Capítulo final: Ongoing sai da Impresa!

O presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, afirmou ontem que o anúncio de que a Ongoing vendeu 23,13% que detinha no grupo coloca «um ponto final numa estratégia hostil» de controlo da dona da SIC.

Para o chairman, «esta operação revela ainda o interesse que o grupo Impresa desperta junto dos investidores».

«A Ongoing Energy (…) alienou 38.857.390 ações correspondentes a 23,13% do capital e direitos de voto da Impresa SGPS, tendo, assim, reduzido a sua participação qualificada nesta sociedade abaixo do limiar dos 2%», refere a dona da SIC em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«A diminuição da participação qualificada verificou-se no dia 17 de janeiro de 2014» e a operação foi feita «mediante a alienação fora de mercado», acrescentou a Impresa.

A Lusa confirmou que a operação teve como intermediário o BPI e que os 23,13% foram vendidos a fundos de investimento internacionais ao preço de 1,30 euros por ação, o que representou um encaixe de 50 milhões de euros.

A venda da participação de 23,13% põe fim a um longo conflito entre a Ongoing, liderada por Nuno Vasconcellos, e a Impresa, de Francisco Pinto Balsemão, que resultou em processos judiciais.

Com Lusa