“Big Brother VIP” – Crónica VIP [5ª Edição]

"Big Brother VIP"

O espaço de opinião sobre o “Big Brother VIP”

Parece que os famosos não deixam as surpresas por mãos alheias. Uma semana, duas desistências, dois concorrentes novos. Para comentar tudo isto, a Sandra e a Margarida contam com a participação do Diogo.

Margarida Costa

Não posso acreditar que a Marta desistiu. Já passou uma semana e ainda me custa a crer que ela desistiu. Tenho de ser sincera, no início não percebi a entrada dela, sempre achei que não é o tipo de programa em que ela se encaixe. Mas já que entrou, ao menos que ganhasse isto! Pronto, não posso fazer nada contra! Passemos à frente.
Quem também desistiu, finalmente, foi a Liliana. Simpatizei com ela na primeira semana, mas depois a coisa foi descendo, descendo, até bater quase no fundo. Já não podia ouvir a voz e o riso dela. Soava sempre tão falso. Aquela mania de dizer que é super forte, mas depois não contrariar quem a fazia de coitadinha enervava-me. Sim, porque ela revoltava-se quando diziam que ela era tinha problemas, mas para além de ser verdade, ela não fazia para contrariar a ideia. Deixava andar porque até lhe dava jeito. Cheguei a ver a Liliana abraçada ao Flávio e, duas horas depois, já o odiava de morte. Enfim, saiu, ainda bem!

Quem continua a irritar-me é o Zezé, se bem que começo a entender as atitudes dele. Se lá estivesse dentro também fazia os possíveis para conviver pouco ou nada com as… Convidadas.

O grande ponto positivo desta semana é, sem dúvida, a entrada do Kapinha e da Mafalda. Caras novas, pessoas divertidas e simpáticas, bem “contadas” cá fora. Já tivemos oportunidade de os ver no Perdidos na Tribo e, pelo que me lembro, eram dos concorrentes que mais simpatia ganharam durante o concurso. Aliás, notou-se bem hoje que já começaram a integrar-se e a dar vida à casa.

Achei aquela festa de aniversário da Kelly do mais deprimente que podiam fazer. Aliás, houve mesmo festa? Haver houve, mas tarde e a más horas, quando já poucas pessoas estão a ver. Não percebo esta gestão de horários. Deve ser para, caso haver desastres, ninguém ver.

Quanto à Gala e ao Especial Nomeações, começo a achar demais que centrem mais de metade do programa nas duas convidadas. Elas cansam, são irritantes, baixo-nível e chegam mesmo a passar o nível do ordinário. Não vejo a hora delas voltarem para as respectivas casas, bem longe do ecrã da minha televisão.
Gostei de levarem a filha da Carla vestida de palhaço, acho que podiam apostar mais nisso. Aliás, a piada do jogo é deixarem entrar alguém que seja realmente difícil de ignorar: nada melhor que a família e os amigos.

Top+
* Entrada do Kapinha e da Mafalda
* Desistência da Liliana
*

Top-
* Desistência da Marta
* Os quatro nomeados
* Permanência das convidadas

Nomeações: Raquel e Zezé.


Sandra Rodrigues

Semana marcada por duas desistências. Acho que, independentemente dos motivos que levaram a tal, mancham este tipo de reality show. Se as pessoas não estão em condições de participar, porque não estão bem psicologicamente ou simplesmente porque não se identificam com o formato, não deveriam aceitar o convite. É sempre constrangedor uma desistência, ainda para mais 2 na mesma semana. A Marta era, para muitos, uma favorita. Não era a minha favorita mas era uma jogadora séria, sóbria, sem esquemas, e das pessoas mais “normais” da casa. Quanto à Liliana, nas primeiras duas semanas gostava dela mas, agora, já não ocupava o mesmo lugar no meu ranking de concorrentes. Apagou-se e, portanto, não me incomodou assim tanto a sua saída. Gostava mais dela quando estava com a Carolina.

Quanto à 3ª saída da casa, nesta semana, devo dizer que concordei em pleno com a expulsão da Nucha. Ela andava sempre apagada na casa, mal se dava por ela, e aquilo do “Ai tão bom estar nomeada” não me agrada nada… O Francisco é dos meus favoritos e quanto ao Pedro e à Kelly, não queria que saisse nenhum deles para ver como vai sendo a evolução do casal. E, por falar em casais, aturo muito melhor este do que o Edmundo e a Raquel. Não os suporto e não vejo a hora de saírem da casa e do barracão para a rua. E aquilo de ela, só na 3ª semana, lhe dizer que tinha alguém cá fora foi surreal.

