sob o pseudónimo de Manuel Tiago.