Está escolhida a substituta de “Cama de Gato”, na Globo Portugal

Na 6ª edição da ação interativa da Globo, a história de amor mística reuniu 51% dos votos dos fãs. Protagonizada por Thiago Fragoso e Paolla Oliveira, ‘O Profeta’ estreia no dia 15 de maio, às 19h, no canal Globo.

Os fãs da Globo decidiram: ‘O Profeta’ é a grande vencedora da votação ‘Minha Novela’. Com estreia marcada para dia 15 de maio, às 19h, a trama mística protagonizada por Thiago Fragoso e Paolla Oliveira reuniu 51% dos votos portugueses, numa disputa apertada contra ‘Sangue Bom’. Na sua 6ª edição, a iniciativa contou com a participação do ator português Paulo Rocha para a campanha que convidou os portugueses a votar.

‘O Profeta’ tem como tema central a premonição e marcou a estreia do ator Thiago Fragoso como protagonista de novelas. Ambientada nos anos 50, a história desenrola-se numa fábrica de cristal artesanal, elemento simbólico que representa a clarividência, a capacidade de ver para além da realidade e de prever o futuro, dom de Marcos (Thiago Fragoso).

Marcos antevê acontecimentos desde criança, embora nem sempre consiga compreender o significado dessas mensagens. Até que um dia percebe o aviso que lhe foi dado mais de uma vez: o rapaz pressente a morte do irmão mais novo, mas não consegue salvá-lo. Desesperado, começa a questionar o seu dom. Afinal, de que adianta prever o futuro, se não é capaz de proteger o próprio irmão?

Atormentado pela culpa, Marcos muda-se para São Paulo, onde passa a viver com a irmã Ester (Vera Zimmermann). Ao chegar à cidade grande, desorientado e sem dinheiro, Marcos acaba por se esbarrar com Sônia (Paolla Oliveira). Os olhares cruzam-se e o profeta tem a mais bela visão da sua vida – a dele e Sônia, juntos, para sempre. E confessa, a uma Sônia atónita: ela é a mulher da sua vida. Assustada, a jovem desvencilha-se do rapaz inoportuno que acaba de conhecer, fica perturbada com a revelação e vai-se embora, sem deixar pistas.​

Assim que consegue estabelecer-se na cidade, Marcos vai à fábrica de cristais de Clóvis (Dalton Vigh) para conseguir um trabalho. Ao chegar à empresa, no entanto, a surpresa: Sônia trabalha na fábrica e é nada menos do que a namorada Camilo (Malvino Salvador), primo de Marcos. Feliz e ao mesmo tempo confuso, Marcos não sabe o que pensar: finalmente encontrou a mulher da sua vida, mas, por ironia do destino, ela é comprometida não apenas com um parente seu, mas também com uma das pessoas que mais apoio lhe tem dado.

O amor que sente por Sônia, porém, é mais forte e Marcos implora por um encontro. Sônia, também muito perturbada, não resiste e aceita. Ela, que sempre foi vista como uma rapariga responsável, muda com a força do amor. Diz não a uma proposta de casamento de Camilo e passa a namorar Marcos, um rapaz sem emprego, mas totalmente apaixonado por ela.

Descontrolado, Camilo decide vingar-se de forma inteligente e encontra a parceira ideal para isso. Descartada por Clóvis, Ruth (Carol Castro) une-se a Camilo para acabar com o namoro de Marcos e Sônia. Interesseira, ela vê em Marcos um homem que pode fazer fortuna se explorar o dom que possui.

Além dos obstáculos criados por Camilo e Ruth, o amor de Marcos e Sônia também será colocado à prova pela fama que o dom do profeta proporciona. Marcos começa a usar regularmente o seu dom em benefício próprio, deixando-se levar pela vaidade e pela ambição, deturpando os seus princípios morais e afastando-se cada vez mais do amor de sua vida. O rapaz, então, entra em conflito e questiona-se sobre o melhor caminho a seguir: o de utilizar o seu dom para obter vantagens materiais ou apenas para ajudar o próximo?

Com direção de núcleo de Roberto Talma e geral de Mario Marcio Bandarra, ‘O Profeta’ é uma adaptação da obra homónima de Ivani Ribeiro. Exibida originalmente em 2006, tanto no Brasil, na Globo, como em Portugal, na SIC, a trama marcou a estreia da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes como autoras de novelas, sob a supervisão de Walcyr Carrasco. ‘O Profeta’ estreia no dia 15 de maio e será exibida todos os dias, às 19h, no canal Globo.