Discovery estreia nova temporada de “Segredos do Universo com Morgan Freeman”

Segredos do Universo com Morgan Freeman
“Segredos do Universo com Morgan Freeman” estreia no Discovery

“Segredos do Universo com Morgan Freeman”, programa apresentado pelo oscarizado ator regressa ao Discovery Channel para a sétima temporada.

Trocamos o telescópio pela lupa para examinar com detalhe os mistérios do nosso planeta. Com a mesma curiosidade de sempre, os novos episódios, que estreiam a 1 de janeiro às 23h, vai analisar questões que afetam diretamente a Humanidade: a morte, o sexo e a tecnologia, entre outras.

No arranque da nova temporada, o programa vai analisar os fatores que levam uma pessoa a tornar-se num terrorista.

Ao fim de seis temporadas a responder às grandes perguntas do Universo, Morgan Freeman regressa ao ecrã do Discovery Channel para analisar questões mais “domésticas”, que só fazem sentido na Terra.

O programa vai tentar encontrar respostas para questões que nos são próximas, atuais e diretamente relacionadas com o ser humano.

Entre elas, problemas dos nossos tempos: como se cria um terrorista e a falta de privacidade na sociedade moderna.

COMO SE FABRICA UM TERRORISTA?

O primeiro episódio vai tratar de explicar como é possível que alguns seres humanos possam esquecer totalmente o seu instinto de conservação e tornarem-se terroristas, dispostos a matar e morrer por uma causa, ignorando as consequências dos seus atos.

Para isso, Freeman terá a ajuda de especialistas em grupos terroristas, como o Daesh e a Al Qaeda, que se perguntam como podemos derrotar um inimigo que mata civis sem misericórdia e para quem o mundo inteiro é um campo de batalha.

O antropólogo Scott Atran visita a linha da frente no Iraque para entrevistar os combatentes capturados pelo Daesh, enquanto o psicólogo social Nafees Hamid inicia conversas em chats na internet com jihadistas para descobrir como se recrutam futuros terroristas.

O também psicólogo Jay Van Bavel explicar-nos-á como desumanizam as pessoas alheias ao grupo para poderem cometer estas atrocidades com frieza e sem qualquer tipo de remorsos.

O primeiro episódio vai ainda mostrar aos espetadores um método matemático desenvolvido por um antropólogo evolucionista, Peter Turchin, que permite prever a ascenção das potências militares do mundo e que antecipou o auge do Daesh dez anos antes do sucedido.

JÁ NÃO EXISTE INTIMIDADE?

 No segundo episódio de ‘Segredos do Universo’, Morgan Freeman pergunta se a privacidade, tal como a conhecíamos até agora, está a desaparecer, debaixo do controlo que oferecem os diferentes dispositivos conectados à internet.

Acreditamos que a vida privada é um direito fundamental mas, a cada dia, dezenas de câmaras captam as nossas imagens, os movimentos que fazemos são analisados na rede e somos permanentemente rastreados eletronicamente.

Será um pesadelo sobre o qual não temos qualquer controlo ou poderá esta falta de privacidade melhorar-nos a vida?

O programa vai contar com especialistas que partilharão os seus conhecimentos para percebermos se esta transparência absoluta é prejudicial ou se pode fazer-nos a nós próprios e aos nossos governos mais honestos e felizes.

Nos diferentes episódios, o programa tratará de averiguar se é possível controlar a Terra graças à tecnologia, hackeando todos os sistemas do planeta e comandar, por exemplo, a meteorologia e a geologia.

E vai mais além: conseguirá o Homem do futuro alcançar verdadeiros milagres, como vencer a morte, tornar a Humanidade mais inteligente, libertar-se da tirania da reprodução sexual e dominar os virus para convertê-los em aliados? Desta forma, perguntar-se-á se todas estas melhorias projetadas pelo Homem acabarão por dar lugar a uma nova espécie com poderes de um jedi e se a nossa natureza será capaz de suportá-lo sem se autodestruir.  

A nova temporada de “Segredos do Universo com Morgan Freeman” estreia a 1 de janeiro, às 23h, no Discovery Channel.