[ESPECIAL ZAPPING] 22 anos de TVI

Parabéns-TVI-22anosNesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015, a TVI – Televisão Independente – comemora o seu 22º aniversário. Depois da longa emissão especial, o Zapping recorda agora os momentos marcantes desta estação líder de audiências.

1993
A 20 de fevereiro, Clara de Sousa inaugurava a segunda estação privada, após a SIC ter sido lançada, há alguns meses antes.
Olga Cardoso estreia-se na televisão no concurso “A Amiga Olga”, depois de 50 anos de rádio. “Uau!” ou “A chave ou o dinheiro?” ficaram na memória dos portugueses.
A par de “A Amiga Olga”, Margarida Reis conduziu a primeira temporada de “Queridos Inimigos”, que consistia em ter duas equipas com três personalidades conhecidas da música, teatro ou televisão, para várias provas como corridas, mímica, telefonemas malucos,…
O primeiro passo da TVI na ficção deu-se com a telenovela “Telhados de Vidro”, da autoria de Rosa Lobato de Faria. Com o sotaque brasileiro ainda acentuado na televisão portuguesa, esta trama, que se centrava na morte de um homem rico que deixa a sua fortuna em testemanto, foi um flop televisivo.
Manuel Luís Goucha conduziu o programa “Momentos de Glória”, que foi um dos poucos fracassos do apresentador.
Apenas em outubro de 1993 que a emissão começou a ser regular.

1994
Conhecido humorista português, Ricardo Araújo Pereira entrou nos quadros da TVI como repórter.
Bernardo Bairrão assumia as funções de subdiretor na área financeira da TVI.
Um ano depois das emissões regulares começarem, a TVI chega a todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira, através de uma rede própria de emissores.

1997
A informação da TVI centrou-se na morte da Princesa Diana de Gales, a 31 de agosto.
O grupo Media Capital entra no capital social da TVI, ao comprar 30% da estação, tendo Miguel Paes do Amaral assumido a presidência do grupo.
A estação instala-se em Queluz de Baixo, unindo programação e informação. Até então, a primeira funcionava no edifício Altejo e a redação no antigo cinema Berna, ambos em Lisboa.

1998
José Eduardo Moniz torna-se diretor-geral da TVI.
A Igreja Católica deixa a TVI.
“Batatoon” estreia na antena do canal, tornando-se nos maiores programas infantis de todos os tempos.

2000
Teresa Guilherme e Pedro Miguel Ramos conduzem a estreia do primeiro reality show português: “Big Brother”, que fez parar Portugal! A vitória do Zé Maria e o pontapé de Marco ainda são recordados pelos portugueses.
A TVI chega à internet em www.tvi.iol.pt.
José Eduardo Moniz é o autor da novela “Jardins Proibidos”, que conseguiu destronar a liderança da ficção brasileira transmitida pela TVI.

2003
A TVI estreia a série juvenil “Morangos com Açúcar”, tornando-se a principal referência da juventude. Benedita Pereira, João Catarré, Diogo Amaral foram os protagonistas da primeira série.

2004
Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha são os anfitriões do novo talk show das manhãs “Você na TV!”. A “saloia da Malveira” tornou-se a “namoradinha de Portugal”.

2005
A TVI conquista a liderança total das audiências, ultrapassando a SIC e a RTP1.

2009
A TVI lança o seu canal de notícias, a TVI24, a 26 de fevereiro.
José Eduardo Moniz sai da TVI.
O polémico “Jornal Nacional – 6ª Feira”, apresentado por Manuela Moura Guedes, é suspenso, a 28 de agosto, devido ao comentário de José Sócrates em entrevista à RTP.

2010
Após dez anos da estreia do “Big Brother”, Júlia Pinheiro conduziu a primeira edição do “Secret Story – Casa dos Segredos”.
A telenovela “Meu Amor” vence um Emmy, tornando-se a primeira telenovela portuguesa a ganhar tal distinção.
2012
A TVI lança a TVI Ficção, a 15 de outubro

2013
Cristina Ferreira estreia-se a solo no horário nobre de domingo no talent show “Dança com as Estrelas”.

2014
A TVI produz o programa “MasterChef Portugal”, apresentado por Manuel Luís Goucha, depois de ter sido exibido na RTP.
José Eduardo Moniz regressa à TVI como consultor de ficção.
A primeira sequela de uma novela estreia na TVI. Catorze anos depois, “Jardins Proibidos” volta à antena.

2015
A 20 de fevereiro comemora o 22º aniversário. Parabéns TVI!