Conheça a história de “Projeto Angola”

A TV7 Dias desta semana avança com a história de “Projeto Angola”, a nova trama de Maria João Mira e André Ramalho.

A nova novela vai contar a história de amor proibido entre dois jovens: Mara (Ana Sofia) e Luís Miguel (Lourenço Ortigão) são de origens e raças distintas.

A família dele é portuguesa, tradicional e conservadora, e a dela é angolana e enriqueceu no pós-guerra. O sentimento que os une desafia um mundo de interesses, preconceitos e ódios antigos.

Luís Miguel Sacramento, de 27 anos, está a terminar um mestrado em Engenharia. Em Lisboa conhece Artur Gamboa (Leandro Pires), um negro angolano, com quem faz amizade. E, por influência do amigo, decide ir para Angola, trabalhar na construção da barragem do Kuanza Norte.

A sua partida provoca uma verdadeira tempestade na família. O pai, Jorge Sacramento (José Wallenstein), é um homem dedicado à família e defensor intransigente dos valores que aprendeu. A mãe, Pilar Sacramento (Alexandra Lencastre), é uma sobrevivente que subiu a pulso na vida, e não admite manchas no estatuto adquirido. A família detém uma das maiores construtoras do país, a Sacramento S.A., hoje em dificuldades provocadas pela crise.

Todos esperavam que Luís Miguel ocupasse na empresa o lugar que lhe estava destinado, mas ele quer sair do ninho e provar que pode vencer por si próprio.

Mara Venâncio, de 25 anos, é a única filha do angolano Norberto Venâncio, um poderoso homem de negócios. Enriquecido no período pós-guerra, o empresário tem interesses em variadas áreas, da construção à extração de minérios.

Ainda em criança, viu o pai morrer-lhe nos braços, vítima de um soldado português, e esta tragédia marcou-o profundamente. Subiu na vida a partir do zero e orgulha-se do que conseguiu. Dá a camisa pelo amigo, mas não perdoa a traição. É um homem de família que adora a filha. Já a mãe de Mara, Rosário Venâncio (Rita Cruz), é uma mulher de beleza perdida e apagada, que desistiu da carreira pelo casamento, mas mais tarde arrependeu-se disso.

Desprezando os benefícios da fortuna e da posição, Mara escolheu ser enfermeira. Trabalha em localidades remotas, onde mais precisam dela, e participa em ações de voluntariado junto das populações mais pobres. É encantadora, muito bonita, deslumbrante, exótica, de espírito independente e com fortes ligações às suas raízes africanas. Mas o que ela ainda não sabe é que há um grande segredo que a envolve. Ela é filha adotiva de Norberto e Rosário.

Mara tem um namorado, Artur Gamboa, que é engenheiro e está a acabar um mestrado em Lisboa. Ele é filho de Yolanda Gamboa (Sofia Baessa), uma viúva cujo marido, que foi morto há alguns anos em circunstâncias por explicar, era sócio de Norberto.

Yolanda é exuberante, frívola e viciada em compras. Viaja frequentemente para Lisboa para gastar fortunas em marcas de luxo, na Avenida da Liberdade. Anda sempre com o motorista/assistente pessoal. Está ligada a Norberto por relações de negócios e por outras coisas que se desconhecem…