“Dancin’ Days”: 2 a 8 de setembro

318º Episódio

Teresa aguarda com grande expectativa a resposta de Cremilde mas esta consegue controlar a atrapalhação e nega ter conhecido os pais dela. A mãe de Bernardo diz que fez confusão, reconhecendo apenas que trabalhou no campo ao serviço de patrões que tinham muito dinheiro e que só saiu do Alentejo quando o marido morreu. Bernardo, sem se mostrar enervado, esclarece que a mãe trabalhou numa casa igual aos dos pais de Teresa. Cremilde bebe água para se acalmar e pede ao filho que a leve de volta ao lar. Teresa afirma com alguma preocupação que não é normal o estado de cansaço da sogra e Bernardo diz que vai informar a enfermeira que estiver de serviço no lar para que esteja atenta ao estado de saúde de Cremilde. Enquanto Teresa vai buscar o casaco da sogra, Bernardo faz ver à mãe que o colocou numa situação delicada e que tem de controlar o ressentimento.

Mafalda fica irritada e conta a Duarte que acabou de receber outra mensagem anónima a desejar-lhe a morte. Duarte defende que devem fazer queixa na polícia. Nesse instante, o telemóvel sinaliza mais uma mensagem que acaba de chegar. Depois de um momento de perplexidade, desatam os dois a rir porque se trata de um aviso de que está a terminar o prazo para carregar o telemóvel. Mafalda sugere que Duarte permita que Martim vá passar mais um dia com Inês e oferece-se para vigiar o encontro. Ele pensa um pouco e acata a sugestão e brinca, dizendo que por uma questão de logística ela deve dormir lá em casa.

Carminho conversa a sós com Áurea e incentiva-a a reconstruir a sua vida com Rafael, tal como Aníbal fez com Germano. A irmã lembra que da última vez que tentou, correu mal. Carminho contrapõe que Rafael é muito deferente de Lourenço e Áurea fica convencida a tentar a sua sorte com o encenador.

Wilson e Sónia estão sentados numa mesa do shoping e ele explica-lhe a proposta que fez a Veiga para comprar a loja. Ela finge estar a prestar-lhe atenção mas descalça-se e começa a percorrer-lhe a perna com o seu pé. Wilson trava-lhe a ousadia e pede-lhe que mantenha segredo sobre a relação que têm até que ele conclua o negócio. Sónia promete conter-se, certa de que o empresário angolano já não lhe foge. Matilde, à porta da mercearia gourmet, assiste à cena.

Cristóvão atende uma cliente e como ela está acompanhada por uma criança faz propaganda às actividades que o centro comercial tem para os mais novos. Depois da cliente sair da loja, Matilde abeira-se de Cristóvão e conta-lhe que viu Sónia a assediar Wilson e chama-lhe meretriz. Cristóvão critica-lhe a linguagem mas é bombardeado com mais uma reclamação da namorada, que lhe exige que afaste Cátia de vez, dizendo que devia mandá-la para a lua, pois os Estados Unidos são demasiado perto. Cristóvão revela, em jeito de desculpa, que já fez tudo o que podia e que aguarda apenas que Cátia seja admitida no curso de cinema. O gerente da mercearia gourmet queixa-se de não ter tempo para concluir o seu projecto científico e pede para que ela o ajude, sugerindo que o façam na sua casa, a escutarem a banda sonora da Guerra das Estrelas. Matilde acusa-o de querer levá-la para a cama, mas acaba por aceitar, desde que ele a trave, se ela começar a ficar muito descontraída.

Nicole entrega o bálsamo a Hernâni mas ele diz que ainda está todo besuntado. A mulher exige-lhe que recupere depressa, pois não está disposta a esperar eternamente para voltar a ter relações. A conversa resvala nas desculpas que ele apresenta e a manicura chega a desconfiar que ele anda outra vez metido com outras. Hernâni desmente, mas consegue irritar Nicole.

Mónica está radiante por estar prestes a ter os irmãos perto de si novamente. Liliana conta que a sua entrevista para trabalhar na Blondie correu muito bem e que deverá dar-se bem com a produtora de moda da revista, com quem irá trabalhar. Isabel oferece a sua casa para ele e Fábio ficarem, enquanto não arrendarem uma. Urbano adivinha que essa tarefa não será difícil.

Quando Mónica e Liliana vão para o quarto, Isabel comenta com o marido que, afinal, tudo correu como desejaram.

