Conheça todas as personagens de “O Sábio”, a nova novela da RTP1 [com Fotos]

A RTP1 vai estrear na primeira segunda-feira do ano, “O Sábio”, a sua nova novela de hora de almoço. A trama é uma ideia de Luis Deusdado, diretor de programas da estação pública e que está a ser produzida pela SP Televisão.

“O Sábio” é protagonizada por Manuel Wiborg, Paula Lobo Antunes e São José Correia e conta a história de Pedro, que vinte anos depois de ter desaparecido misteriosamente de Montemor-o-Novo, regressa à sua cidade natal, colocando um fim em todo o mistério.

Conheça as personagens de “O Sábio”:

Pedro Homem (Manuel Wiborg)

Pedro Homem é nascido e criado em Montemor e era uma figura popular na cidade antes da sua misteriosa partida 20 anos antes. Nessa altura, vivia pontualmente com Manuela, mãe da sua filha Sofia, embora o seu verdadeiro amor fosse Carmen.

Tinha uma pequena oficina de marcenaria, o seu ganha-pão. Mas não é o seu trabalho que lhe traz popularidade na cidade, e sim, um dom que o acompanha desde o nascimento: tem visões sobre o futuro das pessoas. Este dom foi-se fortalecendo com a idade sem que Pedro o conseguisse dominar, até que, ao ser pai, previu que a vida da filha estava intrinsecamente ligada à sua. Neste seguimento parte de Montemor, pois sabe que ao proteger-se a si estará a proteger Sofia e vai para o Oriente.

O seu regresso terá impacto na vida de muitas pessoas: na de Manuela, uma verdadeira ameaça, alguém que finge ter dons para extorquir dinheiro às pessoas; na de Sofia, que aos poucos descobrirá que o pai não é o monstro que sempre lhe pintaram; na de Romão, que atentou contra a sua vida anos antes e na do seu amor de adolescência, Carmen.

 

Carmen Travassos (Paula Lobo Antunes)

Carmen nasceu em Montemor, cidade onde sempre viveu.

A família Travassos é uma conhecida família local, por serem os principais produtores de ervas aromáticas e frutos silvestres. Hoje em dia, Carmen gere a Herdade com a ajuda de Luís, o seu único filho. Os dois dão-se muito bem, tanto na sua vida pessoal, como profissionalmente. Apesar do ambiente ser de harmonia e paz familiar, ultimamente têm enfrentado problemas empresariais: a agricultura biológica tem de combater os hipermercados, os produtos de estufa e os produtos importados.

Carmen e Pedro viveram uma grande paixão quando eram adolescentes e Carmen achou seguramente que ele seria o homem com quem ela casaria. Mas, inesperadamente, Pedro decidiu terminar a relação que tinham, sem nunca lhe ter dado uma explicação em que ela acreditasse.

 

Manuela Pinheiro (São José Correia)

Alegre e sedutora, é uma mulher com objetivos bem definidos e com muita vontade de os atingir.

Atualmente tem um império financeiro sustentado à base da crendice das pessoas, às quais impinge, através do consultório e de um programa de TV, mezinhas, vaticínios, conselhos e profecias, livros e velas mágicas. É uma figura pública, de todo o país chovem telefonemas a pedir conselhos à mulher que parece ter resposta para tudo. Sempre bem aconselhada pela mãe, que é o seu anjo protetor e fonte de conhecimentos sobrenaturais, chegou a seduzir Pedro de forma a lucrar com os poderes que ele revelou ter. A sedução não resultou mas nasceu dali uma criança, Sofia.

Dos muitos amantes que teve elegeu (já depois do desaparecimento de Pedro) Romão Costa Cardoso para seu marido. Com ele teve a sua segunda filha, Rita.

De Pedro só ficou o rancor por ter sido abandonada e desprezada.

 

Sofia Vieira Homem (Diana Marquês Guerra)

Filha de Manuela e Pedro.

Uma rapariga independente, divertida e racional. Sabe que Pedro se foi embora quando ela era pequena, mas não sabe o verdadeiro motivo. Apesar de ter memórias ternas e felizes do pai, acabou por acreditar na versão de Manuela que lhe disse que Pedro se foi embora porque queria refazer a vida longe de Montemor. Ao longo destes 20 anos, Sofia nunca teve nenhum tipo de contacto com ele e acredita que o pai deverá ter outra família, noutro país e que não tem nenhum interesse em fazer parte da vida dela.

Sofia namora com Ricardo, que conheceu no primeiro ano de faculdade. Os dois são muito cúmplices e bons amigos. Com o passar do tempo Sofia irá perceber que a paixão que sentia por Ricardo acabou por se desvanecer e que o que os une é apenas carinho e amizade.

Quando Pedro regressa a Montemor, o mundo de Sofia é completamente abalado. A presença dele na sua vida fá-la questionar todo o tempo em que estiveram longe um do outro e pondera se valerá a pena perdoar o pai e dar-lhe uma nova oportunidade.

Luís Travassos (Diogo Lopes)

Filho de Carmen e de Ernesto (já falecido), desde cedo que Luís se mostrou uma criança com sentido crítico.

Depois de se formar em Engenharia Agrónoma pela faculdade de Évora, foi para a Escócia tirar um mestrado. Ao regressar a Montemor, percebe que aquela cidade é demasiada pequena para ele. A hipótese de voltar a sair do país está em cima da mesa. Até que conhece Sofia e passa a achar que viver ali já não é tão insuportável quanto isso.

Luís fica a trabalhar na herdade mas vai chocar com a mãe, porque quer desenvolver a agricultura de uma forma mais agressiva e rentável o que vai contra a postura serena e naturalista até aí assumida pela Herdade das Estevas.

Ricardo Freitas (Francisco Sales)

Nascido e criado em Évora, filho dos proprietários de uma grande herdade produtora de azeite, que hoje em dia passa por grandes dificuldades financeiras, pormenor que Ricardo esconde de todos, mesmo da noiva.

Ricardo vai para Montemor depois de ter acabado o curso em farmácia. É na faculdade que conhece Sofia por quem é apaixonado desde então. Depois de várias tentativas, Sofia e Ricardo começaram a namorar. Ao fim de três anos de namoro, Ricardo pede Sofia em casamento.

Ricardo terá em Luís um inimigo e em Manuela uma aliada.

Pages: 1 2 3 4 5