“Duarte & Companhia” pode ter ‘remake’ em breve

“Duarte e Companhia” pode ganhar, em breve, um ‘remake’

“Duarte & Companhia”, mítica série da RTP, pode ter um remake brevemente, segundo avança Rui Mendes, protagonista, ao Diário de Notícias.

Quando confrontado com o cenário de poder voltar a dar corpo à personagem do detetive algo incompetente, mas com muita sorte e que resolvia os casos, muitas vezes sem querer, o ator diz que já ouviu falar dessa possibilidade «mas até ao momento não foi confirmado».

Para aceitar este desafio, Rui Mendes refere ao jornal que «tinha de conhecer melhor o projeto. Foi em 1985, há 27 anos. O que se fez no passado, está feito e pode até ficar esquecido. Houve uma altura em que ouvi dizer que a série estava condenada a ser desgravada. Voltar a fazer projetos é sempre uma hipótese. Faz-se muito no cinema [remakes], mas nunca com o mesmo sucesso».

A RTP tentou, em 1993 reeditar o sucesso. Não se tratou de um remake, mas sim de um produto de ficção muito parecido, nos mesmos moldes e com grande parte do elenco. Mas “Bando dos Quatro” depressa caiu no esquecimento.

Quanto ao regresso à televisão, o ator diz não demonstrar grande pressa. «Tenho uma relação peculiar com a televisão» porque esta se «tornou um negócio». Admite ainda alguma mágoa com o horário de “O Olhar da Serpente”, novela da SIC que acabou por transitar para a madrugada. Assume, no entanto, que quando se faz televisão «o dono do produto é que o pagou e produziu, por isso temos de aceitar que ele faça o que quiser».

Rui Mendes está em vésperas de regressar ao teatro, ao lado de Adriano Luz, com a peça “Reis da Comédia”. O seu último papel em televisão foi com o Hermano Saragoça de “Anjo Meu” (TVI).