“Destinos Cruzados”: Alexandra Lencastre vai interpretar quatro personagens

Destinos Cruzados
Alexandra Lencastre prepara-se para interpretar quatro personagens em “Destinos Cruzados”

Alexandra Lencastre é a grande protagonista de “Destinos Cruzados”, novela que a TVI estreia no próximo domingo depois do “Jornal das 8”.

Da autoria de António Barreira, “Destinos Cruzados” retrata a história de Laura Veiga de Andrade e Sílvia Candeias Moreira, duas mulheres fisicamente iguais, que vivem em mundos completamente opostos, mas que a vida vai fazer com que se cruzem, mudando as rotas dos destinos de ambas.

Laura é uma mulher elegante, rica e arrogante, e Sílvia é uma pessoa simples e homesta que sempre se dedicou aos outros, por vezes mais do que a ela própria.

Quando se veem com as vidas trocadas devido a uma explosão de uma bamba de gasolina, Sílvia passa a morar no luxuoso mundo dos Veiga de Andrade. Já Laura vai parar a casa dos Moreira, em Oeiras, onde tem que conviver com Humberto, um marido violento.

À TV Mais, Alexandra Lencastre mostra-se feliz com o trabalho que tem vindo a realizar. Ao contrário do que se pensava, a atriz não vai só interpretar duas personagens, mas sim quatro.

 «Fazer dois papéis é uma loucura! Às tantas, o Barreira dizia-me: ‘Alexandra, tu prepara-te, porque não vais fazer duas, mas quatro’, ia-me dando uma sulipampa. É um bocadinho esquizofrénico e, neste momento, tenho de estar racional».

É que quando se der esta troca de identidade, Alexandra Lencastre tem que alterar um pouco as personalidades das suas personagens para que na história ninguém perceba que ‘ela não é ela’.

Mulheres de Areia

Esta técnica de representação é comum nas novelas onde as protagonistas se vêm obrigadas a trocar de papéis. Um dos casos mais conhecidos foi “Mulheres de Areia”. Nesta novela Glória Pires defendeu as suas personagens, conseguindo viver, na altura, quatro personagens e estabelecer diferenças que dispensavam avisos ao público. Além de ser a Ruth e a Raquel, ainda conseguiu ser a Raquel ‘a imitar a Ruth’ e a Ruth ‘a imitar a Raquel’, sempre de forma credível e sempre com o espectador a perceber tudo, devido à técnica da atriz.

A gravar cerca de 17 horas por dia nas gravações de “Destinos Cruzados”, Alexandra Lencastre está radiante com estas personagens, sobretudo com Laura, que salta telhados, usa armas e até conduz com o braço partido.

«Apesar de estar mais gordinha e mais velha, faço imensas cenas de acção de que gosto imenso, como a explosão», conta a atriz acrescentado que «sinto o peso da idade, mas é giro perceber que ainda sou um bom soldado e que consigo cumprir, apesar de sentir um grande cansaço», termina.