Canal História assinala o 25º Aniversário’ da queda do Muro de Berlim

O Canal História estreia em exclusivo o ‘Especial 25º Aniversário’ da queda do Muro de Berlim, dia 8 de novembro, a partir das 21h10.

A NOITE EM QUE A CORTINA FECHOU

Na manhã de 13 de abril de 1961, os cidadãos de Berlim acordaram ao som de um coro de martelos pneumáticos e tanques e descobriram que a sua capital estava a ser dividida ao meio por uma vedação de arame farpado. No silêncio da noite, uma das maiores cidades europeias foi dividida pelas fundações do que o mundo viria a conhecer como o Muro de Berlim: uma estrutura que definiria a paisagem europeia e a política mundial nos próximos 30 anos.

Na noite anterior, ninguém suspeitava de nada. Menos de 20 pessoas sabiam da “Operação Rosa”, um arrojado plano preparado com tanta perfeição que, durante a noite, 40.000 militares e civis foram mobilizados e após colocarem 45 km de arame farpado, selaram a zona ocidental de Berlim.

Os acontecimentos daquela noite fatídica foram testemunhados em primeira mão pelo jornalista da Reuter Adam Kellet-Long. Posicionado em Berlim de Leste, Long tinha assistido à escalada das tensões por toda a cidade durante o verão de ’61. Depois de ter sido informado à socapa por um contacto que tinha no regime, foi Adam que deu a notícia aos meios de comunicação ocidentais.

O testemunho de Adam Kellet-Long, juntamente com o depoimento de berlinenses comuns, contam a história da construção do Muro de Berlim, a divisão de uma cidade e o momento decisivo da Guerra Fria.

Sábado 8 novembro, 21h10

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Durante vinte e oito anos, o muro de Berlim partiu uma cidade em dois e dividiu um país com uma estrutura de 700.000 toneladas de aço, cães de ataque e armadilhas mortais. O perigo que implicava

aproximar-se do muro manteve encurralada a maioria dos cidadãos da República Democrática Alemã, enquanto outros ansiavam por cruzá-lo e inventavam formas de o fazer. Reconstruimos o muro através de tecnologia CGI e mostramos algumas das fugas mais arriscadas. Entrevistas com antigos guardas do muro, espias, políticos, fugitivos e engenheiros intercalam-se em conjunto com o material de arquivo, vídeos caseiros e filmes de propaganda para oferecer ao espectador um surpreendente relato sobre um país dividido em dois, que finalmente conseguiu derrubar o muro depois de mais de 1.300 pessoas terem morrido na tentativa de passar para o outro lado.

Sábado 8 novembro, 22h