‘Cérebro Meu’ no “Linha da Frente”

Linha da Frente

O “Linha da Frente” desta semana fala sobre o principal órgão do nosso sistema nervoso. ‘Cérebro Meu’  é uma reportagem sobre o assustador aumento do número de crianças diagnosticadas com a perturbação de hiperatividade com défice de atenção. Esta doença afeta sobretudo crianças em idade escolar que revelam ser demasiado desatentas, desconcentradas e desobedientes.

Para contrariar este comportamento, são prescritos medicamentos cuja substância ativa é uma droga que atua ao nível do sistema nervoso central. Em 10 anos, os medicamentos para esta doença, aumentaram as vendas brutalmente.

Mas nem todos os casos estão bem diagnosticados. Ao longo de 5 anos acompanhamos o processo do Duarte. Durante este tempo, Duarte andou a tomar esta substância, mas afinal não tem hiperatividade com défice de atenção.

Então, o que poderá acontecer ao cérebro de uma criança que andou a tomar uma droga para uma perturbação que não tem?

Todas as respostas estão na reportagem O “Linha da Frente” desta semana fala sobre o principal órgão do nosso sistema nervoso. ‘Cérebro Meu’ , um trabalho da autoria da jornalista Mafalda Gameiro, com imagem de Mário Piteira, edição de imagem de António Nunes, pesquisa de Rita Rodrigues e produção de Cristina Godinho.

“Linha da Frente”, sábado, às 20h45 a seguir ao Telejornal, na RTP1