“Big Brother VIP” – Crónica VIP [4ª Edição]

Quando nós pedimos novidades eles dão-nos, só resta saber é se são boas ou más. Esta semana o convidado especial é o Ricardo!

Margarida Costa

Tenho tanta coisa para dizer que não sei por onde começar. Vamos pelo princípio… A semana começou com a mega discussão nos D’Envenenar. Já dizia a minha avó: «zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades». Assim foi… O Zézé não aguentou ser nomeado e foi aos píncaros, aguentou uma semana para não dar barraca cá para fora e acabou por explodir na segunda-feira. Tudo se soube, o pacto, o romance inventado, as combinações das nomeações, nada faltou saber e harmonia do grupo caiu bastante. Ainda na temática Camarinha, esta semana o senhor esteve um pouco incontrolável por causa do Flávio. Não cheguei a perceber a razão daquela embirração toda, mas parece que já passou.

Esta semana foi uma semana de trocas. Acho que, se por um lado desestabiliza imenso o grupo, por outro impede que se criem estratégias definidas e frequentes. Esta semana, para variar, os nomeados estiveram no Barracão. Eu achei interessante esta mudança, não cria hábitos e mostra que tudo pode acontecer. A mudança das Capitãs é que me pareceu um pouco forçada. Acho que o “Big Brother” achou melhor juntar o casalinho Raquel e Edmundo. O ponto positivo é que ao menos a Marta e a Sara ficaram juntas. Já não podia ver a Sara naquela tristeza, tão deslocada do grupo.

Posso lançar os foguetes? Finalmente o Joka saiu! Confesso que achei que nunca fosse nomeado. Mas o “Big Brother” trocou-lhe as voltas. Toda aquela estratégia dos cigarros para nomear o Zezé foi pelo cano. Vê-se mesmo que eles são uns meninos em reality show, estes planos saem sempre ao lado e, por norma, acabam sempre contra quem os planeou.

Ainda sobre o Joka… Infelizmente parece que ele conseguiu o que tanto queria: afastar o Pedro e a Kelly. Não o culpo a 100%, mas ele teve uma quota-parte de culpa.

Quanto aos outros casais, agora parece que querem juntar a Liliana e o Francisco. Não percebo de onde vem essa ideia, mas acho descabida e forçada. Assim como acho forçado o clima entre a Raquel e o Edmundo. Não me convencem.

A semana foi marcada ainda por uma maior interação entre os grupos. Mais jogos, mais jogos da Roleta, mas discussões, mais falatório… É bom haver essas roletas, mas melhor ainda seria haver as típicas Cadeiras Quentes.

Capitães escolhidos e parece que voltamos a ter o Zezé trancado, maravilha… Ainda diz que não é privilegiado. Segunda vez Capitão, terceira vez longe das nomeações, está bonito!

Em compensação o Big Brother decidiu voltar a formar os grupos de origem. Isso sim é de valor. Só tenho pena do Guedes e da Kelly, acho que estavam melhor do grupo da Marta, pelos menos há menos veneno. Sim, porque o Joka saiu, mas o veneno continua!

Semana analisada, falta passar pela Gala. Foi diferente: menos confessionários, mas com aquela ideia peregrina de lá por a Fanny e a Cátia. Não entendo a obsessão que a Endemol e a TVI têm com elas. Já deram o que tinham a dar: peixeirada é engraçado uma vez, mas mais que isso cansa. O jogo de “Ignorar o Óbvio” é bastante interessante, mas com pessoas e situações que interessem. Família dos concorrentes, a banda (que deu para bastantes risos), outros famosos, inimigos, amigos… Tanta pessoa que podia entrar e eles foram escolher aquelas duas. Não se aguenta.

