[Edição 27] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Depois de uma pequena pausa de passagem de ano, eis que a Avaliação Contínua regressa ao ativo. A rubrica que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa está portanto de volta e com o seu modelo original: três membros fixos do nosso fórum e um rotativo que pontuam os quatro temas de cada semana.

Fiquem agora com os temas desta semana e as respetivas médias.

“Senhora do Destino” passa a ser exibida depois do “Primeiro Jornal”: APROVADO com 11,5 valores.
Última gala de “Secret Story 4”: APROVADO com 13,5 valores.
-“Bem-vindos a Beirais” ganha mais 100 episódios: APROVADO com 11 valores.
-“O Beijo do Escorpião” exibida na faixa das 23h: APROVADO com 11 valores.

Esta semana, todos os temas foram aprovados. Concordam com as médias finais?

Vejam que pontuações atribuiu cada membro da rubrica.

José

-“Senhora do Destino” passa a ser exibida depois do “Primeiro Jornal”
Nota: 18/20
Penso que é a melhor decisão que a SIC podia tomar se quer começar o ano melhor do que o acabou. Só falta a novela inédita às 18(que a Globo não tem, em condições de trazer audiência). Mas de qualquer das formas tenho pena que “Rosa Fogo” seja jogada assim no lixo. Não merecia, ainda mais uma novela nomeada para um Emmy! De qualquer das formas, a história da Nazaré e da Carmo está condenada a passar despercebida e só a próxima, se houver, é que poderá levantar o horário das 14, tal como Ilha dos Amores penou no início contra Alma Gêmea.

-Última gala de “Secret Story 4”
Nota: 15/20
Não vi a gala, mas a nível pessoal fiquei triste com o quarto lugar da Érica e contente por a Sofia não ter ganhou. Ainda conseguiu-se surpreender, até a apresentadora. A gala foi, talvez mais do mesmo, um enche chouriços tremendo, com algumas cantilenas. Não?
Avaliando todo o percurso do SS 4 é que irei dar uma nota.

-“Bem-vindos a Beirais” ganha mais 100 episódios
Nota: 19/20
Se tem sucesso e é uma produção portuguesa, porque não? Eu acho que faz todo o sentido, primeiro porque é português, é na estação pública e eu sou a favor que a estação pública pode, e deve, ter novelas e séries, dando emprego aos artistas portugueses. Por isso é uma óptima noticia.

-“O Beijo do Escorpião” exibida na faixa das 23h
Nota: 1/20
Muito se falou do que a SIC fez com as novelas da Globo (“Passione”, “A Favorita”, “A Guerreira2, “Insensato Coração”, “Araguaia”) que as colocou num horário bastante tardio. Sou contra e depois do grande desempenho de “Mundo Ao Contrário” (a única novela boa que a TVI fez nos últimos anos e que merecia ser esticada, e acabou a dar, muitas vezes à meia-noite, colocar esta novela que parece ser bastante boa a começar às 23 e, de certo a terminar empurrada, muitas vezes para depois da meia-noite parece-me um grave erro.

Sandra

-“Senhora do Destino” passa a ser exibida depois do “Primeiro Jornal”
Nota: 10/20
A SIC não é competitiva a seguir à hora de almoço e portanto querem recuperar o horário, até aqui tudo bem e acho que “Senhora do Destino” é uma boa aposta porque é uma novela que cativa o público. Contudo, tirar outra novela de grelha sem mais nem menos é uma falta de respeito para as pessoas que todos os dias acompanhavam “Rosa Fogo”.

-Última gala de “Secret Story 4”
Nota: 14/20
Não vi metade da gala, apenas vi as últimas 2 horas e posso dizer que daquilo que vi, valeu pela vitória do Luís. Do leque de finalistas era quem eu queria que ganhasse.

-“Bem-vindos a Beirais” ganha mais 100 episódios
Nota: 11/20
É das poucas coisas da RTP que brilha e estão a apostar bastante nisso. Contudo, acho 100 episódios muito episódio e pode a médio prazo prejudicar a série e isso pode-se depois reflectir nas audiências.

-“O Beijo do Escorpião” exibida na faixa das 23h
Nota: 14/20
Acho uma boa opção, a TVI não podia continuar a alterar os horários das novelas sempre que estreia uma nova. “Belmonte” está a fazer excelentes resultados às 21h e tem um público fiel que poderia não a acompanhar caso descesse para as 23h. Além disso pelo que percebi de “O Beijo do Escorpião” é uma novela mais forte e acho que encaixa bem com o horário mais tardio, à semelhança do que aconteceu com “Mundo ao Contrário”.

Leandro

-“Senhora do Destino” passa a ser exibida depois do “Primeiro Jornal”
Nota: 8/20
Embora seja uma boa decisão em termos de audiência, pois é uma mudança que pode dar outro ânimo ao horário, acho que é uma falta de respeito tirar um programa do ar sem qualquer justificação (“Rosa Fogo”). Há que respeitar aqueles que vêem, mesmo que sejam poucos.

