Dona da TVI vai dar lucros à Prisa

Media-Capital

A Media Capital (MC), dona da TVI, fechou o ano passado com um lucro de 16,5 milhões de euros, uma subida de 20% face ao exercício anterior. Um resultado de «assinalar», refere ao Correio da Manhã Olívia Mira, administradora financeira da MC, devido à situação económica do País.

Para este resultado, a responsável destaca a redução dos gastos financeiros (diminuíram em 1,3 milhões) e o contributo das rádios, onde as receitas subiram em 1,6 milhões. A publicidade também teve um ano positivo, com um crescimento de 11% (mais 11,4 milhões, 9,8 dos quais na área televisiva), para 114,1 milhões. Já os proveitos com chamadas de valor acrescentado caíram acima dos 20%, apesar de o grupo não detalhar os números deste negócio. No total, as receitas foram de 179,8 milhões (quebra de 1%), enquanto os custos desceram 3%, para 138,9 milhões.

Questionada sobre o destino dos lucros, Olívia Mira adiantou que a proposta da administração deve passar, como nos últimos anos, por uma distribuição de cerca de 50% em dividendos. Ou seja, mais de 8,2 milhões vão seguir para os acionistas.

Em 2015, a MC quer melhorar os resultados, mantendo a «expectativa» de que o investimento publicitário ainda recupere.