Daniel Oliveira quer SIC Caras mais abrangente em 2015

SIC CARAS

A SIC Caras completou 1 ano de vida e o diretor do canal, Daniel Oliveira, está agradado com estes primeiros 12 meses de existência.

Para o responsável o balanço é «muito positivo» porque «num contexto socioeconómico, difícil a SIC e a NOS tiveram a ousadia de apostar num novo canal, cujo contexto em que surge é de mutação do próprio mercado televisivo e sobretudo dos hábitos de consumo», explicou ao jornal Briefing.

As audiências da SIC Caras andam à volta dos 0.1% de share, algo que é justificado pelo facto de só se poder assistir ao canal na divisão da casa que tem a box: «Como sabe, a SIC Caras está no serviço digital da NOS e só pode ser vista na divisão do lar em que existe uma box, o que, por um lado, nos liberta do comparativo com os canais que não estão nestas circunstâncias, mas, por outro, influencia as escolhas de programação. Programar para todos não é o mesmo que programar para alguns, é incomparavelmente mais complexo e cirúrgico apontar a uma franja de público. Dou um exemplo prático: recebemos muitas mensagens de adolescentes que gostariam de ver alguns dos programas da SIC Caras no refúgio do seu quarto, porque na sala o pai está a ver o futebol ou a mãe a novela».

No primeiro ano, os grandes eventos, nacionais e internacionais são o destaque para o diretor: «Conseguimos logo a abertura do canal, por tudo aquilo que simboliza e pelo evento que conseguimos criar nesse contexto, mas depois, ao longo do ano, a cobertura da gala dos Globos de Ouro ou a proclamação de Felipe VI como rei de Espanha e a transmissão de eventos como os Grammy, os Golden Globes ou o desfile da Victoria’s Secret e a estreia de uma linha de ficção histórica com Isabel», resume.

Os objetivos para 2015 são dois: «Conseguir estar em cima da atualidade de uma forma mais presente e se possível em direto, quando isso se justificar» e «conseguir que o canal chegue a mais lares e com isso se alarguem as suas ambições no domínio da televisão por subscrição».

Todos os grandes eventos que a SIC Caras transmitiu este ano estão assegurados no próximo ano, como os Emmy ou os Globos de Ouro americanos, mas há uma grande novidade: «Teremos os Óscares, com uma cobertura ampla, antes, durante e depois da cerimónia. É motivo de grande satisfação termos conseguido somar a todos os eventos dos quais já detínhamos os direitos o momento mais importante do ano para a indústria do cinema», sintetiza Daniel Oliveira ao Briefing.