[Edição 2] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Segunda edição

Esta é a segunda edição da rubrica Avaliação Contínua. Os temas do momento são avaliados por um painel semanalmente alterável, formado por quem mais discute televisão: Os membros do fórum Zapping. São eles que todas as semanas, em regime de rotatividade dão notas às temáticas que todos comentam nas revistas, sites e fóruns da especialidade.

Esta semana os temas são:

  • “Páginas da Vida”, ao fim da noite na SIC – Reprovado com uma média de 9
  • “Gala das Estrelas”, TVI – Aprovado com uma média de 13.6
  • “Vale Tudo”, a nova aposta da SIC para os domingos à noite – Aprovado com uma média de 15.6
  • Cancelamentos de programas ‘históricos’ da RTP – Aprovado com uma média de 14

Quanto às notas pessoais, das quais foram obtidas as médias, José Manuel Raposo, Iuri Gomes e Carlos Pinto concordam nalgumas temáticas, mas são completamente díspares noutras. Pormenorizadamente, veja o que cada um pensa dos temas que fizeram notícia esta semana.

José Manuel Raposo

“Páginas da Vida”, ao fim da noite na SIC. Nota 8

Acho que a SIC não irá acertar. Não que vá perder audiências, ou ganhá-las. Mas neste momento, o horário nobre é ganho pela SIC, com “Dancin’ Days”, “Gabriela” e “Avenida Brasil”. Quando “Gabriela” acabar e “Avenida Brasil” ficar com o lugar desta, penso que a audiência vai manter-se e ali, por mais dinheiro que custe, ou colocaria “A Vida da Gente” ou “Amor, Eterno Amor”. Custam dinheiro? SIM, mas as novelas têm que ser despachadas (partindo do princípio que o contrato com a Globo se mantêm, visto que uma novela inédita da Globo já está a dar em Portugal e não é na SIC). Caso não haja dinheiro, como se apregoa, porque não colocam uma, das tantas séries portuguesas que a SIC tem?

“Gala das Estrelas” na TVI. Nota 10

Nem aquece nem arrefece. A verdade é que as galas de Natal da TVI têm a sua piada e as pessoas vêem apenas pela Júlia Pinheiro (que agora já não lá está e foi trocada pela insossa Fátima Lopes), Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha (estes habituados à festa de manhã e à noite). Depois é mais do mesmo, seja na TVI, na SIC ou na RTP. Música, piadas lidas do teleponto, intervalos e chamadas de valor acrescentado.

“Vale Tudo”, a nova aposta da SIC para os domingos à noite. Nota 15

Mais uma vez a SIC arrisca. Tenta mudar o horário de domingo. Não faz mais do mesmo. Na RTP ou temos humor (ou humor sem graça, dependendo do ponto de vista). Na TVI ou é a “Casa dos Segredos” ou o já seguro “A Tua Cara Não Me É Estranha” (que ganhará a “Vale Tudo”). A SIC, trouxe “Ídolos”, “Peso Pesado”, “Toca a Mexer”, “Chamar a Música”, “Portugal Tem Talento” e agora “Vale Tudo”. Isto é, sem dúvida, diversidade e aí devemos aplaudir. Se dá certo ou errado nas audiências… aí é outra questão.

Cancelamentos de programas ‘históricos’ da RTP. Nota 4

Todos sabemos que a RTP não tem condições para manter tudo. Vai deixar a Eurovisão (ou assim parece) e mais uns quantos programas, com ou sem audiência. É uma péssima decisão. A RTP tem que fazer serviço público e, para mim, serviço público não é ter contratos milionários com apresentadores, mas se calhar, tentar encontrar novas caras. Ainda agora se queixam de que a Isabel Figueira e a Tânia Ribas de Oliveira estão grávidas e não sabem quem colocar com o João Baião? Ou se calhar são as caras como a Catarina Furtado e a Sílvia Alberto que não querem? Se não houvesse esses salários não haveria dinheiro para manter alguns formatos?

Iuri Gomes

“Páginas da Vida”, ao fim da noite na SIC. Nota 10

Não considero esta hipótese uma boa aposta. Acredito que é capaz de fazer resultados aceitáveis, mas penso que a SIC devia ter apostado em “Páginas da Vida” à hora do almoço. Com este dramalhão podia com certeza levantar o “Boa Tarde” e o “Primeiro Jornal”.

“Gala das Estrelas” na TVI. Nota 16

Na minha opinião, o regresso da festa de Natal não foi mais do que um bombom para as caras TVI que perderam e/ou vão perder o contrato de exclusividade. Com a crise económica, a TVI mostrou com a “Gala das Estrelas” que pretende contar com os atores e esta serviu para mostrar que a família TVI continua unida.

“Vale Tudo”, a nova aposta da SIC para os domingos à noite. Nota 15

Eu gostei do formato e parece-me uma boa arma para combater “A Tua Cara não me é Estranha”. Contudo, tal como o programa da TVI, o “Vale Tudo” vai viver muito das caras escolhidas para as emissões. Depois de se ter falado em Luciana Abreu, não me parece que esta seja a melhor aposta. Vamos ver… Apostava em caras SIC nas primeiras emissões.

Cancelamentos de programas ‘históricos’ da RTP. Nota 18

Há coisas que já deviam ter terminado na RTP. O “Top+”, por exemplo, tornou-se num mau formato e isto deve-se aos seus produtores. Não souberam reagir às mudanças do mercado e o programa morreu. Agora é tarde para o recuperar e o fim é mesmo seu destino. Como fim dos programas o mais grave é mesmo o desemprego das dezenas de pessoas que para eles trabalhavam. Certo é que muitos dos programas terminam em 2012, mas novos devem surgir para os substituir em 2013.

Carlos Pinto

“Páginas da Vida”, ao fim da noite na SIC. Nota 09

São sinais dos tempos. Contenção de custos, crise nos média. Tudo junto vai dar a isto: uma reposição em pleno horário nobre. Embora perto da meia-noite, é horário nobre. Deduzo que a SIC foi obrigada a cortar custos e teve de colocar uma novela. Se pensasse que foi por livre e espontânea vontade, dava 0. Dou 9, quase positiva, porque apesar de tudo, e partindo do princípio que teve de ser, a escolha foi boa.

“Gala das Estrelas” na TVI. Nota 15

Com um grande patrocínio tudo se faz. O Continente esteve por trás da “Gala das Estrelas” e isso ajudou de certeza à sua execução. Sem a Missão Sorriso (ou outra entidade) não teria havido gala. Porém, nota 15 porque a TVI soube procurar, soube, provavelmente, insistir e arranjar um patrocinador. Não ficou parada. Já outros…

“Vale Tudo”, a nova aposta da SIC para os domingos à noite. Nota 17

Vi alguns programas franceses (2 para ser mais preciso) e daria de caras, nota 20 pela escolha. Mas pelos primeiros nomes que estão a sair para a imprensa (Luciana Abreu?) já desci 3 pontos. 17 por enquanto. Se continuam… daqui a nada estão a zeros. O formato é muito bom, não o estraguem…

Cancelamentos de programas ‘históricos’ da RTP. Nota 20

Não devem existir vacas sagradas em nenhum lado, muito menos em televisão. Se os programas não funcionam… acabe-se com eles. Porém a música (Top+), o humor (Estado de Graça e Herman2012) e a cultura (Câmara Clara) não podem ficar fora do serviço público… mas não precisam de estar inseridos em formatos com bolor. Há muita gente por trás destes programas que não podem (ou não devem) ir para a rua. Reformulem as coisas, entrem no século 21… e façam bons programas. É para isso (pelo menos por enquanto) que pagamos…