CAEM quer regresso de RTP e TVI

RTP e TVI
RTP e TVI abandonaram CAEM

Os responsáveis pela RTP e TVI faltaram à última assembleia geral da CAEM (Comissão de Análise de Estudos do Meio). Apesar desta ausência, o organismo pretende que  as estações desistam da intenção de abandonar grupo que congrega os meios.

Esta desistência anunciada está na sequência da polémica com o sistema de audiência da GfK. «Esperamos que esta posição dos associados seja ponderada. São associados de peso no mercado, e tudo faremos para os manter», disse ao CM Fernando Cruz, diretor executivo da comissão.

Os canais, devido aos estatutos, estão ligados à CAEM por mais dois meses, período para conversar com a nova direção.

Fernando Cruz adiantou ao Correio da Manhã que a «nova direção irá retomar o diálogo com a RTP e a TVI», mas esta será uma conversa para a primeira reunião da direção, na próxima semana. A assembleia-geral de ontem decorreu sem a presença da RTP, TVI e Rádio Comercial. Na reunião os associados aprovaram os novos órgãos sociais e o relatório de contas. António Casanova, vice-presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes, é o novo presidente da CAEM, substituindo Luís Marques, diretor-geral da SIC.

Fernando Cruz refere que «a decisão sobre a GfK está tomada». E explica: «Continua a existir o serviço com a GfK, sendo que o painel é analisado diariamente, pois as pessoas mudam os hábitos e, portanto, não é estático». Este responsável diz ainda esperar que «haja alterações com a GfK, que tem situações pendentes com os dois associados que saíram».

Já António Salvador, da GfK, disse ao diário que a empresa «continuará a fazer o seu trabalho com todo o empenho e dedicação».