“Bem-vindo a Beirais”: Resumo de 11 a 18 de maio

“Bem-vindo a Beirais”: Resumo de 11 a 18 de maio

A RTP já disponibilizou o resumo de “Bem-vindo a Beirais” da semana de 11 a 18 de maio

Episódio de 11 de maio: “Cuidadinho com as leituras”

Nazaré mostra a Patrícia um panfleto de Leonel para tentar convencer os beiralenses para se mudarem para a aldeia da Torre. Na sociedade recreativa, o grupo comenta a estratégia de Leonel e Joaquim mostra-se impressionado com os mil euros oferecidos para quem se mudar para a Torre. Vítor é censurado por parecer compreensivo. Todos acreditam que os beiralenses não se vão deixar aliciar. Moisés garante que Patrícia vai fazer alguma coisa. As três amigas, Clara, Rita e Susana, reúnem-se em torno de uma caixa que Rita encontrou e fazem o balanço do que mudou nas suas vidas desde que se conheceram. Todas se congratulam com a amizade que continua a uni-las. Nazaré desabafa com Hortense a revolta que sente de Leonel.

Patrícia chega e ambas lhe sugerem criar uma biblioteca na Junta onde os habitantes possam contribuir com livros que tenham em casa e que já não queiram e que as pessoas possam requisitá- los por um valor baixo. Nazaré explica que esse dinheiro pode ficar para a Junta. Patrícia fica muito contente com a ideia. Joaquim negoceia o dinheiro com Leonel a troco da mudança para Torre. Não consegue levar a melhor e despede-se sem se aperceber que Leonel gravou a conversa de ambos. Padre Justino e Patrícia são interrompidos pela entrada de Nazaré e Olga que insiste em vigiar os livros doados.

Na agência funerária, Joaquim desespera sem saber como se libertar da chantagem de Leonel. Joaquim tenta intimidar Leonel, mas ele diverte-se com a situação que se reverte a seu favor. Leonel retira-se arrogante e ameaçador, deixando Joaquim aflito e à beira das lágrimas. Patrícia pede ajuda a Padre Justino. Explica que Olga pode retardar a biblioteca e dada a urgência da iniciativa, suplica-lhe que vistorie os livros com ela. Alice Vieira surge respondendo ao apelo de Padre Justino e vem a Beirais oferecer o seu novo livro de poesia. Mais tarde, Padre Justino supervisiona a vistoria de Olga aos livros.

Patrícia acaba por expulsar Olga pelo modo como esta trata a escritora. Olga acha que o livro de poesia de Alice Vieira não se justifica estar na biblioteca de Beirais. Olga acha que a poesia tem de rimar. Alice não concorda com a opinião de Olga, mas mais tarde, Alice Vieira entrega um bilhete a padre Justino para dar a Olga. Olga fica satisfeita pois o bilhete tem um poema que rima. Marina chama Moisés porque Joaquim bebe para esquecer. Diogo também se aproxima. Conseguem que Joaquim confesse que está a ser vítima de Leonel e resolvem ajudá-lo. Padre Justino desculpa-se com Alice Vieira e agradece toda a ajuda dela. Joaquim enrola, mas acaba por ganhar coragem e comunicar a Leonel que não se mudará para a Torre.

Leonel persegue Joaquim com ameaças. É apanhado de surpresa pela intervenção de Diogo e Moisés. Fica pasmado ao perceber que caiu numa armadilha e Diogo explica que um microfone esteve ligado à emissão da rádio de Beirais e que serviu para os beiralenses ouvirem as ameaças que fez a Joaquim e perceberem do que Leonel é capaz de fazer.

Pages: 1 2 3 4 5