[Edição 108] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continuaBem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Um dos temas em particular recebeu nota negativa. Mas o voto não foi consensual, saiba porquê:

  • LEANDRO:

“5 para a meia-noite” regressa à RTP1
Nota: 12/20
Embora o formato se vá desgastando cada vez mais ao longo dos anos, é um género que eu aprecio e é um programa que gosto de assistir quando tenho tempo. Ainda não espreitei a nova temporada, mas tenho curiosidade em ver a Filomena Cautela a regressar a uma casa onde já foi bastante feliz.

SIC muda comentários de Luís Marques Mendes para os domingos
Nota: 15/20
É uma decisão inteligente. Agora não há Marcelo para ninguém e a SIC quer tentar prender o público que gosta de ouvir os comentários semanais após o bloco de notícias. O Luís Marques Mendes, embora não seja tão carismático como o Marcelo, pode vir a ser uma aposta vencedora.

Vem aí “MasterChef Júnior” e versão “Natal”
Nota: 11/20
O “Masterchef” é um excelente programa e gosto imenso de acompanhar tanto as versões portuguesas como as versões internacionais, mas o formato “Júnior” não me prende. Sim, os miúdos conseguem fazer maravilhas na cozinha mas não há aquele espírito ‘competitivo’ e isso acaba por estragar o formato, na minha opinião. Quanto ao episódio dedicado ao Natal, parece-me uma ideia interessante.

João Paulo Rodrigues acredita na liderança de “Queridas Manhãs”
Nota: 10/20
Mal seria se não acreditasse, até porque só está a ‘puxar a brasa à sua sardinha’. O “Queridas Manhãs” não é um mau programa mas, neste momento, parece-me impossível chegar algum dia à liderança. A Cristina e o Goucha são lendas das manhãs e são alvos muito difíceis de abater. As audiências vão provando isso, até porque o “Você na TV” é, habitualmente, o programa com mais share do dia.

  • AFONSO:

“5 para a meia-noite” regressa à RTP1
Nota: -/20
Não prestei muita atenção ao regresso e, por isso, não irei pontuar. Mas é um bom programa, embora já mereça ter um final. Pelo menos, dei uma vista de olhos ao relento e realmente concordo com a mudança de cenário que vai haver. Parece que de repente estava a ver um programa da tarde deprimente. E, se calhar, foi por isso mesmo que não prestei atenção ao programa.

SIC muda comentários de Luís Marques Mendes para os domingos
Nota: 15/20
Não podia haver contra-ataque mais inteligente do que este. Se vai resultar? Vai depender daquilo que a TVI estiver a preparar. Se fosse para o Marques Mendes liderar, já o teria feito aos sábados, onde a SIC tem de longe o melhor lead-in e, no entanto, o “Jornal da Noite” é completamente engolido tal como aos domingos. Mesmo sem comentador, a TVI pode jogar com as reportagens mais polémicas no mesmo horário e vai conseguir manter o seu legado. Não há muita coisa que a SIC possa fazer e isto aplica-se ao domingo inteiro, que é uma vergonha total.

Vem aí “MasterChef Júnior” e versão “Natal”
Nota: 16/20
Deixei de prestar já muita atenção à 2ª edição, por isso, até que fico contente que tragam esta versão Júnior. Vai trazer um sangue novo, a versão normal cansou-me muito rapidamente. E isto dito por uma pessoa que nem acha muita piada à versão Júnior do programa original. Quanto à emissão de Natal, desde que seja qualquer coisa para substituir as novelas, é muito bem-vindo… acho que isso é consensual. Até porque a SIC não vai emitir novelas à noite, portanto, é seguro a TVI experimentar uma coisa nova. Mas também, com a tão pouca informação que se tem sobre do programa, não sei se será forte para chamar público do cinema.

João Paulo Rodrigues acredita na liderança de “Queridas Manhãs”
Nota: 4/20
Infelizmente, continua a haver estas alucinações dos profissionais da SIC. Não é a 1ª, não é a 2ª, também não é a 3ª… enfim. Parece geral que todas as pessoas que saem da TVI para a SIC, fazem questão de dizer que “vão ser líderes”. Já me perguntei se lhes colocam alguma coisa nos cafés para virarem “diabo”. Agora é a vez do JPR dizer que vai ser “líder”. A mesma promessa de sempre, o mesmo flop de sempre. Nada que não seja habitual. Quantas terão sido mesmo as promessas realmente cumpridas? Até vejo agora a RTP1 a liderar mais que a SIC.

Boa semana, repleta de televisão!