[Edição final] Os Melhores da Década – A Crónica


Nesta última crónica os comentadores de serviço, Margarida, Samuel, Nelson e Leandro, fazem um balanço do projeto e prevêm os vencedores de cada categoria. A última fase da seleção d’Os Melhores da Década termina dia 20 de novembro e até lá pode votar aqui.

Margarida
Quero aproveitar esta fase final de OMDD (Os Melhores da Década) para dar os parabéns à Inês pela excelente ideia e condução da mesma. Deixo aqui o desafio para uma próxima edição, não da década, mas do ano de 2014 quem sabe. Algo trabalhado com mais tempo e mais meios (vídeo e som, por exemplo). Obrigada também pelo convite para participar nesta crónica. Aceitei de bom grado e voltava a aceitar.

Quanto às últimas votações, não houve grande surpresa e em muitas categorias é fácil adivinhar quem serão os vencedores. Vamos então para a análise categoria a categoria:

Melhor Música de Genérico: Acho que esta é uma das categorias em que é fácil prever para quem vai a taça. Acho que o “Papel Principal” da Adelaide Ferreira é uma das melhores e mais marcantes músicas portuguesas e, para além disso, representa uma novela igualmente boa como “A Outra”. Acho por isso bastante justo que ganhe apesar do meu gosto pessoal ser mais virado para “O Amor é Mágico” do genérico de “Doida por Ti” ou “Fácil de Entender” da novela “Sentimentos”.

Melhor Novela: Também não é uma categoria difícil de analisar. O primeiro lugar será diretamente disputado por “Ninguém como Tu” e “Tempo de Viver” e, seja das duas qual for a vencedora, acho justo. Estou mais inclinada para “Tempo de Viver”, pois acho que foi melhor na generalidade. Tenho pena que “Amanhecer” não tenha tido a atenção merecida, pois é uma das minhas novelas preferidas de sempre. E trocava “Belmonte” (que é recente) por “Fascínios”.

Melhor Série/Mini-série/Telefilme: Aqui também devemos ter uma grande luta entre “Casos da Vida” e “Morangos Com Açúcar”. Cada uma à sua maneira, foram produções importantes, que marcaram bastante o público. O facto de “Morangos com Açúcar” ser mais virada para os jovens e de ter as últimas duas séries mais pobres pode ajudar “Casos da Vida” a vencer. Qualquer uma das duas será, para mim, uma justa vencedora.

Melhor Vilão/Vilã de Novela: Se não vencer Luiza Albuquerque algo vai mal no mundo das votações! Simplesmente porque toda a gente conhece e se lembra da Luiza e porque é o grande marco dos vilões portugueses. Será justo, mais que justo!

Melhor Programa de Grande Entretenimento: Esta votação também deve ter uma luta renhida entre dois programas: “A Tua Cara Não Me É Estranha” e “Secret Story”. O segundo é mais polémico e mexe mais com o público, no entanto o primeiro foi uma excelente surpresa na televisão portuguesa. Apesar da história internacional do “Factor X”, não nos podemos guiar por aí e temos de perceber primeiro como será conduzida a edição portuguesa. No entanto foi uma das melhores apostas atualmente. Acho que podia haver lugar para “Dança com as Estrelas” no top, mas acho que precisávamos de mais uma edição para ser algo mesmo marcante. E tenho muita pena que “Operação Triunfo” tenha ficado pelo caminho.

Melhor Programa de Entretenimento Light: Confesso que não sei o que dizer nesta categoria. Acho que o vencedor será “Quem Quer Ser Milionário”, não pela edição atual, mas por toda a história do programa na televisão portuguesa. Dos cinco finalistas o meu preferido é “Caia Quem Caia” e já expliquei porquê na última crónica.

Melhor Informativo: Eu acho que o primeiro lugar deste prémio vai ser entregue a “Nós por Cá” porque era um programa mais leve que mostrava os insólitos do nosso país. No entanto, acho que o merecedor do prémio é “Repórter TVI” por todo o trabalho que tem apresentado, todas as investigações (e muitas delas fizeram mexer o que devia ser mexido), porque é um trabalho mais profundo, que demora meses a ser concluído e os temas são mais… Não queria dizer sérios, mas a verdade é que são. Enquanto “Nós por Cá” ia pelo insólito de uma forma mais leve, “Repórter TVI” vai pelo lado mais sério.

Melhor Talk Show: Eu acho que este nem precisa ser comentado… “Você na TV” tem de ganhar. Não é um talk-show, é O talk-show. Se houver luta será entre “Você na TV” e “5 para a Meia Noite”, mas acho que ganha o primeiro com grande margem.

Samuel
Estamos a chegar ao final! Muitos foram os que passaram pelas votações e muitos os que ficaram pelo caminho. A dúvida é agora se o vencedor da categoria é mesmo o melhor da década ou não. Mas não entremos por esse caminho, porque a opinião é subjetiva.

Se participaria novamente? Sim! Este tipo de iniciativas só traz mais a quem as cria. E penso que o Zapping já tem um estatuto consistente, um estatuto suficiente para avançar com este projeto. E Os Melhores da Década foi um grande projeto.

