“Big Brother VIP” – Crónica VIP [10ª Edição]

"Big Brother VIP"
O espaço de opinião sobre o “Big Brother VIP”

O fim do Big Brother Vip aproxima-se e os concorrentes começam a dar sinais de cansaço. Na semana em que Francisco Macau desistiu e Cátia Palhinha foi expulsa pelos votos do público, Leandro junta-se às habituais comentadoras, Sandra Rodrigues e Margarida Costa, para mais uma Crónica Vip.

Margarida Costa

Eu ainda nem acredito que o Calhau (aka Francisco Macau) desistiu. Era o concorrente que tinha a presença na final mais que certa, era acarinhado pelo público e um excelente candidato à vitória. Mas o cansaço e a Fanny falaram mais alto. Sim, não me venham com tretas porque eu continuo a achar que a Fanny foi uma das razões para a desistência. Não foi a única, mas contribuiu bastante. O Francisco já falava em desistir desde a primeira semana, porque é que só agora o fez? A Raquel disse mal dele, foi gozado e humilhado por comer muito, por fazer pouco e por só se importar com o exercício. Houve semanas em que, segundo o próprio, passou fome (no sentido em que tinha de se conter para não comer o pouco que havia)… Porquê só agora, se teve já inúmeras razões e motivos? O Francisco já tinha ficado de pé atrás com aquela piada estúpida da Teresa Guilherme, quando ela lhe disse que ele já não tinha namorada. A situação começou a descambar aí. Ele afastou-se da princesinha da Teresa, ela caiu-lhe em cima e atacou como sempre faz para dar nas vistas. O limite chegou e o Francisco saiu.

Tenho de confessar que adorei a azia da Teresa Guilherme perante o gráfico da Cátia. Para mim aquela votação já veio com uma semana de atraso, mas antes tarde que nunca. E que a próxima seja a Fanny Filipa! E não me venham dizer que, com a entrada delas, o programa subiu de audiências porque de certeza que elas não são o único factor, talvez o fim do Vale Tudo e o facto de o Splash não ser assim tão interessante tenha tido uma quota-parte nessa subida de audiência! Não sei, digo eu! A verdade é que, onde quer que eu leia, há sempre 90% de pessoas a dizer que não gosta nem da Cátia nem da Fanny e que as quer de lá para fora.

E continuando na onda dos protegidos… Pergunto porque o Tino foi Capitão outra vez? Lembro que ele foi capitão há duas semanas e que há lá dentro pessoas que estão no jogo há mais tempo e foram uma única vez Capitães, e já foi há muito tempo! Era mais que óbvio que as nomeações iriam maioritariamente para ele. Assim, se não houver outra chave perdida para a Fanny encontrar, será esta a nomeada. Espero eu!
E eu sei que, por exemplo, o Flávio já foi várias vezes Capitão e que isso sim, é ser protegido… Dizem as más línguas. Na primeira vez que foi Capitão, acredito que se tenha livrado de ir a nomeações, mas na última vez não seria nomeado mesmo que estivesse livre.

Quero ainda deixar uma palavrinha rápida sobre alguns acontecimentos.
Nomeação automática do Pedro: chei justo, afinal de contas as regras são para cumprir. Só tenho pena que a sanção só se aplique a um.
Avião para a Sara: espero que a Sara tenha aberto realmente os olhos. Ela é uma boa pessoa, mas apesar dos 27 anos, é bastante influenciável. No entanto acho que o avião devia dizer “Sara abre os olhos. Afasta-te da Fanny”. Mas pronto, já não foi mau de todo.
Divisão das casas: acho que entrámos numa fase, com 8 concorrentes, em que já não se justifica haver separação de casas. Podiam ficar todos juntos e, como castigo ou algo assim, teres de passar algumas horas ou uma noite no Barracão.

Para acabar, quero referir que a Gala de Domingo foi das piores e mais aborrecida de sempre. O grande problema desta produção é que, quando tem uma ideia luminosa, gasta-a até à exaustão. Teve piada o primeiro ignorar o óbvio, teve piada o segundo, ao terceiro, quarto, quinto… Já começa a perder o interesse e a ser mais do mesmo. Não me refiro à entrada da mãe do Kapinha, que foi um bom momento, mas sim à constante e desnecessária entrada e saída de famosos aos Domingos. Podem começar a inventar outras coisas, porque sempre o mesmo perde a piada e o bom destes programas é a novidade. O que também era dispensável era, mais uma vez, os minutos dedicados ao Sr. Fernando. Acho que todos os pais têm algo a dizer em defesa dos filhos, mas a boa educação não os permite fazer destas figuras tristes. E ainda bem.

