[Edição 16] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Chegou mais uma Avaliação Contínua. Esta semana, a sua crónica pontuará programas como “Rosa Fogo”, “Breviário Biltre”, “Factor X” ou até “A Outra”. A cargo das pontuações e comentários ficaram, como habitualmente, três membros fixos do nosso fórum e um convidado, rotativo.

Vamos então aos temas e às respetivas médias desta semana:

-“Rosa Fogo” é a novela escolhida pela SIC para as 14h: REPROVADO com 8 valores.
-Aposta no “Breviário Biltre” por parte da RTP1: REPROVADO com 8,8 valores.
-Primeiro programa do “Factor X”: APROVADO com 16 valores.
-“A Outra” substitui “Ninguém Como Tu”: APROVADO com 14,8 valores.

Depois das médias, aqui ficam todas as pontuações e comentários:

José

-“Rosa Fogo” é a novela escolhida pela SIC para as 14h
Nota: 13/20
Acho que era a aposta óbvia em função do que existe e depois de saber-se que “Senhora do Destino” não vinha para este horário. Não há mais que a SIC pudesse fazer neste horário.

-Aposta no “Breviário Biltre” por parte da RTP1
Nota: 5/20
Não consigo prever o que será isto. Vai na linha que o Hugo Andrade quer da RTP1, entretenimento, mas acho que não será um vom programas, mas sim: apenas mais um.

-Primeiro programa do “Factor X”
Não vi. Não posso comentar. Apenas vi pedacinhos pequenos e do que vi achei interessante. Mas não é suficiente para comentar.

-“A Outra” substitui “Ninguém Como Tu”
Nota: 17/20
Outra grande novela para substituir outra enorme novela. A TVI tem um leque enorme para este horário.

Leandro

-“Rosa Fogo” é a novela escolhida pela SIC para as 14h
Nota: 3/20
Aposta ridícula. Não percebo qual foi a lógica de se apostar numa novela que acabou há pouco mais de um ano para as tardes, visto que poucos vão querer rever algo que ainda está tão presente. Podiam muito bem ter apostado em séries ou novelas mais antigas.

-Aposta no “Breviário Biltre” por parte da RTP1
Nota: 13/20
Gosto deste tipo de programas, acho que é uma boa aposta por parte do canal, pois é sempre é uma alternativa para quem não gosta de ‘reality shows’.

-Primeiro programa do “Factor X”
Nota: 14/20
Não assisto às outras versões do “X Factor”, portanto não posso comparar com a versão portuguesa. Daquilo que vi, acho que tem tudo para ser um bom programa. De positivo realço algumas das vozes dos participantes, a prestação da Sónia como jurada e o facto de ser algo mais sério, sem dezenas de cromos. De negativo, o Manzarra, que me pareceu meio deslocado do resto.

-“A Outra” substitui “Ninguém Como Tu”
Nota: 12/20
“A Outra” foi uma das novelas com mais sucesso na TVI, portanto é sempre sinónimo de audiências garantidas no horário. No entanto acho que podiam ter guardado o trunfo para mais tarde, visto que a concorrência ficou praticamente nula com a aposta em “Rosa Fogo”.

Sandra

-“Rosa Fogo” é a novela escolhida pela SIC para as 14h
Nota: 7/20
Acho que é uma escolha perigosa visto que a novela acabou há pouco mais de um ano e portanto está muito recente no imaginário dos Portugueses. Seria mais inteligente meterem uma outra mais antiga para que pudesse ser recordada de melhor forma.

-Aposta no “Breviário Biltre” por parte da RTP1
Nota: 12/20
É uma alternativa a reality shows e talent shows e isso é de louvar. Quanto ao nome, não gosto e não sei se resulta, acho que não fica muito no ouvido. Será complicado fazer bons resultados devido à concorrência mas é uma lufada de ar fresco.

-Primeiro programa do “Factor X”
Nota: 16/20
Fiquei bastante surpreendida e adorei! Acho que o formato é muito superior aos “Ídolos” e confesso que se antes duvidei de um júri tão desconhecido, agora devo dizer que adoro! Acho que combinam muito bem e os protagonistas são mesmo os concorrentes, o que é muito importante. Tem candidatos muito fortes, com grandes vozes, a audiência foi boa e portanto acho que está a ser um sucesso! Foi uma boa aposta.

-“A Outra” substitui “Ninguém Como Tu”
Nota: 14/20
“Ninguém Como Tu” foi uma novela marcante e os resultados da reposição estão também a ser muito bons. Era complicado arranjar uma substituta que estivesse ao mesmo nível e acho que conseguiram. Se no início duvidei da escolha e achei que não me ia prender, fiquei logo rendida ao 1º episódio. Acredito que fará tão bons resultados quanto “Ninguém Como Tu”.

Nuno

-“Rosa Fogo” é a novela escolhida pela SIC para as 14h
Nota: 9/20
É uma escolha discutível. O ponto positivo é de continuarem a aposta nas novelas nacionais, e a opção justifica-se perante o curto historial de novelas portuguesas na SIC. A SIC tinha poucas opções de escolha, uma vez que “Laços de Sangue” foi para o canal por cabo da Globo. De qualquer forma, é uma novela fraca que vai ser facilmente batida pela concorrência. Como programador eu apostaria numa novela brasileira, assim vai ser difícil para o canal generalista de Carnaxide se afirmar neste horário.

-Aposta no “Breviário Biltre” por parte da RTP1
Nota: 5/20
Um tiro ao lado. Vi a estreia e nem por um momento dei comigo a chorar a rir. Mais uma das inúmeras apostas falhadas da RTP1 em fazer humor. Só o título afugenta as pessoas. O conteúdo trata do resto. O canal já tentou fazer isto muitas vezes, e o resultado audiométrico foi idêntico, salvo raras excepções. A diferença, é que já o fez com muito mais qualidade. Fica a intenção em diversificar a programação.

-Primeiro programa do “Factor X”
Nota: 18/20
Aposta certeira da SIC. É o programa que fazia falta em Portugal. Leve, divertido, interessante, uma excelente forma de passar o domingo em família a ouvir boa música e a descobrir talentos. O júri consegue ser dos melhores que já se viram em programas musicais nacionais, e os concorrentes são maravilhosos.

-“A Outra” substitui “Ninguém Como Tu”
Nota: 16/20
Um novelão substitui outro novelão. Atrevo-me a dizer que a TVI pode dormir descansada nos próximos tempos relativamente ao horário 14-16. Com Ninguém como Tu nos últimos episódios, a TVI apostou em outra das novelas mais marcantes da estação. A escolha foi acertada, mas vejamos, face à fraca concorrência podia ter sido apresentada outra novela mais fraca, e guardar esta para uma época mais tempestuosa. Mas esta possibilidade traria um outro revés: e se essa novela mais fraca baixasse imenso os valores e a liderança fosse posta em risco? Perder este horário seria muito mau neste momento para a TVI, pois ele ajuda, e muito, para o valor global do dia em termos de audiências. Para além disso, para além de “A Outra”, a TVI ainda tem em carteira muitas outras novelas de grande sucesso que podem ser utilizadas a qualquer momento. O importante é manter o horário consolidado. A nível pessoal, a minha opinião é que “A Outra” é uma excelente novela para o horário durante este Inverno.

Não hesitem em dar também as vossas pontuações aos temas desta semana. Até à próxima segunda-feira!