[Edição 22] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Bem-vindos a mais uma edição da Avaliação Contínua!

Esta semana, excecionalmente, teremos a opinião de dois dos três membros fixos, assim como o habitual membro rotativo.

Fiquem com os temas e as médias finais.

– Cristina Ferreira é a nova Diretora de Conteúdos não Informativos da TVI: Aprovado com 15 valores
– “Bem-vindos a Beirais” pode ser esticada: Aprovado com 12,3 valores
– “Génio do Mal” passa a “O Beijo do Escorpião”: Aprovado com 16 valores
Daytime da SIC continua o mesmo em 2014: Reprovado com 4,3 valores

Concordam com as médias de cada categoria? Que pontuação dariam vocês aos temas desta semana? Pode comentar no Facebook e no Fórum Zapping.

Aqui ficam todas as pontuações e comentários aos temas.

Sandra
-Cristina Ferreira é a nova Diretora de Conteúdos não Informativos da TVI
Nota: 16/20
A Cristina está no auge da sua carreira e a TVI quer tirar partido disso ao máximo. Eu gostei da ideia e acho que faz sentido este cargo numa altura em que é necessário sangue novo e originalidade para se garantir audiências. A Cristina é perspicaz, muito trabalhadora e dinâmica, tem um perfil ideal para um cargo destes. Ainda mais, conhecendo bem o mundo da televisão como conhece. Recordo-me que para o alinhamento do “Você na TV!” ela tem sempre mil e uma ideias para temas e brincadeiras que se possam fazer. É uma pessoa pró-ativa e acho que a TVI fez uma boa jogada. Acredito que dará frutos.

-“Bem-vindos a Beirais” pode ser esticada
Nota: 16/20
Numa altura em que quase todos os programas da RTP falham em termos audiométricos, “Bem-vindos a Beirais” tem um comportamento contrário e é normal que a RTP queira aproveitar isso. É inteligente e acho que qualquer um de nós tomava essa decisão. Se isso não afectar o conteúdo da série, como muitas das vezes acontece quando se esticam produções, acho que é uma aposta ganha.

-“Génio do Mal” passa a “O Beijo do Escorpião”
Nota: 17/20
Foi um típico odeio mas depois apaixonei-me. É um nome exótico, diferente daqueles que têm sido escolhidos pela TVI e acho que é preciso ser-se inteligente para o perceber devido à sua subtileza e às diferentes interpretações que se podem fazer dele. Tendo em conta o conteúdo da novela, a história e aquilo que sabemos dela, acho que encaixa na perfeição e de uma forma muito inteligente. Fiquei surpreendida por a TVI apostar num nome não tão óbvio como costume mas acho que traz muito à ficção e todos os nomes fossem como este. Quanto ao “Génio do Mal”, era muito sem sal e lá está, faltava-lhe subtileza e algo que nos fizesse pensar.

Daytime da SIC continua o mesmo em 2014
Nota: 1/20
Ora bem, a SIC perde há imenso tempo as audiências no daytime. Qual a primeira coisa a fazer-se? Ver o que está errado e mudar-se isso. O início de um novo ano é a melhor altura para o fazer. É o fechar de um ciclo e o começar de outro. Ninguém que esteja a perder, quer continuar a perder e a SIC ao deixar tudo como está – quando tudo está mal – demonstra falta de perspicácia e muita falta de inteligente. Não consigo perder este atitude e a SIC desceu muito na minha consideração. Num mundo destes, têm de ser competitivos e originais e, pelos vistos, a SIC não sabe ser nem uma coisa nem outra. Sabe ser conformista. E isso é bom? Pois.

Leandro
-Cristina Ferreira é a nova Diretora de Conteúdos não Informativos da TVI
Nota: 15/20
Fiquei surpreso com a notícia, embora fosse algo que viesse a acontecer com o tempo, não esperava que fosse já. Seja como for, acho que a Cristina faz bem em aproveitar este grande momento da sua carreira para possuir ainda mais um cargo na estação onde trabalha. É, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da televisão nacional.

-“Bem-vindos a Beirais” pode ser esticada
Nota: 16/20
Esta série tem sido uma agradável surpresa, portanto é normal que a RTP queira beneficiar das audiências que este produto atrai, prolongando-a por mais algum tempo. Como é uma série com episódios fechados, acredito que não apresente grande desgaste, independentemente da quantidade de episódios que sejam adicionados.

-“Génio do Mal” passa a “O Beijo do Escorpião”
Nota: 14/20
É um nome diferente àquilo a que estamos habituados. Acaba por ser como se diz, primeiro estranha-se, depois entranha-se. Apesar de não perceber o ponto de ligação com a história, acho que é um nome forte e chamativo.

Daytime da SIC continua o mesmo em 2014
Nota: 3/20
Já muito falámos deste tema por aqui e não pensei que deixassem tudo na mesma, mas, ao que parece, a estação está satisfeita com os valores medíocres que alcança no seu daytime. Já deviam ter efectuado remodelações há muito tempo, mas preferem deixar tudo como está. São decisões.

Eduardo
-Cristina Ferreira é a nova Diretora de Conteúdos não Informativos da TVI
Nota: 14/20
Obviamente que é uma boa aposta mas, não me agrada a sobrecarga de trabalho que vai ter. A Júlia Pinheiro tinha uma seguidora, agora tem uma colega.

-“Bem-vindos a Beirais” pode ser esticada
Nota: 5/20
Nunca achei piada à série, apesar de compreender os seus resultados em crescendo. Acho demasiada a duração prevista, e vai acabar por saturar os seus telespectadores fiéis. Podiam voltar rapidamente à aposta de entretenimento na 1ª linha do horário nobre, a que a estação pública nos habitou.

-“Génio do Mal” passa a “O Beijo do Escorpião”
Nota: 18/20
Uma excelente e original troca de nome. Finalmente, a estação está a repensar como deve ser a sua ficção. Parabéns ao esforço do Esparteiro.

Daytime da SIC continua o mesmo em 2014
Nota. 9/20
Dilema: não se compreende porque não se aposta; não se arrisca para não fazer pior. Sinceramente, não sei qual a melhor resolução…

Até mais uma edição da vossa Avaliação Contínua, a crónica que avalia os temas da atualidade televisiva portuguesa através da opinião dos membros do nosso fórum. Não hesitem em comentar e pontuar os temas.