-Última gala de “Secret Story 4”
Nota: 13/20
Podia ter sido bem melhor. Aquele início com a brincadeira dos choques foi um verdadeiro enche-chouriços e depois foi tudo a correr. Valeu pela parte final que foi completamente imprevisível – a vitória parecia não escapar das mãos da Sofia.

-“Bem-vindos a Beirais” ganha mais 100 episódios
Nota: 9/20
Tem sido uma boa série e tem resultado muito bem no horário, mas acho que vai cair no desgaste com mais 100 episódios e a longo prazo pode tornar-se uma má decisão.

-“O Beijo do Escorpião” exibida na faixa das 23h
Nota: 12/20
Acho que o horário acaba por ser adequado, pois a história aparenta ter um visual mais ‘dark’ e “Belmonte” já demonstrou que é uma novela forte, deve continuar os bons resultados na primeira faixa.

Afonso

-“Senhora do Destino” passa a ser exibida depois do “Primeiro Jornal”
Nota: 10/20

Lugar onde sempre devia ter estado. Desde o início que defendo este horário. Mas a esta hora é que se lembram?! Eu acho é que já nem vale a pena. Contra “A Outra”, da TVI, ainda vai ser mais humilhada do que já era mas sempre é capaz de subir uns bons pontos para a SIC naquele horário. Nem tudo é mau. Por outro lado, lá vai o “Boa Tarde” fraquejar ainda mais contra “Doce Fugitiva”, que vai beneficiar ainda mais por ser a única novela no horário. Ainda por cima, colocar um talk-show tão fraco (afinal, renovação nem vê-la) num horário que ainda tem uma certa importância nesta altura do ano, não é a melhor estratégia. Voltamos à estaca zero, portanto…

-Última gala de “Secret Story 4”
Nota: 12/20
Bem, como sempre, seca monumental. Não vi com atenção a gala toda mas tenho a certeza que foi o mesmo enche-chouriços dos últimos anos. Mais uma vez, os concorrentes só começaram a ser expulsos depois da meia-noite, o que eu acho um dos pontos mais negativos destas Galas Finais. A celebração da festa num estúdio mini como o da venda do pinheiro também não ajudou muito, e digamos que aquelas pseudo-actuações musicais foram completamente desprezíveis. Apesar de tudo isto, devo dizer que os minutos finais da Gala foram os que mais me deram ansiedade. Posso dizer que nenhuma das edições me tinha colocado tão nervoso como esta 4ª edição. Tudo devido a, finalmente, termos dois finalistas que merecem (à sua maneira) um lugar na final e que realmente fizeram jogo e ajudaram no movimento dentro da casa. O meu coração batia a mil, apesar de eu não ter acompanhado quase nada desta edição, o que é incrível. Quando ao vencedor, haviam mais do que razões óbvias para ser qualquer um deles o escolhido. O Luís acabou por beneficiar da sua performance de “coitadinho” (como lhe chamam) na última semana.

-“Bem-vindos a Beirais” ganha mais 100 episódios
Nota: 5/20
Nunca vi a série e sei que estamos a falar da RTP1. Mas isto já me começa a deixar triste. Daqui a bocado, muda para novela, não? Sinto que estão a começar a fazer exactamente o mesmo tratamento que as privadas dão às suas novelas só para fazer render o peixe. “Bem-vindos a Beirais” já vai longa, bastante longa. Não precisa de mais! Não quero que isto comece a acontecer com a RTP1, seria mau demais. Seria bom que a série ficasse com uma boa média mas assim vai baixar. Talvez essa tal 3ª temporada nem seja mal pensada e eu esteja errado, mas uma 4ª já é abuso!

-“O Beijo do Escorpião” exibida na faixa das 23h
Nota: 17/20
Não podia estar mais de acordo. É uma novela muito escura e polémica, só pode ir para as 23h! E, se aproveitar esta fase fraca de “Amor à Vida”, tem tudo para rebentar no horário. “Belmonte” já deu provas de que é a “novela da família” e, atendendo a todo o sucesso que está a ter, merece o 1º horário da noite. “O Beijo do Escorpião” também ainda não mostrou grande coisa da sua história, e isso dá alguma incerteza. Mais uma vez, a decisão do seu horário é mais do que certa. Às 23h, a TVI ainda pode disfarçar e acabar a novela mais cedo, caso não corra bem. Agora, se vamos continuar a ter promoções fatelas com duração de 2/3 semanas e com conteúdo igual ao de “I Love It”, então mais vale parar de sonhar. Continuam assim, e Belmonte ainda foi uma prova disso (apesar de ter conseguido dar a volta), e as novelas vão perder cada vez mais audiência. A esta hora, nem um teaser da novela existe… não há palavras para descrever, sinceramente!

Já sabem, comentem as pontuações dadas e dêem também as vossas aos temas desta semana.

Boa semana!