Conheça as personagens de “Páginas da Vida”

“Páginas da Vida” estreia hoje na SIC. A nova novela de fim de noite chega ao ecrã pelas 23H50.

Fique a conhecer as personagens desta novela de Manoel Carlos:

Núcleo A:

Aristides Martins de Andrade (Tarcísio Meira) – Tide, como é carinhosamente chamado por todos da sua família, completa 70 anos logo no início da novela. Herdou terras e gado de seu pai, que era fazendeiro no interior de São Paulo. Na época, isso representava uma grande fortuna. Criado no campo, foi rebelde, desprezando os estudos. Quando resolveu estudar, o pai morreu e ele se viu às voltas com a responsabilidade de cuidar da família. Certo dia, quando foi à escola rural onde estudava um irmão caçula, conheceu a professora Amália, poucos anos mais nova do que ele. Apaixonou-se e teve seis filhos com ela: Carmem, Leandro, Elisa, Márcia, Olívia e Jorge. Continua apaixonado pela mulher e gosta de estar sempre rodeado por toda a sua família.

Amália Fragoso Martins de Andrade – Lalinha (Glória Menezes) – Nascida e criada no Rio de Janeiro, Lalinha largou tudo na cidade depois de uma grande desilusão amorosa e foi para o interior, lecionar e esquecer a paixão frustrada. Lá, se apaixonou por Tide, com quem tem seis filhos – quatro mulheres e dois homens. Amália é tratada por todos carinhosamente como Lalinha. Não se trata de uma mulher de ampla cultura, mas de alguém que teve uma boa educação desde o berço. Como as jovens dos anos 30 e 40, Lalinha aprendeu um pouco de música, de francês e tem uma grande paixão pela arte. Lalinha ensinou o marido a ler e a escrever, além de lhe dar lições de etiqueta. Às vezes é enérgica com ele, tratando-o como uma criança, mas, mesmo nessas ocasiões, é cheia de ternura e amor. Tem o sonho de criar uma Escola de Arte, um espaço puramente cultural. Tide abraça essa idéia e faz o que pode para torná-la realidade.

Leandro Martins de Andrade  (Tato Gabus Mendes) –Leandro é advogado, mas não tem interesse pela profissão. Com o dinheiro que o pai lhe deu, abriu uma loja de produtos naturais, mas a encara apenas como um negócio onde pôde aplicar o capital disponível. É casado com Diana, com quem tem um filho, Rafael. Tem problemas no casamento. É um pai atento e preocupado com educação e cultura.

Diana Salles Martins de Andrade (Louise Cardoso) – Mulher de Leandro e mãe de Rafael, Diana é uma artista plástica de relativo sucesso. Por causa do filho e também pelo carinho que mantém por Leandro, luta para manter a família unida.

Rafael Martins de Andrade (Pedro Neschling) – Filho de Leandro e Diana, Rafael estuda História na faculdade. Gosta de esporte e faz remo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Também gosta de velejar. Acha a prima Marina uma garota interessante.

Carmem Martins de Andrade Rangel (Natália do Vale) – Carmem é a pessoa mais problemática da família, mas também uma das mais encantadoras. Carmem não tem mais nenhum interesse pelo marido Bira e não tem constrangimento algum em mostrar o que sente para ele e para todos da família. Mantém um caso tumultuado com Gregório, funcionário de seu pai, e é completamente apaixonada por ele. Hoje já não tem a menor preocupação em esconder seu affair das pessoas da família. Tem conflitos com Marina, sua filha adolescente, com quem entra em atrito várias vezes. Gosta de viver perigosamente e, por isso, provoca Greg quando ele está em sua casa ou perto de sua família. Apesar dessa aparente libertinagem, Carmem é conservadora em alguns aspectos.

Ubirajara Rangel – Bira (Eduardo Lago) – Bira é machão e machista. Desconfia que sua mulher o está traindo e tem cada vez mais certeza disso depois que vê a forma carinhosa com a qual ela trata Gregório, um dos funcionários de seu sogro. Por causa disso, às vezes exagera na bebida e nas coisas que diz. Já fez de tudo na vida e ainda hoje tenta se virar a fim de ganhar algum dinheiro, mas sua vocação é mesmo para o desemprego. Gosta de desfrutar do conforto da casa dos sogros.

Marina Rangel (Marjorie Estiano) – Marina é bonita, voluntariosa, namoradeira e cobradora. Cobra do pai, da mãe, dos avós, dos namorados, dos amigos. Está sempre insatisfeita. Faz faculdade de Comunicação, mas sonha em ser atriz. Faz curso de teatro e é muito assediada pelo primo Rafael, mas o faz sofrer com seu desprezo. O esnoba, provoca ciúmes, etc.

