Conheça as personagens de “Santa Bárbara”

Benedita Pereira Santa Bárbara

Escrita por Artur Ribeiro, “Santa Bárbara” é a nova novela da TVI que tem como protagonistas Benedita Pereira, Albano Jerónimo e São José Correia.

Gabriela (Benedita Pereira) é a única mulher mineira nesta vila, sendo uma protagonista independente, frontal e lutadora. Do lado do mal, Antónia Vidal (São José Correia), é a patroa destas minas e uma manipuladora nata, que vai tornar a vida desta população bastante difícil.

Fique a conhecer todas as personagens de “Santa Bárbara”:

Gabriela Soares (Benedita Pereira) – A única mineira mulher de Santa Bárbara. Mãe solteira, é uma mulher independente, frontal e lutadora, capaz de se transformar para lutar por quem ama e para se vingar de quem lhe quer mal.

Francisca Magalhães (Susana Arrais) – É a mulher de Tomás. O amor pelo mineiro deu-lhe a oportunidade de ter uma nova vida, uma família e um lar.

Tomás Soares (Almeno Gonçalves) – Pai de Gabriela e a pessoa mais importante na sua vida. Um homem de trabalho que ama a filha acima de tudo.

David Soares (Gonçalo Oliveira e Miguel Taborda) – Filho de Gabriela, um rapaz marcado pelas dificuldades da vida, mas optimista e sonhador.

Marcelo Vidal (Joaquim D’Almeida) – Um dos homens mais queridos em Santa Bárbara, dono da mina e marido de Antónia. Sofre do coração e ignora os planos da mulher para se tornar a dona de Santa Bárbara.

Antónia Vidal (São José Correia) – A maquiavélica patroa das minas de Santa Bárbara. A sua influência e capacidade de manipular tudo e todos tornam-na numa adversária imbatível. Quem se atravessa no seu caminho ou colabora, ou é eliminado.

Alexandre Vidal (Albano Jerónimo) – Filho do patriarca mais querido da região, Marcelo Vidal, Assim que pôde deixou a terra para uma vida longe e urbana, mas uma tragédia vai trazê-lo de volta a Santa Bárbara, onde irá encontrar o amor.

Fernando Beltrão (Carloto Cotta) – Filho de um anterior casamento de Antónia. Sempre viveu à sombra do poder da mãe e isso enfraqueceu a sua personalidade.

Irene Montemor (Diana Costa Silva) – Ao contrário da irmã Júlia, sempre foi muito segura. Apaixonada por Alexandre desde a adolescência, vê no seu regresso uma oportunidade de o conquistar.

Júlia Montemor (Catarina Wallenstein) – É mulher de Fernando. A filha mais velha de uma das mais antigas famílias da vila. Pensava ter feito o casamento perfeito, mas cedo percebeu que Fernando não a ama e esconde um terrível segredo.

Aida Marques (Anabela Brígida) – Empregada da família Vidal. Era apaixonada pelo patrão e maltratada por Antónia.

Macário (Luís Gaspar) – É o homem de mão de Antónia. Brutal e implacável, não questiona ordens e está pronto para fazer o que for preciso.

Adriano Viegas (António Capelo) – É o poderoso e corrupto presidente da Câmara de Santa Bárbara. Enriqueceu à custa do casamento com Constança, a herdeira de uma família produtora de vinho no vale do Douro.

Constança Monte Claro Viegas (Luísa Cruz) – Casada com Adriano Viegas, o Presidente da Câmara. Condenada a uma vida de reclusão numa clínica psiquiátrica. Vive fora da realidade, drogada e dominada por uma enfermeira sádica e por uma diretora clínica sem escrúpulos.

Ricardo Viegas (Pedro Caeiro) – É filho de Adriano e Constança. Quer conquistar o respeito do pai e o amor de Patrícia, mas o caminho vai ser atribulado.

Maria Ana (Filomena Cautela) – É a melhor amiga de Gabriela. Uma rapariga ambiciosa e cuja vontade de vencer a qualquer custo a leva a ter atitudes ambivalentes e contraditórias.

Júlio Montemor (Luís Esparteiro) – Já teve muito dinheiro e muito poder na região, mas isso foi noutros tempos. Hoje é um homem que tenta sobreviver numa vila dominada por gente poderosa e sem escrúpulos.

Paula Montemor (Manuela Couto) – Casada com Júlio, acredita que faz parte da nobreza e isso tolda-lhe a forma de olhar para a vida. Tem uma ambição desproporcional às suas verdadeiras capacidades.

