Canal História estreia em exclusivo “O Teu Cérebro é Um Prodígio”

Canal História

O Canal História estreia em exclusivo, a partir de 4 de novembro, pelas 22h, a série “O Teu Cérebro é Um Prodígio”.

Esta série revela os segredos da perceção visual, bem como armadilhas e ilusões que são criadas no nosso cérebro. Primeiro mostraremos como essas ilusões ocorrem em seres humanos para, em seguida, descobrirmos como eles mudaram o curso da História. Veremos como os gregos incluíram as ilusões óticas no Pártenon, como Hitler usou seis duplos, porque os olhos da ‘Mona Lisa’ parecem seguir-nos onde quer que estejamos, e como um pedido de ajuda do ‘Titanic’ pode ter sido facilmente ignorado.

Não te Deixes Enganar
A morte de Hitler, uma Bíblia que incita ao adultério, as brilhantes manobras de distração dos desesperados marinheiros britânicos… O que essas histórias têm em comum? Todos estão relacionados com segredos escondidos nas profundezas do cérebro humano. A verdade é que a História está repleta de exemplos, de pessoas que foram alvo de armadilhas simples, projetados para confundir as nossas mentes: como funcionam e porque caímos repetidamente nelas? Descobriremos também como estes esquemas têm sido utilizados ao longo do tempo para mudar o rumo dos acontecimentos.
Segunda-feira 04, às 22h

Memória
Muitas vezes acreditamos que a nossa memória é um registro perfeito dos eventos que vivemos. Na verdade, a memória humana não é assim tão fiável e, por vezes, produz estranhos efeitos. Então, como podemos confiar nela? A verdade é que as memórias que temos de eventos passados, por mais triviais ou extraordinárias que sejam, estão distorcidas. Neste episódio analisaremos a história da assassina do machado, Lizzie Borden, a de um rapto alienígena e a dos ataques terroristas de 11 de Setembro, o que irá expor os segredos da memória humana. No final do programa poderá comprovar que a sua capacidade de recordar o passado é muito maior.
Segunda-feira 11, às 22h

Superstição
Vampiros, fantasmas e bruxas fazem parte das superstições que se desenvolvem nas profundezas de nosso cérebro. Alguma vez perguntou a si próprio por que há tantas pessoas supersticiosas? Para descobrir isso, analisamos como a mente humana estabelece relações e identifica padrões numa tentativa de prever o futuro. Investigando antigas histórias de conspirações e superstições descobriremos como o cérebro reage e como estamos preparados para cair em todas essas crenças
Segunda-feira 18, às 22h

Mentiras
Confiamos no nosso cérebro para nos dizer o que é verdade e o que é mentira, de entre a realidade que percecionamos ao longo de cada dia. Quer se trate do que vemos na televisão, lemos online ou ouvimos a um amigo, na maioria das vezes nós acreditamos que estamos a interpretar as coisas corretamente. Mas a verdade pode ser muito diferente: uma boa história pode fazer-nos acreditar em quase tudo, como o monstro do Lago Ness, a chegada à Lua ou a existência de alienígenas em Marte. Combinando truques de magia com experiências psicológicos e relatos históricos
Segunda-feira 25, às 22h