Elisa Martins de Andrade Telles (Ana Botafogo) – Elisa é bailarina clássica e professora de balé em uma academia. Quando o pai abrir sua Escola de Arte, passará a dar aulas de balé nesse local. Mulher de disciplina rígida, Elisa ensina com grande competência crianças e adolescentes. É casada com Ivan, com quem tem um filho, Felipe. De um relacionamento com um ex-namorado, tem uma filha, Camila. Não conta para a filha muita coisa sobre o pai, pois não quer que Camila tenha contato com ele.

Ivan Monteiro Telles (Buza Ferraz) – Marido de Elisa e pai de Felipe, Ivan trata Camila como filha. É advogado e cuida de toda a parte legal dos empreendimentos familiares. Tem uma boa relação com a mulher e também está de olho no que o sogro faz com sua fortuna.

Camila Vieira Sampaio (Luciele di Camargo) – Filha de Elisa e de Kleber, um ex-namorado da mãe, Camila não conhece o pai e pouco sabe sobre ele. Insatisfeita com essa situação, pressiona a mãe, que mente dizendo que ele mora no exterior e que não sabe como encontrá-lo. Por alguma secreta razão, Elisa não quer que a filha se relacione com o pai.

Kleber Vieira Sampaio – ator a ser escalado – Ex-namorado de Elisa e pai de Camila, que ela não conhece nem mesmo por fotografia.

Felipe Monteiro Telles (Armando Babaioff) –Filho de Elisa e Eduardo, Felipe não quer nada com os estudos. Só pensa em baladas, garotas e bagunça com os amigos. Faz judô e karatê e tem uma turma da pesada, que gosta de invadir festas e brigar. Dá muito trabalho aos pais.

Márcia Monteiro de Andrade (Helena Ranaldi) –Márcia é uma mulher insatisfeita e inquieta. Persegue a independência pessoal, quer trabalhar e realizar-se profissionalmente, mas esbarra na má vontade do marido,  Gustavo.  Com ele tem uma filha, Nina, e está grávida de um menino, a quem pretende batizar de Tidinho, em homenagem a seu pai.

Gustavo Pinheiro de Souza (Antonio Calloni) –Gustavo é colérico e se controla para não ser violento. É inteligente e irônico. Tem uma enorme paixão pela mulher e vive em clima de desconfiança, apesar de também ser amado por ela. É engenheiro, mas ganha dinheiro como corretor de imóveis. Tem muito interesse no dinheiro do sogro e acha que Tide não sabe investir seus recursos. Vai ser contra a construção da Escola de Arte.

Nina Pinheiro de Souza (Manoela do Monte) – Filha de Gustavo e Márcia, Nina é bonita e doce. Gosta de estudar e de viajar. Tem a cabeça no lugar e é disciplinada. Pensa em ser mãe sem se casar nem se prender a ninguém. A princípio, Nina é uma menina meiga, que não dá problema para os pais.

Tidinho –  Tidinho é o filho mais novo de Márcia e Gustavo. Nasce logo no início da novela e recebe o nome de Tidinho em homenagem ao avô Tide.

Jorge Martins de Andrade (Thiago Lacerda)Jorge é o único dos seis irmãos que está solteiro. É um homem bonito e interessante, que mora com os pais no casarão na Gávea. É arquiteto e está responsável pela reforma do prédio da futura Escola de Arte de Tide. É muito animado, assim como a irmã Olívia. Vive fugindo de Sandra, que foi sua namorada na adolescência, mas com quem não tem mais nada há muito tempo. Muitas vezes perde o controle com as atitudes da jovem, que faz de tudo para chamar sua atenção. Sempre que pode sai por aí para fotografar, já que a fotografia é um dos seus hobbies. Numa dessas incursões, conhece a estudante Simone, por quem se interessa.

Simone Bueno (Christine Fernandes) –Simone mora com o irmão Otávio e está se preparando para uma temporada de estudos nos Estados Unidos, onde seus pais moram. Na véspera da viagem, conhece Jorge, por quem fica interessada. Está empolgada com a viagem, mas, mesmo assim, liga para Jorge antes de embarcar e se decepciona quando o telefone é atendido por uma mulher – Sandra. Por causa disso, viaja achando que nunca mais vai encontrá-lo.