Esta semana, a minha maioria surpresa foi a Sara Santos. Saltou para o meu lote de favoritos, tem-se mostrado muito apaziguadora, dá-se bem com toda a gente e ainda tem a paciência de santo para aturar o Zézé Camarinha que não faz nada na casa. Se fosse um outro concorrente, já teria sido avisado, mas é o Zézé e parece que é ele que manda na casa. Os pedidos dele são ordens. Enfim, uma vergonha. Também não gosto de ver a Carla Baía sempre a reclamar com o grupo que está na casa, porque têm isto sujo, aquilo desarrumado. Também começam a ser queixas a mais. O Zézé não mexe uma palha e ela não se preocupa muito, até lhe faz as vontades.

Fanny e Cátia lá se mantiveram na casa e é mais do mesmo. Fanny, a mesma barraqueira de sempre e a Cátia tenho pena que seja tão influenciável, mas é muito melhor que a Fanny. Que animaram a casa, disso não há dúvidas, pena é que para isso se tenha de descer de nível. E, por falar nisto, o telefonema ao Sr. Fernando era completamente dispensável. Resta saber até quando dura o circo.

A gala de ontem culminou com a entrada de Jorge Kapinha e de Mafalda Teixeira. Gostei das entradas apesar de, mais uma vez, terem sido nomes falados no início do programa. Ambos estiveram no “Perdidos na Tribo” mas, ao menos, parecem-me ser pessoas divertidas e sem grandes tiques de vedeta. Podem vir a ser uma boa surpresa.

No que toca a desafios e jogos, quero referir que gostei bastante daquele em que teriam de dedicar uma música a um colega da casa. Achei diferente e engraçado.

Top+
* Sara Santos
* Entrada de 2 novos concorrentes
* Saída da Nucha

Top-
* Desistências da Marta e da Liliana
* Mordomias do Zézé Camarinha
* Saga da Fanny e do Sr. Fernando

Nomeações: Raquel e Edmundo


Diogo

Concorda com a expulsão da Nucha?
Expulsão previsível da Nucha, com a qual concordei. De todos os nomeados, era a que menos tinha para dar ao programa e a que estava a acusar maior pressão do jogo. Excelente pessoa, deixou um pouco a desejar enquanto jogadora e concorrente. Teve uma grande dificuldade em adaptar-se ao jogo e descobrir qual o seu papel lá dentro, como a própria disse diversas vezes. Acabou por ser um alívio para ela, tendo sido notória a extrema felicidade após saber que tinha sido expulsa (notava-se que a única coisa que ainda a prendia lá dentro e a impedia de desistir era a promessa que tinha feito à filha de que nunca iria desistir), ainda para mais depois da desistência da Liliana, uma das concorrentes com quem se dava melhor (já a chamava e considerava filha).

Desilusão da semana:
Quanto à desilusão da semana, destaco o comportamento do Francisco. Se inicialmente até gostava dele e achava-o um porreiro, tem vindo a descambar, principalmente desde que a Fanny entrou e lhe contou, juntamente ao Flávio, que a Kelly e o Pedro são dos concorrentes mais fortes cá fora. A partir desse momento, o comportamento do Francisco, que entretanto era dos melhores amigos do Pedro e da Kelly lá dentro, mudou totalmente. Começou a intrometer-se cada vez mais entre eles, a mandar postas de pescadas para o ar e a comentar, nomeadamente com a Fanny, que tudo aquilo é jogada. Além disso, parece dar corda à Fanny, ainda para mais depois de saber qual a estratégia dela e tudo o que ela fez no Secret Story. Parece que quer protagonismo, alimentar algo com ela e ser o novo João Mota. Destaco ainda negativamente o facto de determinados concorrentes (nomeadamente o Flávio e mais recentemente o Kapinha), que pensava que nunca o fizessem, apararem os golpes do ZéZé Camarinha, fazendo-lhe todas as vontades, sendo basicamente criados deles. Se isto chegou ao que chegou, muito devem a eles próprios, que o habituam muito mal.

