[Edição final] Os Melhores da Década – Curiosidades!

Zapping

É com prazer que apresento hoje a última crónica das Curiosidades da Década. Espero que tenham gostado e se divertido a ler. Diga de sua justiça, faça a sua análise e comente os vencedores e vencidos no fórum Zapping.

Chega assim ao fim o concurso que decidiu encontrar os melhores formatos da década 2003 a 2013. Gostava de agradecer ao Zapping por ter disponibilizado este espaço para esta rubrica, mas também à Inês Silva, responsável pelo formato e que me convidou para poder fazer parte deste grupo.

– Um dos nossos finalistas é o “Somos Portugal”, da TVI. Este formato que enche os cofres da estação de Queluz de Baixo, e é líder incontestável de audiências, foi trazido por José Fragoso à antena. Mas antes de ter uma emissão regular, e ter o nome que tem, começou por ser apenas um programa especial, em direto de Tomar, da Festa dos Tabuleiros apresentado por Cristina Ferreira.

-“Morangos com Açúcar” fez furor durante anos na TVI. O seu aparecimento, dizem, deu-se para combater o sucesso das tardes da SIC, “New Wave”. E teve resultados. Durante anos toda a família se juntava para ver “Morangos com Açúcar”. O sucesso foi tão grande que até a grande indústria noveleira comprou os direitos. A primeira temporada da série foi emitida no Brasil, pela TV Bandeirantes e foi considerada a melhor novela estrangeira do ano no país. Mas nos “Morangos com Açúcar” nem tudo foi um mar de rosas. O ator Rodrigo Saraiva foi despedido da série por, alegadamente, ter tido atitudes de racismo com o ator, e falecido, Angélico Vieira.

– “Factor X” foi a aposta da SIC para este Outono/Inverno 2013, para combater com “ A Casa dos Segredos”, da vizinha TVI. Contudo, este programa já era para ter estreado na tv portuguesa no início de 2012, mas as boas audiências de “Peso Pesado” foram melhores do que o esperado e, por isso, a SIC apostou na 2ª edição do formato, engavetando o “Factor X”.

– “Belmonte”, no início em que se começou a falar desta novela, tinha como protagonistas Sofia Ribeiro e José Carlos Pereira. Depois falou-se que haveria um trio de protagonistas: Paula Lobo Antunes, Fernanda Serrano e Paulo Pires. Todos sabemos que estes prognósticos estavam errados. Até mesmo no que toca ao horário de emissão, já que falou-se também que esta novela seria a substituta de “Doida por Ti”.

– Diana Bastos tem, neste lote de finalistas, duas músicas delas, mas a verdade é que a artista é mais conhecida pelo seu impressionante trabalho com Pedro Abrunhosa. Seguiram-se discos a solo, colaborações com artistas de renome internacional, e agora uma colaboração estreita com os Trabalhadores do Comércio.