Top+

* Troca nas nomeações
* Expulsão do Joka
* Grupos de origem novamente juntos

Top-

* Marta passar uma semana com os D’Envenenar
* Birra do Zezé por causa do Flávio
* Fanny e Cátia

Nomeações: (pode ser Fanny e Cátia?) Edmundo e Raquel

——————————————————————————–

Sandra Rodrigues

Vou começar por aquilo que mais gostei nesta semana que passou: a saída do Joka. Teve uma boa margem, ainda que eu gostasse que fosse maior, algo que possivelmente aconteceria se fossem 2 nomeados em vez de 4. Durante a semana, nos diários, mostraram as atitudes repugnantes deles, as mentiras e os esquemas. Desta forma, é possível que o grupo dele se comece a separar um bocadinho visto que falta o Padrinho do grupo.

A discussão que houve na terça-feira passada era desnecessária. Aquilo é um jogo, correm o risco de serem nomeados. Contra isso, não há nada a fazer. Quanto mais combinam, fazem pactos e coisas similares, pior é, mais depressa lá vão parar. Caso da Carla e do Joka. No início até gostava dela mas agora, depois de tudo isto, já não consta no meu top de favoritos. De quem continuo a gostar é da Marta Melro, que teve uma semana de aniversário complicada quando passou para o covil de cobras, mas é de louvar não ter tido medo de dizer o que pensa e de fazer frente ao Joka, que se achava o todo-poderoso.

Ainda na gala deste passado domingo, entraram duas convidadas especiais. Eu acho que a ideia em si poderia resultar e ser engraçada. Contudo, optaram por escolher duas pessoas cuja imagem já está mais que gasta. A Cátia já deu tudo o que tinha a dar, o tempo dela já passou. Já todos lhe achámos piada mas agora já enjoa. Sobre a Fanny, pouco há a dizer, é sinónimo de má-educação e barracadas. Duas coisas que acho desnecessárias e havia outras formas de entretenimento. Espero que não fiquem muito tempo.

No que toca a outros concorrentes, há dois que também me irritam: Raquel Henriques e Edmundo Vieira. A primeira, desde o início que tem um ar de enjoada com o que me irrita um bocadinho, felizmente já lhe passou a fase de ex-namorada ressabiada e parou com as provocações ao Francisco. O segundo, já gostei dele na fase dos D’ZRT e, portanto, poderia vir gostar agora… mas não. Não estou a gostar nada da postura dele na casa e aquele namoro com a Raquel soa-me a falso por todo o lado. Criticavam tanto a Kelly por, dizerem eles, ela querer arranjar um homem para formar casal e seguir em frente no jogo e o que é que eles estão a fazer agora? Não será isso mesmo?

Por fim, gostei de terem juntado os grupos originais. Só tenho pena que a Kelly esteja no outro, porque gostava que ela estivesse com o primeiro grupo do barracão e, desse grupo, já só não acho particular piada ao Flávio Furtado, que me parece que joga para o lado que lhe dá mais jeito, e à Nucha, que mal a vejo e continuo a achar que não faz lá nada.

Top+

* Saída do Joka
* Marta Melro
* Reconstituição dos grupos originais

Top-

* Entrada de Cátia e Fanny
* Discussão depois das nomeações
* Relação Edmundo/Raquel

Nomeações: Raquel e Nucha

——————————————————————————–

Ricardo

Concorda com a expulsão do Joka?
Concordo. A saída mais justa até agora.

Pior momento da semana?
O comportamento mafioso do Joka e sua pandilha, e consequentemente a nomeação da Raquel como capitã.

Surpresa da semana?
O esquema que foi feito pela produção para o Joka ser nomeado, e logo com 5 votos. Depois do Camarinha ter ficado, não esperava tal coisa. Também adorei a postura da Marta Melro em relação ao Joka e ter ido finalmente ao confessionário, assim como ser nomeada capitã numa altura em que pensava desistir.

O que acha da entrada de Cátia e Palhinha e Fanny na casa?
Estou a detestar! A Fanny é insuportável e a Cátia não anda longe! O programa estava muito bem sem qualquer ligação ao “Secret Story”, não era preciso ninguém de lá, e em especial estas duas. Nem é preciso pensar muito para saber de onde veio tal ideia.

Se pudesse nomear, quais seriam as suas duas nomeações (mistas entre casas)?
Na casa: Calado e Nucha. No barracão: Camarinha e Raquel.