[Edição 100] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

“I Love Paraisópolis” é a substituta de “Alto Astral”
Vencedor(a) do “Ídolos”
“A Quinta” não terá diários à noite
“Falsidades” é o título da nova novela de António Barreira

Sans titre
Esta semana tivemos duas notas negativas, nomeadamente um zero. Vejamos porquê.

  • BRUNO:

“I Love Paraisópolis” é a substituta de “Alto Astral”
Nota: 13/20
Confesso que ainda não vi a novela, nem um pouquinho, mas pelo que reparei nas promos e teasers que a Globo foi desenvolvendo, acho que a trama é fresca e ideal para o horário das 19H. Todavia, “Alto Astral” também o era e não resultou. Acho que o período das 19H precisa de algo novo, como o diário do “Peso Pesado” ou um talk-show abrangendo os mais novos e os mais velhos, com vertentes esclarecedora, lúdica e, simultaneamente, divertida.

Vencedor(a) do “Ídolos”
Nota: 0/20
Para mim, era a Sara e digo isto firmemente. Só a Sara tinha aquela segurança, tinha um timbre característico. O João é um pouco banal demais para meu gosto.

“A Quinta” não terá diários à noite
Nota: 20/20
Era a melhor opção que a TVI podia tomar, dentro dos possíveis. No entanto, a ausência de diários à noite pode prejudicar as próprias galas. Ainda assim, a TVI tem mais a ganhar do que a perder com esta medida, visto que as novelas se fortaleceram e cresceram no prime-time e, porventura, as galas de domingos perdem uns 5% de share. Creio que as galas vão liderar, independentemente do reality-show ter, ou não, diários de segunda a sexta, em prime-time. Esta opção pode ainda auxiliar os sábados, que estão na penúria, desde a saída do “Secret Story”. A verdade que toda a panóplia de especiais dos reality no horário nobre de sábado ajudava a manter uma média sólida de 20%. Ultimamente, a SIC tem ultrapassado a TVI aos sábados, e esta última tem sido relegada para terceiro posto ao início da tarde. Provavelmente, um especial do reality à tarde também vai facilitar a vida de Queluz de Baixo, digo eu, a avaliar pelos números que o “Sábado Especial” obteve em anos anteriores.

“Falsidades” é o título da nova novela de António Barreira
Nota: 7/20
“Falsidades” é um nome oco e pouco criativo. Não gostei nada.

  • PEDRO:

“I Love Paraisópolis” é a substituta de “Alto Astral”
Nota: 16/20
Penso que seja um escolha normal, visto que a SIC tem vindo ao longo dos anos a apostar em ficção brasileira no horário das 19h. Esta é apenas mais uma novela. A SIC devia inovar na sua grelha, nomeadamente, neste horário.

Vencedor(a) do “Ídolos”
Nota: – /20
Não sei o que diga sobre este tema, porque não vejo o programa.

“A Quinta” não terá diários à noite
Nota: 20/20
Esta notícia é excelente para a ficção da TVI. Os diários do “Secret Story” têm vindo a arruinar a ficção do horário nobre. E em 2014, quando recuperou a liderança, voltou a perdê-la com os diários do “Secret Story”. Embora “A Quinta” seja um reality diferente, continua a empurrar a ficção para mais tarde, obrigando os espectadores a procurar ficção noutro canal. Nota positiva!

“Falsidades” é o título da nova novela de António Barreira
Nota: 10/20
Este é um mau título, mas como é apenas provisório, um nome melhor há-de vir. Desde que este não se torne definitivo… porque para uma novela que deve de vir para primeiro horário, tem um nome muito singelo e pouco chamativo.

 

Boa semana, repleta de televisão!