Olívia Martins de Andrade (Ana Paula Arósio) –Olívia é dona de um espírito inquieto e aventureiro. Tem idéias avançadas. Apesar de não pregar abertamente a infidelidade, não acha que ser fiel seja uma grande virtude. Está se preparando para dirigir a Escola de Arte do pai e promover exposições de pintura, escultura e eventos artísticos. Com jeito de moleca, provoca Sílvio com travessuras. Como o marido é militar e leva tudo a sério e dentro de uma rigorosa disciplina, Olívia se diverte, provocando-o. Mora com os pais em um casarão na Gávea. Se casa com Silvio na capela Santa Rita, anexa ao casarão da família, e faz uma grande festa para celebrar a cerimônia. Olívia volta grávida da lua-de-mel.

Silvio Duarte (Edson Celulari) –Silvio é militar e se casa com Olívia de farda em cerimônia religiosa. Tudo bem convencional. Está completamente apaixonado por Olívia, mesmo assim desaprova algumas atitudes dela que vão de encontro ao seu comportamento disciplinado e conservador. Silvio tem ciúmes da mulher e, depois de cada crise conjugal, é sempre quem acaba cedendo. Com o passar dos anos, as brigas do casal vão ficando cada vez mais sérias.

Guilherme Batista de Andrade Duarte – Filho de Olívia e Silvio.

Constância Ribeiro (Walderez de Barros)Empregada fiel na casa de Tide e Lalinha, Constância trabalha com a família há muitos anos, desde o tempo em que todos moravam na fazenda. Quando o casal se mudou para o Rio, ela veio junto e praticamente criou todos os filhos deles. O marido, Zé Ribeiro, ficou no interior, cuidando das terras do patrão, mas vez ou outra aparece no Rio para visitar a mulher. A filha Sandra ficou com ela e a filha Thelma mora com o pai na fazenda.

José Ribeiro – Zé Ribeiro (Umberto Magnani) – Caipira esperto e malicioso, Zé Ribeiro é marido de Constância, com quem teve duas filhas, Sandra e Thelma. É bonachão, divertido e sempre tem alguma coisa para contar. Cuida da fazenda de Tide ao lado da filha Thelma. Às vezes vai para o Rio de Janeiro visitar a esposa e a filha que moram na casa de Lalinha e Tide.

Sandra Ribeiro (Danielle Winits) –Sandra é linda e sensual. Ela também nasceu no casarão. É tratada como se fosse da família, sendo a melhor amiga de Olívia, de quem também é confidente. São meio desbocadas, mas, como são bonitas e charmosas, nunca ficam vulgares. É apaixonada por Jorge, que foi seu namorado na adolescência e hoje a ignora. Apesar disso, Sandra acha que ainda pode reconquistá-lo e vive atrás dele. Fica chateada com os foras que ele lhe dá, mas, mesmo assim, continua no pé do rapaz.

Thelma Ribeiro (Grazi Massafera) –Irmã de Sandra, Thelma só chega à novela mais tarde, quando o pai se muda da fazenda para o Rio de Janeiro de maneira definitiva. Thelma, ao contrário da irmã, nasceu no interior, numa das estadas de Constância ao lado do marido, que estava doente e precisando da mulher por perto. Muito bonita e cheia de charme inocente, é também muito tímida, o que atrai os homens. Jorge fica impressionado com ela e, sabendo que a moça não conhece o Rio, se prontifica a lhe mostrar os pontos turísticos da cidade, de dia e de noite.

Washington Silva – Pinhão (Marcos Enrique)Pinhão, como é mais conhecido, é um garoto de 12 anos, que vive na fazenda com Zé Ribeiro e Thelma. Muito vivo e engraçado, faz a alegria do velho Tide, que considera o menino muito parecido com ele quando tinha a mesma idade. Fazem uma bela dupla de amigos, apesar da colossal diferença de idade.

Domingos (Joelson Medeiros)Domingos é o jardineiro da casa da Gávea. É um homem simples e humilde, que está sempre pronto a ajudar qualquer pessoa da família de seus patrões. Tem um filho chamado Fred.

Fred (Duda Nagle) – Diferente de Sandra, que tem um quarto dentro da casa de Lalinha, Fred não tem tanta abertura na casa dos patrões de seu pai e fica na ala destinada aos empregados. Não teve as regalias que Sandra teve, mas é muito bem tratado por todos da família de Tide. Além disso, é tímido. É muito amigo de Sergio, mas às vezes se mete com companhias erradas.

Tonia Werneck (Sonia Braga) – Tonia é uma escultora brasileira com sucesso no exterior. Vive pela Europa e pelos Estados Unidos há anos expondo seus trabalhos. Conhece Olívia numa exposição de suas obras em uma galeria em Amsterdã. Logo fica sabendo que Olívia administra um espaço cultural e aceita o convite da marchande para expor suas peças no Brasil. Depois de anos, Tonia volta ao Brasil.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Páginas: 1 2 3 4 5 6

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close