Melhor Música de Genérico: A vencedora será provavelmente “Papel Principal” de Adelaide Ferreira. Conseguiu o primeiro lugar na semifinal e acho que de lá não sairá. No entanto, penso que a vitória se deveria disputar entre “Grita, Sente”, do genérico de “Espírito Indomável” e “Mais Olhos que Barriga”, de “Tempo de Viver”. De notar ainda a falta no TOP5 de “A Máquina” e “Mundo ao Contrário”.

Melhor Novela: Vitória para “Ninguém Como Tu”, na minha opinião. E acho justo, sinceramente. É das novelas que mais marcou, senão a mais marcante. Ainda assim, acho que a luta se fará entre esta e “Tempo de Viver”, outra bomba da TVI. “Laços de Sangue” não deve andar muito longe das duas. No que toca às trocas, tiraria “Belmonte” em troca com “A Outra” ou “Espírito Indomável”.

Melhor Série/Mini-Série/Telefilme: É uma das categorias que menos interesse me desperta, possivelmente por não ver muitas séries. Ainda assim, queria que “Aqui Não Há Quem Viva” vencesse. A melhor série da SIC! Contudo, os “Morangos com Açúcar” têm, a meu ver, a vitória assegurada.

Melhor Vilão/Vilã de Novela: TOP5 de excelência! A vitória será atribuída a Luiza Albuquerque. Foi das que mais marcou, das que mais emoção gerou e aquela que nunca será esquecida. Uma personagem de sonho para a Alexandra Lencastre. Gostava de ver a Diana de “Laços de Sangue” em segundo lugar, mas penso que vai ficar entre o terceiro e quinto lugar.

Melhor Programa de Grande Entretenimento: Não sei quem vai vencer esta categoria, provavelmente “Secret Story”. Por mim, venceria o “Vale Tudo” que, como já expliquei numa das edições passadas da crónica, é o programa que mais me marcou. Está aqui um TOP5 muito forte!

Melhor Programa de Entretenimento Light: Fico intrigado com a ausência d’ “O Elo Mais Fraco”. Era um excelente programa que merecia sem dúvida alguma a presença nos cinco melhores. Ainda assim, temos bons programas no TOP. Acho justo se “Estado de Graça” ou “Caia Quem Caia” vencerem.

Melhor Informativo: Mais uma vez digo que não entendo a presença dos telejornais nesta categoria. O que tem um formato desses de tão especial para merecer distanciar-se de um “Nós Por Cá” ou do “Repórter TV”? A meu ver, nada. Por isso mesmo, estes dois programas merecem a vitória.

Melhor Talk Show: “Você na TV” é o rei dos talk shows. O programa veio dar uma alegria às manhãs portuguesas e quanto mais velho, melhor. Creio que vai vencer sem problemas, deixando a concorrência bem atrás. Presença estranha do “A Tarde É Sua”, que não passa de um programa enfadonho e com temas sem grande interesse, como a maioria dos talk shows portugueses.

Nelson
E chega ao fim a rubrica que os leitores e foristas do Zapping puderam acompanhar ao longo do último mês. Os Melhores da Década tiveram uma duração curta, mas na minha opinião ideal. Como já tinha referido noutra crónica, fazia todo o sentido existir um projeto como este num fórum televisivo e a avaliação geral que faço do mesmo é totalmente positiva, não só pela sua organização que foi ótima, como pela motivação e participação dos nossos foristas. Como tal, voltaria a participar n’Os Melhores da Década e gostaria que no futuro existissem mais projetos como este. Antes de vos apresentar a minha opinião, relativamente aos possíveis vencedores, gostaria de agradecer a todos os intervenientes desde projeto (comentadores, foristas, colaboradores) e um obrigado especial à Inês pelo trabalho desenvolvido.

Melhor Música de Genérico: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “A Outra”: Adelaide Ferreira – Papel Principal, uma vez que, como já tinha referido na semana anterior, é um tema com uma grande ligação com a história da novela e porque esta foi uma novela que ficou na memória de muitos portugueses.

Melhor Novela: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Tempo de Viver”. É uma novela que tem muitos fãs no fórum e que teve uma boa repercussão nas duas vezes em que foi transmitida. Acho totalmente descabida a presença de “Belmonte” no TOP e na minha opinião nenhum produto em exibição devia fazer parte desta votação. Trocaria- o por “Mundo Meu” porque, a par de “Ninguém Como Tu”, esta foi uma das poucas novelas portuguesas que segui de início a fim.

Melhor Série/Mini-Série/Telefilme: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Aqui Não Há Quem Viva”. Muita gente adorou esta série e considero justo o título de melhor série da década.

Melhor Vilão/Vilã de Novela: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: Luiza Albuquerque – Alexandra Lencastre. Uma personagem marcante, interpretada por uma das melhores atrizes de Portugal, numa daquelas que é considerada, por muitos, como a melhor novela portuguesa de sempre. Não tenho grandes dúvidas de que esta será a grande vencedora.

