“Dancin’ Days”: 16 a 22 de setembro

326º Episódio

Filipa encontra Gui na cama e, desconfiada, pergunta-lhe o que está a fazer ali. Ele ainda a faz sentir culpada dizendo que acha que ela lhe pegou a gripe e que, por isso, teve de se deitar. A namorada começa a vestir o pijama e ele, continuando a sua encenação, pede-lhe que não o faça, dispondo-se a aquecê-la. Filipa lembra-lhe que está adoentada e enfia-se na cama, aninhando-se em Gui, que lhe beija o ombro com carinho.
Do lado de fora do quarto, na varanda, Nádia veste-se à pressa e, certificando-se que não está a ser vista, foge pelo jardim.
Teresa finaliza a conversa que foi ter com Ramiro e chora, perguntando que culpa teve se o pai denunciou o pai de Bernardo à polícia política, defendendo apesar de tudo o que ouviu, que o pai era um homem duro, mas de princípios. O caseiro desabafa que se ela soubesse o que os trabalhadores sofreram naquele tempo, não acreditaria, acrescentando que quando se deu a revolução, se o pai dela estivesse na herdade, tinha levado um tiro, por todo o mal que lhes fez. Teresa aceita o lenço que Ramiro lhe estende, limpa as lágrimas e regressa a Lisboa.
Júlia faz a mala com a ajuda de Mariana, entusiasmada com a viagem que vai fazer a Itália e satisfeita por ir acompanhada por Nicole. Questionada pela filha sobre se já falou com Duarte, confessa que ele lhe ligou várias vezes mas que preferiu não atender, pois não quer voltar a perturbar a sua vida, que ele refez com outra pessoa. Mariana duvida que isso seja assim, uma vez que ele apareceu no tribunal para a ver. Júlia agarra Mariana e olhos nos olhos confessa que é ela o grande amor da sua vida, por quem esperou e em quem pensou durante os dezasseis anos que esteve presa. Mariana não insiste e abraça a filha.
Filipa decide levantar-se para tomar um banho para ver se relaxa e alivia a dor de cabeça e convida Gui para lhe fazer companhia. Ele repara que o soutien de Nádia está debaixo da almofada e apressa-se a escondê-lo. Nesse instante batem à porta e Filipa abre, entrando Nádia que diz precisar que Gui lhe assine uns papéis. Gui certifica-se de que Filipa já está na casa de banho e beija a estagiária, entregando-lhe o soutien, com a promessa de continuarem o que deixaram a meio. Filipa quase os surpreende quando volta atrás porque se esqueceu da toalha. O namorado promete que vai descer apenas para assinar os papéis de que Nádia precisa e falar a Duarte, regressando o mais depressa que puder.
Ester pede a Áurea que convide Rafael a jantar lá em casa, pois gostava de conhecê-lo. A filha não gosta muito da ideia por achar que ainda é demasiado cedo e porque só tem cabeça para pensar em Inês. A mãe insiste para que leve o namorado e vinca que já não podem fazer mais nada pela neta, a não ser alimentar a esperança de se cruzarem por caso com ela na rua. Amélia reconforta-as lembrando que Inês acaba sempre por aparecer.
Mariana confessa a Júlia e Raquel estar um pouco receosa de não saber responder às perguntas do teste que vai fazer na companhia aérea. João, que entretanto chega, brinca com ela metendo-lhe mais medo. Ao perceber a sua aflição, desfaz a brincadeira. Júlia mostra-se entusiasmada com a viagem a Itália e Raquel pergunta a João se está disposto a ficar sem Mariana com regularidade. Ele replica que já conversou com ela sobre isso e que lhe dá todo o apoio.
Luísa fica excitada quando Isabel lhe conta que continua nauseada e que já tem um atraso de quinze dias. A amiga pergunta-lhe se está gravida mas ela pede-lhe, em surdina, que fale baixo e lembra-lhe os problemas que teve com Urbano, de quem nunca conseguiu engravidar. Isabel receia estar com algum problema grave no colo do útero e Luísa reforça que deve fazer todos os exames médicos, pois com essa situação não se brinca. Isabel aproveita para aconselhar Luísa a controlar Ivo. A amiga também reconhece que ele às vezes se descontrola demais e que já o aconselhou a tirar férias mas que ele não quer largar a loja nem por nada.
Sónia apanha-se sozinha na loja com Wilson e finge que está muito cansada, queixando-se que Cristóvão a sobrecarrega de trabalho. Quando o gerente chega, acompanhado por Matilde, chama-lhe à atenção que não deve obrigar Sónia a fazer o trabalho mais pesado. Matilde reage contra aquela injustiça mas Cristóvão trava-a, prometendo ao patrão que fará tudo como ele quer. Wilson diz que vai tomar um café e Sónia aproveita o momento para o acompanhar. Matilde confessa já ter percebido que Sónia andava metida com o patrão e defende que Cristóvão devia era estar a trabalhar na NASA em vez de estar a aturar aquela gente. Temerário, o namorado responde que ter aquele emprego já não é nada mau.