Melhor momento da semana:
Para mim, o melhor momento da semana foi quando a Teresa Guilherme anunciou na Gala de Domingo que a Kelly tinha ficado. Quase todos na casa, incluindo ela, achavam mesmo que seria expulsa. Foi uma chapada de luva branca, foi excelente ver as reacções tão contrastantes: ela, juntamente com o Pedro e Sara, extremamente contentes; o resto dos concorrentes completamente admirados e desiludidos. E muita tinta ainda vai correr à custa disto. Já começaram as aproximações interesseiras à Kelly, os comentários ao facto dela e o Pedro poderem ser fortes cá fora. Aposto que vão tentar de tudo para os tentar queimar e eliminar. Tenho de referir outro momento igualmente épico: a própria Teresa Guilherme a gozar e a rir descontroladamente do pseudo casal Edmundo e Raquel, devido à conversa em que ela lhe revelou que tinha alguém cá fora. Nem a própria Teresa deve acreditar neste casal, combinado numa mariscada cá fora.
O que acha da desistência da Marta e da Liliana?
Quanto às desistências, conformei-me que quando os reality shows envolvem famosos é muito mais provável que isso aconteça. Fiquei na dúvida se as desistências não estariam já programadas com a produção. Quanto à Marta, fiquei mais surpreso com a entrada dela no programa do que propriamente com a sua desistência. Nunca a achei com perfil para este programa, achava-a mal empregue, mas uma vez que entrou, sempre a achei das concorrentes mais fortes e podia mesmo ter ido longe. Uma pena ter desistido, mas há muito que andava a falar nisto, principalmente com a Sara. Se já entrou lá dentro com a ideia de que não iria aguentar até a fim, quer por ter trabalho cá fora à sua espera (espero mesmo que sim), quer por simplesmente não ter feitio e não querer, acho que nada a iria demover de tal decisão. Quanto à Liliana, face aos últimos acontecimentos, já esperava este desfecho. Inicialmente até prometia ser uma boa concorrente, provavelmente a produção achou que conseguiria controlar toda a sua situação (na festa de aniversário da Kelly a Liliana até foi dormir para o quarto secreto), mas tal não aconteceu. Se de facto for verdade que ela está fortemente medicada para uma depressão e que teve problemas com álcool, não conseguindo aproveitar as festas na casa e resistir ao mesmo, era muito difícil aguentar toda a pressão a que estava sujeita lá dentro. Ela já estava prestes a bater no fundo, a chegar ao seu limite e explodir. O conviver com o Flávio estava cada vez mais difícil, bem como aceitar a cada vez maior cumplicidade entre o Pedro e a Kelly.

O que acha da entrada da Mafalda Teixeira e do Jorge Kapinha?
Face às desistências, sou a favor da entrada de novos concorrentes, principalmente porque aquilo estava a precisar de sangue novo, de pessoal activo que puxe pelos que já lá estão. Confesso que estava à espera que entrasse outro género de concorrentes, que gerasse mais polémica, como uma Gisela Serrano, por exemplo. Dispensa um bocado mais um casal, mas o Kapinha e a Mafalda parecem ser muito porreiros, boa onda, animados, embora seja ainda muito cedo para dizer se foram ou não uma boa aposta. Veremos com o tempo. Só espero que eles não tenham sido colocados lá para dar um novo ânimo ao ZéZé, tentando reverter a imagem que ele anda a passar. Para quem supostamente via o programa cá fora, acho que estão a ser muito simpáticos para com ele e a começar a aparar-lhe os golpes como os concorrentes que já lá estão. O ZéZé claro, está no auge com mais dois supostos bajuladores.

Se pudesse nomear, quais seriam as suas duas nomeações (mistas entre casas)?
Após as mais recentes trocas de casas (Carla, ZéZé, Edmundo, Raquel, Kapinha, Calado e Cátia na Casa; Flávio, Francisco, Pedro, Kelly, Sara, Mafalda e Fanny no Barracão), o facto de aparentemente a Sara e a Carla serem as novas capitãs e se o Kapinha e Mafalda ficarem trancados (é o mais provável, visto terem entrado agora), nomeava o ZéZé Camarinha e a Raquel da Casa, o Francisco e o Flávio do Barracão.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close