“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 5 a 11 de outubro de 2015

 

27º Episódio 

Catarina não desiste de saber quem é o pai e arromba a gaveta onde a mãe escondeu a carta que António lhe escreveu antes de morrer, certa de que ela lhe revelará a verdade que procura. Maria entra no quarto nesse momento e fica estarrecida ao ver Catarina com a carta na mão.

Catarina pede ajuda a Leandro para a ajudar a descobrir quem é o pai. O rapaz fica perplexo quando ela assume que está disposta a revolver as coisas da mãe até descobrir alguma pista.

Henrique lê o relatório sobre o teste de ADN que pediu a Inácio e ambos confirmam que as pessoas analisadas são pai e filho. Henrique agradece a Inácio e volta a pedir-lhe que não comente o assunto.

Duarte comenta com Teresa que vai reunir com o director financeiro da clínica e sugere que almocem juntos e com Benedita para discutirem o que ele apurar sobre a gestão de Henrique. Entretanto, desabafa as preocupações que tem relativamente a Beatriz, que agrediu Joana por pensar que ela é sua amante, sem esquecer como Pedro poderá ficar afectado com estas desavenças. Teresa propõe convidar o sobrinho para almoçar de vez em quando com os primos. Nem de propósito, Rita e Thomas entram na sala em grande discussão porque ele tem o computador em altos berros e ela o perturba com a sua meditação. Teresa obriga-os a pedirem desculpa um ao outro e também ao tio, que foi obrigado a presenciar a discussão. Duarte elogia os dotes mediadores da irmã.

Jéssica não esconde algum nervosismo por conhecer João, mas acabam por se cumprimentar, sorrindo. Enquanto vai buscar as bebidas ao bar, João conta ao irmão que ainda não teve coragem para voltar a falar com Inês, mostrando-se triste por isso. Fred aconselha-o a dar-lhe algum tempo, convicto de que ela o perdoará. João confessa que ainda não percebeu como é que se envolveu com Catarina e Fred, longe de saber que está a acertar exactamente no que aconteceu, sugere que ela o pode ter drogado. Entretanto, sugere ao irmão que se divirta enquanto está em Lisboa, para esquecer o seu desgosto.

Leandro faz conversa com Fernanda para que a mãe lhe dê qualquer pista que permita ajudar Catarina a saber quem é o pai mas a mãe percebe e deixa claro que esse é um assunto entre mãe e filha, em que eles não se devem meter.

Vítor recebe uma chamada de alguém que lhe dá conta de que algo que encomendou já chegou. Rúben ouve a conversa do pai e como ele faz segredo do que ele esteve a tratar, avisa-o para ter cuidado com o que anda a fazer, não vá a mãe descobrir. Entretanto, volta aos exercícios físicos que estava a acompanhar pelo computador e Vítor diz que só de o ver a praticar fica cansado.

Jorge exibe num espectáculo o seu número de magia, revelando-se um perfeito fracasso. Ainda mais quando Inácio surge entre a plateia e toma o seu lugar, para entusiasmo do público. Jorge ainda tenta permanecer no palco mas Inácio impõe-se e toma conta do espectáculo.

Teresa massaja Jonas que se queixa de dores de cabeça, depois de se ter estreado a dar aulas a miúdos, que lhe fizeram a vida num inferno. Rita percebe a tristeza do pai por não poder dançar e pede-lhe ajuda para coreografar uma actuação que tem de fazer na escola. Thomas resolve embirrar com a irmã porque ela nunca mais vai para a cama. Como Teresa defende que as pessoas só devem ir dormir quando o corpo pede, o filho acha que com uns pais como eles, qualquer um perde a vontade de ficar acordado até tarde.

Maria entra no quarto de Catarina sem bater e ela protesta por causa disso. A mãe vê que ela está a ver fotografias antigas e pergunta o que é que esperava encontrar. Catarina apressa-se a dizer que não procurava nada de especial mas Maria fica muito tensa, sem acreditar no que ela diz.

Henrique toma o pequeno-almoço à pressa e justifica que quer chegar à clínica antes de Duarte se reunir com o director financeiro. Inês também se despacha para ir com a mãe para a fábrica e confirma que está pronta para fazer o seu estágio, brincando com Sofia ao dizer que não sabe se ela está preparada para lidar com as suas ideias.

Antes de começarem a trabalhar, Inácio partilha com Joana a história da sua actividade como mágico amador, reconhecendo a rivalidade que o meio desperta. Joana não atende uma chamada de Duarte e continua a conversar com Inácio, assumindo que gostava de assistir a uma actuação sua.