Top+
* Expulsão da Cátia
* Azia da Teresa Guilherme
* (vou trocar este ponto positivo por um negativo)

Top-
* Desistência do Francisco
* Gala de Domingo
* Tino Capitão
* Tempo de antena do Sr. Fernando.

Nomeações: Fanny e Mafalda.


Sandra Rodrigues

Esta gala achei mais fraca que as anteriores. A parte da Fátima Lopes com o Manuel Melo não achei nada do outro mundo, tirando o facto da Fátima ir vestida de noiva, algo diferente. Quanto ao momento da mãe do Kapinha entrar na casa misturada com russos não gostei. Acho que foi um momento muito baixo por parte da produção e não gostei mesmo da forma como foi feito. Acho que não devia valer tudo para se terem bons resultados. A somar a esse momento menos bom, veio a conversa telefónica com o pai da Fanny e a novela sobre a desistência do Francisco. Continuo sem perceber porque é que continuam a dar tempo de antena a esse senhor. Ao contrário do que a Teresa Guilherme possa crer, não estamos na Casa dos Segredos. Felizmente fechou com chave de ouro e a Cátia foi expulsa, não havendo desta vez margem para manipulações. Já a postura da Teresa Guilherme foi pouco profissional. Mas também, quem é que não sabe que “Teresa Guilherme” e “Imparcialidade” são antónimos?

Quanto a concorrentes, espero que a próxima a abandonar o barco seja a Fanny. Não faz nada na casa e teve uma forte influência na desistência do Francisco. Ele era dos meus favoritos, e a pessoa com melhor conduta e educação dentro daquela casa. A Fanny é desconhece o que é educação e a discussão que teve com ele foi ridícula. Continuo a gostar da Kelly e adorei o vídeo que passaram do irmão dela, foi um momento muito emotivo. Felizmente já ando a gostar mais da prestação do Flávio e da Sara, contudo não gosto de a ver próxima da Fanny. Esta semana fiquei um pouco desiludida com o Pedro. Ele ficou visivelmente triste por ter sido nomeado automaticamente e em vez de aprender, continua com comportamentos menos correctos. Queimar um cobertor? Percebo que esteja chateado por o Tino ter sido novamente capitão em tão pouco tempo e por estar longe da Kelly há várias semanas mas isto também não é comportamento que se tenha, ainda mais depois de já ter sido penalizado.

Por falar em capitães: Tino protegido, ao menos que sirva para expulsar já a Fanny e que para a semana seja ele nomeado! Contudo, preferia o Kapinha como capitão, apesar de não gostar dele como concorrente, tem ido consecutivamente a nomeações e merecia descanso. Quanto à Sara, gostei da escolha e espero que ela entenda a mensagem do avião que passou, precisa mesmo de acordar.

Top+
* Saída da Cátia
* Sara capitã
* Vídeo do irmão da Kelly

Top-
* Pai da Fanny
* Pedro
* Desistência do Francisco

Nomeações: Fanny e Mafalda


Leandro

Concorda com a expulsão da Cátia?
Sim, sem dúvida. Ela não andava a acrescentar nada à casa, era das que tinha mais regalias lá dentro, como por exemplo o facto de ter permanecido semanas dentro da casa como convidada, além de que o seu boneco de menina ignorante já está mais do que gasto. Só tive pena de não ter saído por uma percentagem maior.

Acha que a Fanny é a verdadeira culpada pela desistência do Francisco Macau?
É difícil saber, mas acho que sim, pelo menos é uma das razões principais. Ele tinha amigos lá dentro, parecia estar estabilizado emocionalmente, portanto não vejo outras razões plausíveis. Não me parece que iria sair da casa por estar mais magro ou por ter competições de culturismo.

Já tem algum candidato à vitória?
Não. Ao contrário dos outros reality-shows a que assisti, neste não há ninguém que se sobressaia na minha opinião, pois acontecem tantas reviravoltas que as minhas ideias sobre os concorrentes estão sempre em constante mudança.

O que acrescentaria ao jogo para este ficar mais competitivo?
Acrescentaria mais provas e melhores, se possível, de forma à casa não cair na rotina e ficar sem interesse para aqueles que assistem em directo. Também modificava a “prova da despensa”, de forma a que pudesse ter mais dinamismo e interesse como era na Casa dos Segredos.

Se pudesse nomear, quais os dois concorrentes que nomearia (entre casas):
Flávio e Fanny.  Isto porque o Tino está imune.