Patrícia Montemor (Gabriela Barros) – É a mais nova das irmãs Montemor. Rebelde, inconformada, apaixonada pela vida, é das três a que menos alinha nas ideias de grandeza da mãe.

Zacaria Neves (João Lagarto) – Camarada de Tomás e um dos líderes dos mineiros. Homem apaixonado e defensor da classe trabalhadora.

Teresa Neves (Cristina Homem de Mello) – Casada com Zacarias, mudou a sua vida por amor. Trocou a cidade pela serra e abriu em Santa Bárbara, a Tasca com Arte.

Manuel Neves (Tiago Felizardo) – É o filho mais velho dos Neves. Professor primário de pouca ambição. Procura alguma solidão, tendo dificuldade em lidar com relações amorosas.

André Neves (David Carreira) – Filho mais novo dos Neves, que herdou da mãe o gosto pela poesia e já se atreveu a escrever alguns poemas. Mas tem de lidar com a rudeza de uma terra que não compreende nem aprecia a cultura.

Rute Gomes (Anna Eremin) – Jovem professora acabada de chegar a Santa Bárbara. Vai estar dividida entre os dois irmãos Neves, entre o romantismo e a dura realidade.

Luísa Áquila (Paula Lobo Antunes) – Diretora da Clínica Psiquiátrica de Santa Bárbara. É uma mulher que, algures na vida, esqueceu a missão de médica, para se tornar num instrumento dos planos maquiavélicos de Adriano e Antónia.

Rosa Romeiro (Carla Vasconcelos) – Enfermeira na Clínica Psiquiátrica de Santa Bárbara. É uma mulher sádica, que tira prazer do sofrimento dos pacientes, em especial de Constança Monte Claro.

Bernardo Almeida (Romeu Costa) – Psiquiatra dedicado e bondoso. Irá chegar à clínica para perturbar o mundo de Luísa e os seus objetivos.

Filipa Vieira (Sofia Grillo) – Namorada de Rui e secretária do presidente da Câmara. Está perto do poder e luta para não ser influenciada por ele, mas um dia vai ter de escolher um lado.

Alberto Espinho (Nuno Pardal) – Engenheiro na mina, sabe que ganhou o lugar graças a um favor político. Tenta ocultar a sua incompetência com arrogância, quando no fundo é apenas um joguete nas mãos de Antónia.

Gonçalo Góis (Marco D’Almeida) – Jornalista conceituado, mas com um passado obscuro. Deixou as reportagens de guerra para se dedicar a desmascarar a corrupção que grassa em Santa Bárbara.

Eduardo Reis (Pedro Laginha) – É um dedicado ecologista preocupado com os perigos para o ambiente da exploração mineira. Vai acabar por descobrir outros perigos para os quais não está preparado.

Rui Lagos (Marco Delgado) – É o Comandante da GNR de Santa Bárbara e um homem que tenta fazer o bem numa terra onde a lei vale pouco.

Alice Oliveira (Catarina Gouveia) – É a neta de Felismina. Sonha um dia poder sair de Santa Bárbara, estando disposta a tudo.

Felismina Oliveira (Manuela Maria) – Dona da pensão de Santa Bárbara. Uma viúva conservadora e crente que sabe da vida de toda a gente.

Ana da Luz (Jessica Athayde) – Recém-chegada a Santa Bárbara , apresenta-se como vidente para esconder o passado e procurar um novo futuro.

Marisa Vasques (Sara Mestre) – Filha de Ana da Luz, é uma rapariga muito precoce, mas sensível, que irá ser a melhor amiga do filho de Gabriela.

Vitó Cabral (Carlos Oliveira) – É ex-marido de Ana da Luz. Com um discurso excessivo e muita lábia, exerce uma série de atividades, sempre à margem da lei.

Diogo Figueiredo (Afonso Pimentel) – Instrutor de golfe e mulherengo. Surge em Santa Bárbara na segunda fase da novela e vai ser disputado pelas mulheres da vila.

Jéssica Garcia (Sofia Ribeiro) – Relações públicas que surge na segunda fase da novela para ser uma mulher apaixonada pelo homem errado.

Olivier Lencastre (Jean-Pierre Martins) – Empresário luso-suiço que será um grande aliado de Gabriela no seu renascimento e regresso a Santa Bárbara.

Sara Faria (Bruna Quintas) – Amiga de Luís e Diogo. Uma jovem divertida, mas inconformada com as injustiças sociais.