Mariana pede ajuda a Júlia para tomar conta de Carolina, porque tem uma sessão fotográfica agendada. Raquel também se oferece para ajudar, uma vez que só à noite tem de ir para o Dancin’ Days. Artur propõe que almocem os três juntos com Carolina mas Júlia recusa com o pretexto de querer dedicar-se por inteiro à neta. O marido reconhece com bom humor que estará a mais. Depois de ficar a sós com Raquel, Júlia revela à irmã que Artur mostrou o desejo de ser pai e reconhece que ela própria gostava de voltar a ser mãe. Só que não quer ser mãe de um filho de Artur. Raquel diz à irmã que ela tem um problema grande para resolver.

João conta a Mariana que Lucas se tem encontrado com Catarina, seguro de que Nonô pode perder as esperanças de o reconquistar. Mariana assume que tem de alertar a amiga, para que ela não alimente esse sonho.

Mariana vai entregar Carolina a Júlia e enquanto a mãe faz o café, pergunta a Raquel porque razão assumiu em tribunal que matou Hugo, quando toda a gente sabe que não o fez. A tia responde que foi para livrar Júlia de ser presa e repete que se tiver de tomar o lugar da irmã, o fará com gosto pois ela tem muito mais a perder cá fora. Artur surge entretanto, vindo do quarto e vai para a cozinha ao encontro de Júlia, enquanto atende uma chamada de Jorge, com quem combinou ir ao ginásio.

Carminho confessa a Jorge que está mais descansada, agora que ele e Artur se entenderam. O marido responde que isso resulta da frontalidade dos homens. Carminho mostra-lhe o novo colar que fez e Jorge dispara-lhe um elogio a que ela reaje toda derretida. A massagista comenta que gostou muito do jantar em casa da mãe, principalmente por achar que Inês está muito melhor. No entanto, Carminho não deixa de estranhar que ela ainda use a aliança de casamento com Duarte.

Inês conversa com Mafalda e finge que está a ser sincera quando a elogia pela forma como tem tratado de Martim. Dissimulada, deseja que se continuem a dar tão bem e, com grande diplomacia, tenta perceber se existe realmente algo entre ela e Duarte, adivinhando que o ex-marido não teria uma confiança tão grande, se fosse apenas a babysitter do filho. Mafalda não tem resposta e é salva por Áurea, que traz o neto já com a fralda mudada, esclarecendo que o brinquedo que ele tem na mão pertenceu a Bruno, mas que está devidamente limpo.

Ester obriga Ivone a rever as condições do contrato para a exportação de vinhos, ameaçando cancelar o negócio. A alemã é forçada a ceder.

Nicole tenta ser simpática com Hernâni ao preparar-lhe um pão com doce mas fica irritada quando ele insinua que ela pode estar a enganá-lo de novo, como quando lhe escondeu o comprimido azul no iogurte. A manicura defende que cada um tem a sua parte de culpa pelo excesso de potencia que ele sofreu, já que também tinha tomado por sua conta um comprimido para voltar a ter erecção. A discussão é interrompida por Tânia que está a ligar de Espanha, durante um intervalo das aulas.

Mafalda elogia o comportamento de Inês mas Duarte insiste que ainda não confia na ex-mulher. Nesse momento, o telemóvel da babysitter volta a tocar e ela lê com preocupação a mensagem que lhe pergunta como é que quer morrer. Duarte explode de indignação e decreta que têm de apresentar queixa na polícia, adiantando que enquanto a companheira de casa da namorada não regressar, ela dormirá em sua casa com ele e com Martim.

Artur termina o treino com Jorge no ginásio e vai ao gabinete onde Carminho está a dar uma massagem a Júlia e ouve a mulher comentar com a amiga que Duarte, que não lhe é nada, fez questão de ir a sua casa dizer-lhe que acredita que ela não assassinou Hugo. Artur não resiste e entra no gabinete perguntando a Júlia se convidou Duarte para ir lá a casa. Ela dispara que estava a ter uma conversa privada e que ele devia ter batido à porta antes de entrar. Carminho percebe a gravidade do momento e deixa o casal a sós, para que converse.

Raquel conta a Babi que assumiu que matou Hugo, apenas para evitar que Júlia passe mais vinte anos na cadeia e que, apesar de essa possibilidade não estar afastada, ao menos conseguiram ganhar tempo.

Jorge fica de boca aberta quando Carminho lhe conta que Artur acabou de saber que Júlia se encontrou com Duarte, enquanto ela estava em casa, em prisão domiciliária.

Artur, com o coração desfeito, diz que se sente traído por Júlia ter recebido Duarte, enquanto estava detida em casa. Ela ainda argumenta que nada se passou entre eles e que Duarte apenas lhe foi dar a solidariedade que ele não lhe concedeu. O marido reconhece que duvidou da sua inocência na morte de Hugo, mas defende que não merecia ter sido enganado. Artur não se detém e decreta que não se contenta em ser o segundo, acrescentando que o casamento acabou. Júlia, muito nervosa, não consegue dizer mais nada.

Pages: 1 2 3