[Edição 96] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

RTP cancela “Bem-vindos a Beirais”
SIC faz regressar o “Cante Se Puder” ao sábado
“Fascínios” é a nova novela da noite da TVI
Polémica em torno de Iva Domingues

172c8639e247385214d28529d4bfe1f0
Esta semana tivemos apenas uma nota negativa. Vejamos porquê.

  • LEANDRO:

RTP cancela “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 12/20
Foi, sem dúvida, uma boa série, que proporcionou trabalho a vários actores desempregados e uma boa aposta por parte do canal, mas penso que está na altura da aldeia/vila de Beirais se despedir dos portugueses e apostarem numa nova série, com um novo enredo e personagens igualmente cativantes.

SIC faz regressar o “Cante Se Puder” ao sábado
Nota: 8/20
É uma aposta mais rentável para a estação mas, como telespectador, preferia ver um filme ou até uma série durante aquele horário. Até mesmo porque não sou grande fã deste programa, acho que é um pouco limitado e repetitivo.

“Fascínios” é a nova novela da noite da TVI
Nota: 5/20
Mais uma má decisão por parte da estação. A ideia de colocar uma novela repetida na última faixa do horário nobre não é totalmente descabida mas, sendo essa novela Fascínios, que estreou há pouco tempo e vinha a consolidar o seu público após a hora de almoço, é uma tremenda falta de respeito para com as pessoas que a vêem. Infelizmente, cada vez menos a fidelidade para com o público é algo relevante para os canais de televisão.

Polémica em torno de Iva Domingues
Nota: 3/20
O comentário da Iva surgiu um pouco descontextualizado pois não ficou totalmente claro ao que é que a apresentadora se referiu como “trampa” em Guimarães, mas os contornos disto têm sido ridículos. É a típica polémica de Facebook que surge de vez em quando para manter as pessoas ocupadas a criticar os outros, ao invés de se preocuparem com as suas próprias vidas. Infelizmente parece que foi suficiente para a Iva ser afastada das tardes do canal. Ridículo.

  • BRUNO:

RTP cancela “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 10/20
Esta medida foi benéfica e prejudicial ao canal. Se por um lado, renova a sua ficção e não se limita a uma série que está no ar há mesmo muito tempo e já começa a cansar, por outro, duvido que a RTP encontre uma outra série que lhe dê tantas alegrias quanto Beirais. É uma decisão mista por parte deste novo diretor.

SIC faz regressar o “Cante Se Puder” ao sábado
Nota: 13/20
É uma opção bastante positiva, que vai dar frutos. É uma repetição para liderar e é ideal porque estamos no verão e em plena baixa de consumo. Não se justificaria colocar neste horário um produto inédito, pelos motivos mencionados atrás. Por outro lado, é sempre uma repetição e obviamente que a televisão exigiria uma renovação contínua de produtos inéditos e seria sempre melhor para os telespectadores verem algo que ainda não tivessem visto. Em suma, a nível económico, é uma boa opção porque fica a custo zero à SIC e ainda melhorará os baixíssimos valores que a anterior série brasileira vinha a registar. Todavia, para os telespectadores era sempre preferível ver algo novo, mas acaba por não se justificar.

“Fascínios” é a nova novela da noite da TVI
Nota: 12/20
Mais uma vez, uma medida que ajudará a estação, mas não o telespectador. O prisma da TVI é simples:” Às 14H40, não está a fazer grandes valores e, neste momento, o horário das 00H é mais importante, especialmente no verão onde o consumo aumenta exponencialmente. Em sua substituição, antes da Fátima colocamos mais Feitiço de Amor, que anda a bloquear a novela brasileira concorrente.” E acaba por sempre uma medida bastante benéfica para o canal, obviamente: Sai a custo zero e sempre fará melhor que uma série internacional, que sairia a custo reduzido. No entanto, esta opção invalida o respeito que a TVI diz ter sobre o espectador. Já Feitiço tinha mudado das 18 para as 14, por questões financeiras. Mais uma vez, a TVI põe à frente o dinheiro adicional, relativamente ao espectador.

Polémica em torno de Iva Domingues
Nota: 0/20
Esta polémica não faz qualquer sentido.

  • RAFAEL:

RTP cancela “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 15/20
Parece-me que ainda não é algo definitivo. Mas num cenário hipotético, em que o cancelamento da série seria um facto, concordo com a medida. A série teve o seu tempo em que deu alegrias à RTP e levantou imenso o horário em questão, elevando muito os números da RTP no prime time, mas esse tempo acabou. Apesar de não fazer má figura, no que às audiências toca, está longe de ser um produto vigoroso neste campo.
Mas mais do que falar em audiências, é importante falar em diversidade e qualidade. É esse o papel da RTP, enquanto estação de todos nós. O de dar aos portugueses uma programação alternativa e com qualidade, e isso, com Beirais, não acontece. A programação horizontal, seguindo o modelo das privadas, torna o HN monótono e pouco apelativo, e na área da qualidade, Beirais já peca. O elenco é muito bom, mas os textos são cada vez mais vagos e fracos, os exteriores estão praticamente extintos e a realização é péssima (com poucos planos e muito estática). Em suma, apoio a RTP nesta decisão, mas o 15 no lugar do 20 deve-se ao facto de não sabermos o que aí vem, porque se for para vir pior, mais vale deixar como está.

SIC faz regressar o “Cante Se Puder” ao sábado
Nota: 16/20
Não me parece problemático. O programa é leve, humorado e o horário em questão não assume uma importância elevada. Claro que é sempre melhor ter conteúdos inéditos, daí o 16, mas em plena silly season compreende-se a decisão de repetir o programa.

“Fascínios” é a nova novela da noite da TVI
Nota: 14/20
Acho muito bem a TVI repor uma novela no horário, e Fascínios é uma das melhores de sempre. Aquele horário precisa mesmo. Só que acho mal passarem uma novela das 14:30 para um horário completamente diferente com alguns episódios (mesmo que poucos, cerca de 23 de produção) exibidos. Mas não obstante, não tenho dúvidas que no espaço de uma/duas semanas a novela esteja a fazer bons resultados.

Polémica em torno de Iva Domingues
Nota: 0/20
Não há outro valor a atribuir senão o 0. Ridícula esta polémica. A Iva em qualquer momento ofendeu ou denegriu os vimaranenses ou a cidade de Guimarães e isso é facilmente comprovado pela visualização das imagens. Quem denegriu a imagem da cidade de Guimarães foram os seus habitantes, na maioria das intervenções, ao mostrarem uma falta de educação e valores tremenda. A Iva foi, por meio das redes sociais, insultada e ofendida de uma forma violenta e desprezível, por nada. Ridícula a atitude dos agressores. Sim, agressores. Não se agride apenas de forma física, de forma verbal também. No final, quem ficou mal na pintura foram os vimaranenses pela extrema falta de educação revelada. De ressalvar, que não podemos cair na generalização, porque também li comentários de Vimaranenses a defender a Iva e a sentirem-se envergonhados. Espero que a Iva tenha ultrapassado interiormente esta situação e que continue a ser a excelente profissional que é.

Até dia 3 de agosto! Boa semana, repleta de televisão!