Melhor Programa de Grande Entretenimento: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Secret Story – A Casa dos Segredos”. Toda a gente diz que não vê, mas toda a gente vê nem que não seja uns minutinhos por semanas. O “Secret Story” é um dos reality shows mais poderosos que já passaram pela TV portuguesa e que gera grandes polémicas nas redes sociais, por isso acredito que seja o vencedor desta categoria.

Melhor Programa de Entretenimento Light: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Gato Fedorento – Esmiúça os sufrágios”. Foi um programa de grande sucesso na época em que foi exibido e na minha opinião o melhor projeto dos ‘Gato’.

Melhor Informativo: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Repórter TVI”. Esta é uma categoria que não tenho a menor ideia de quem poderá sair vencedor. Como o fórum tem muitos “fãs” da TVI e penso que eles se irão concentrar num informativo que não um dos jornais diários, aposto no “Repórter TVI” como um dos possíveis vencedores.

Melhor Talk Show: Na minha opinião o vencedor desta categoria será: “Você na TV”. Penso que nesta categoria não existirão grandes surpresas. São a dupla do momento e apresentam o talk show como mais sucesso da atualidade. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira levarão o “troféu” desta categoria para casa.

Leandro
Aqui estamos nós, na última crónica d’ Os Melhores da Década. No geral, acho que foi um bom projeto, que teve uma boa receção por parte do público. Voltaria a participar, sim, visto que é bom recordar o melhor e o pior de programas mais ou menos antigos da TV portuguesa.

Melhor Música de Genérico: No geral, acho que as cinco músicas foram bem escolhidas. Nesta categoria a vitória deve ir para o “Papel Principal”, visto que “A Outra” marcou a ficção portuguesa e esta música também. Entre as 5 mais escolhidas, a minha preferida é mesmo a música do João Pedro Pais, em “Ninguém como Tu”.

Melhor Novela: Aqui estou um pouco dividido. O primeiro lugar deve ficar entre “Ninguém como Tu” ou “Tempo de Viver”. Eu teria optado por “Laços de Sangue” ou “Vingança”, que nem sequer está no TOP 5 (trocaria esta última por “Belmonte”, que não acho que seja assim tão boa e interessante para estar num TOP de uma década). De qualquer forma, gostei de todas e o prémio é merecido para qualquer uma delas.

Melhor Série/Mini-série/Telefilme: Na minha opinião, o “Inspector Max” deveria estar no lugar de “Equador” que, embora tivesse sido uma excelente produção, não tinha uma história tão interessante assim. Analisando os concorrentes ao primeiro lugar, devo dizer que considero esta categoria um pouco incerta, embora continue inclinado para uma vitória dos “Morangos com Açúcar”. É certo que tiveram muito sucesso nas primeiras temporadas, mas as últimas foram uma desgraça. Por isso, penso que “Aqui Não Há Quem Viva” ou “Ele é Ela” deveriam vencer. Excelentes séries de comédia.

Melhor Vilão/Vilã de Novela: Luiza, Luiza e Luiza. Luiza Albuquerque revolucionou a ficção portuguesa e merece totalmente o prémio de melhor vilã da década. Embora a Maria Laurinda e a Marta/Diana também tenham sido muito boas (ou más), só uma hecatombe iria tirar a ‘Sô Dona Luiza’ da liderança. De qualquer forma, as 5 vilãs foram muito bem escolhidas e acho esta categoria a mais justa até agora.

Melhor Programa de Grande Entretenimento: Acho que o TOP 5 é justo, embora gostasse de ver o “Fear Factor” neste grupo (talvez em troca com “Secret Story”, que tem deixado a desejar). Já sobre o grande candidato à vitória, é sabido que o “Big Brother” e a “Casa dos Segredos” são programas com muito destaque, mas acredito que a vitória vá para “A Tua Cara Não Me É Estranha”, que foi um grande sucesso na primeira edição. Por mim, vencia o “Vale Tudo”, simplesmente porque é o meu programa favorito de sempre.

Melhor Programa de Entretenimento Light: Categoria muito imprevisível, não consigo prever um vencedor. Para mim, tanto o “Estado de Graça”, como o “Salve-se Quem Puder” e o “Caia Quem Caia” eram merecedores da vitória. Gostei de todos. Trocaria apenas o “Quem Quer Ser Milionário” pel”O Elo Mais Fraco” no TOP 5, acho que este último é mais interessante e chamativo.

Melhor Informativo: Acredito que o “Repórter TVI” ou o “Nós Por Cá” sejam vencedores desta categoria. Qualquer um deles merece a vitória, são bons programas que não enrolavam na sua emissão, ao contrário dos restantes informativos do TOP 5. Aliás, acho que o TOP 5 é bastante injusto. Programas como o “Portugueses pelo Mundo” ou o “Momentos de Mudança” deveriam marcar presença nesta final.

Melhor Talk-Show: Concordo com quase tudo do TOP 5. Talvez trocasse “A Tarde é Sua” pel”As Tardes da Júlia”. Pessoalmente achava que este último tinha mais vida. Sobre o primeiro lugar, tenho praticamente a certeza de que o “Você na TV” vai ser o vencedor desta categoria. Os seus apresentadores são os mais acarinhados pelo público português e não há química como a deles. Excelente programa, seria merecedor da vitória.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close