Rafael janta com a família de Áurea e quando Amélia chega com os cafés ajuda-a a servir. Alberto comenta que a estadia em Londres lhe fez bem e o tornou mais crescido. Carminho acha que o sobrinho devia experimentar estudar lá. Todos ficam preocupados com a reação de Áurea mas ela conta que já tinha conversado com Rafael, chegando à conclusão de que o filho até podia completar todos os estudos em Londres. Ester, denotando alguns ciúmes faz notar que a família está a ficar muito viajada. Carminho confessa que só vai acreditar que ganharam uma viajem a Las Vegas quando entrarem no avião e Jorge brinca, dizendo que talvez seja melhor reclamarem já o prémio e tratarem dos passaportes. Alberto aproveita para lhe pedir que faça um levantamento dos vinhos que encontrar. Amélia provoca o patrão perguntando se ele por acaso não está a pensar ir também. Ester atira que a filha e o genro vão para namorar e não para andarem com velhos atrás. Alberto faz-se de desentendido e provoca a empregada dizendo que Amélia não vai. Áurea conta que vai deixar o grupo de teatro por ter agora uma relação diferente com Rafael, uma vez que já não são apenas paciente e terapeuta, acrescentando que quando Inês reaparecer, logo procura outro grupo. O ambiente fica mais pesado com aquela lembrança.
Isabel senta-se ao lado de Urbano na sala e conta-lhe que está grávida. O médico fica emocionado e ela quase chora de alegria. Urbano quer ligar logo a Carminho e Jorge para contar a novidade mas Isabel prefere esperarem até à confirmação de que está tudo bem. Urbano ri-se e abraça a mulher.
Depois do jantar, Mariana, Raquel e João despedem-se de Júlia, desejando-lhe boa viagem. Assim que fecha a porta recebe uma mensagem de Duarte que pergunta se não se podem encontrar. Júlia não resiste ao impulso e telefona-lhe. Duarte fica entusiasmado mas depressa cai na desilusão porque ela lhe pede que não volte a contactá-la, acrescentando que vai viajar por Itália e que precisa de tempo e distancia para se reorganizar. Duarte afirma ter pensado que podiam ser pelo menos amigos, mas respeita a sua decisão e desliga o telefone prometendo não insistir mais em revê-la.
Teresa regressa a casa muito enervada e tem Clara à sua espera. A empregada mostra-se preocupada com ela mas Teresa descarrega nela toda a raiva que sente e despede-a, acusando Clara de estar ali em casa sob as ordens de Bernardo para controlar os seus passos. A empregada vai arrumar as suas coisas para se ir embora e Teresa despeja whisky num copo, devorando-o de um trago.
Duarte dá um raspanete a Gui por ele se ter enrolado com Nádia e garante que nunca mais o safa se voltar a trair Filipa. O irmão diz da boca para fora que não se voltará a repetir, virando a conversa para Júlia. Duarte conta que ela lhe ligou para dizer que vai viajar, pedindo-lhe que nunca mais a contacte. Gui defende que as mulheres nunca dizem o que realmente querem e insiste com o irmão para que vá atrás dela, oferecendo-se para ficar com Martim enquanto eles se acertam. Duarte recusa e diz que este afastamento poderá vir a ser bom para os dois, ciente que acabou tudo de vez.
Júlia chega ao aeroporto e telefona a Nicole para saber se já lá está. A amiga ainda está a sair de casa e diz que adormeceu, protestando com Hernâni que não a acordou. Este continua deprimido e lamenta que nem na última noite da mulher em casa, não a tenha conseguido satisfazer. Nicole manda-o deixar as lamúrias para o caminho, mas o marido está inconsolável, temendo que ela se apaixone em Itália por algum Topo Gigio
Armado ao galaró. A mulher suspira e diz que ele a cansa.
Gui não desarma e convence Duarte a ir ao encontro de Júlia antes que ele parta para Itália, pedindo a mota emprestada ao rececionista do hotel. Depois telefona a Mariana e pede-lhe o número do telemóvel de Nicole.
Ester fala ao telefone com Vera que está a viajar pela europa e irrita-se com Alberto que começa a fazer-lhe perguntas, indiferente ao facto de a mulher estar a fazer uma chamada.
Áurea e Bruno procuram no atelier de Inês uma pista que os leve a ela, mas em vão. Bruno pergunta à mãe se está bem quando a vê tomar um comprimido. Áurea disfarça a tensão mas está quase a chorar.
Raquel respira de alívio por saber que está livre do cancro da mama e agradece a Babi por ter ido com ela fazer o exame. Nesse momento recebe uma chamada de Mariana a contar que passou à segunda fase do recrutamento para assistente de bordo e que Nonô também conseguiu. Raquel desliga a chamada e comete a inconfidência de comentar assunto com Babi que fica chocado porque a filha não lhe disse nada. Raquel pede desculpa por se ter adiantado e pede a Babi que finja não saber de nada quando a filha lhe contar. Babi está desiludida com Nonô.
Júlia fala ao telemóvel com Nicole que lhe diz para que embarque sozinha, pois não consegue chegar a tempo. Duarte chega com dificuldade ao aeroporto e tenta comprar um bilhete para Veneza mas no balcão dizem-lhe que o avião está cheio. Duarte afasta-se desiludido mas avista Nicole que corre para ele e lhe conta que Gui lhe ligou.
Mariana e Nonô contam a João que a entrevista e teste para assistentes de bordo correu bem. Nonô teme pela reação da mãe, quando lhe contar que se candidatou.
Júlia está a acomodar-se no interior do avião e de repente sente que alguém está a sentar-se ao seu lado, pensando que se trata de Nicole. Quando olha para o lado fica estupefacta ao ver Duarte que lhe diz olá.

Pages: 1 2 3 4