Maria faz limpezas em casa e Catarina censura-a por não ter contratado uma empregada para fazer o serviço. A mãe desvaloriza e lembra-lhe que vão jantar a casa de Fernanda. Quando fica sozinha, Maria não resiste à tentação e relê a carta que António lhe deixou e parece-lhe claramente que ele está presente.

Benedita como chocolate para controlar os nervos e fala ao telefone com Beatriz, avisando-a que a audiência em que vão responder no tribunal por difamação já está marcada. Entretanto, aproveita para se certificar de que a cunhada não voltou a incomodar Duarte e Beatriz responde que não é louca e que irá ficar quieta. Benedita revela que vai uns dias ao Porto e deixa em aberto a possibilidade de se encontrarem.

Terminada a conversa com a cunhada, Beatriz vai abrir a porta e fica muito enervada ao ver que se trata da polícia. O agente avisa-a de que vai ser notificada por causa de uma denúncia por agressão. A jornalista nega inicialmente a acusação mas acaba por se trair ao dizer que na altura própria falará sobre o que fez a Joana e o que ela lhe fez a ela. Quando o agente se vai embora, Beatriz perde a pose de mulher forte e fica muito preocupada.

Adriana rejeita o convite de Rúben para almoçar, justificando que tem um cliente para atender e uma aula para dar a seguir. Rúben reage com algum despeito e depois de saber do que trata um livro que ela está a ler, insinua que ela gosta de mulheres. Adriana faz-lhe ver que nem todas as raparigas caem na sua cantiga e que ele deve habituar-se a ser rejeitado de vez em quando. Rúben não fica convencido.

Fernanda conta a Maria que Leandro falou com ela sobre o pai de Catarina, convencida de que foi ela a pedir-lhe para o fazer. A amiga reconhece que não está a ser fácil demover a filha de procurar o pai e Fernanda chama a atenção para o risco de ela descobrir a verdade, principalmente se descobrir e ler a carta que António lhe escreveu antes de morrer. Maria conta que a carta está muito bem guardada e fechada à chave. Catarina, que acaba de chegar, ouve a conversa sem que notem a sua presença e quando se revela, finge que não escutou nada.

Duarte conta a Teresa e Benedita que detectou algumas irregularidades na gestão de Henrique na clínica. Benedita esforça-se por esconder a sua apreensão quando o nome de William vem à baila, pois Duarte revela que a equipa de investigadores tem estado a receber fortunas em horas extraordinárias, paga com dinheiro que vem do laboratório que ele representa. Benedita fica perplexa e desconfiada do papel do marido em tudo aquilo.

Luís prepara um prato requintado e dá-o a provar a Maria. Ela confessa não apreciar a iguaria por aí além e chama a atenção para a necessidade de começarem a poupar nalguns ingredientes, que são demasiado caros para os lucros que proporcionam. A discussão entre os dois é inevitável e Luís expulsa Maria da cozinha atirando-lhe um molho de espinafres. Ela não se atemoriza e deixa-lhe a ementa com os pratos que quer que ele elimine.

Isabel tenta entusiasmar Patrícia com o início dos tratamentos experimentais em que vai participar e socorre-se de Henrique, procurando que ele dê um sinal de que tudo vai correr bem. O médico observa a ficha clínica de Patrícia e limita-se a não contrariar Isabel, prometendo que vão fazer tudo para que o tratamento produza os efeitos desejados.

Consciente de que se excedeu, Luís vai ao escritório do restaurante e pede desculpa a Maria pela discussão que tiveram, justificando que fica enervado a dividir o espaço na cozinha. Maria desvaloriza o incidente e aceita as tréguas.

Inácio vai ao posto de combustível comprar umas revistas e Jorge, ao vê-lo, ordena a Fernanda e Sandra que o atendam e escapa-se para o armazém. O investigador, quando vai pagar, tira do bolso um valete de copas e pede-lhes que o entreguem a Jorge. Sandra comenta com Fernanda que eles devem ter sido namorados e que o caso deve ter acabado mal. Quando Jorge regressa à zona do atendimento, Fernanda e Sandra calam-se. Entretanto, vão até ao exterior do posto, atraídas por uma buzina que toca com insistência. É Vítor que chega com um carro novo, perante a estupefacção da mulher, que pergunta logo de onde veio o dinheiro para o comprar. Vítor mente e diz que recebeu dinheiro que lhe deviam e que decidiu fazer-lhe aquela surpresa, acrescentando que sem meio de se deslocar não conseguiria ir trabalhar. Sandra apoia a ideia de Vítor e Fernanda fica convencida.

Catarina procura desesperadamente a carta que António escreveu à mãe antes de morrer. Quando consegue arrombar a gaveta onde a carta estava guardada, é surpreendida por Maria que fica estarrecida ao vê-la com o envelope na mão. 

Pages: 1 2 3 4 5 6