Conheça a mecânica do “La Banda” da RTP1

la banda
“La Banda”

“La Banda” é a nova aposta da RTP1 para as noites do domingo. O formato musical vai substituir o “Famílias Frente a Frente” já em abril.

O objetivo do talent show é encontrar uma banda de sucesso, vinda do anonimato. O prémio final é a gravação de um álbum em estúdio.

A mecânica do “La Banda” foi imaginada por Simon Cowell,  jurado do “Got Talent” inglês e americano. Para vencer, cada concorrente terá de fazer um género de apresentação pessoal ao público presente no estúdio e passar pela sua aprovação, numa votação através de uma aplicação no telemóvel.

O público vota se o concorrente deve ou não ir ter com o júri e só com mais de 75% de votos é que segue em frente e passa à próxima etapa: a chamada fase do júri.

Depois, cada um dos jurados tem a possibilidade de resgatar um concorrente não aprovado pelo público, submetendo-o a nova avaliação.

O “La Banda” é composto por três etapas distintas: audições (quatro programas), provas intermédias (três programas) e, finalmente, as galas em direto (sete programas), onde apenas 16 candidatos concorrem para formar o quinteto final.

Apresentado por Sílvia Alberto, o talen show tem como jurados Carolina Deslandes, Miguel Cristovinho e Manuel Moura dos Santos.