Globo Portugal: Série “Sob Pressão” mostra o quotidiano de um hospital público

Sob Pressão
“Sob Pressão” chega à Globo Portugal

Todos os dias, a equipa de um hospital público carioca faz o possível e o impossível. Entre um paciente e outro, médicos e enfermeiros tentam superar os obstáculos de um ambiente caótico e improvisam com o que podem para salvar vidas.

Este é o pano de fundo de “Sob Pressão”, série médica que começa a ser exibida na Globo no dia 22 de outubro, às 21h.

«A série apresenta a realidade do trabalho dos médicos de um hospital do subúrbio carioca, mas também a vida pessoal desses profissionais. É um recorte do que acontece nas emergências do Rio de Janeiro», explica Andrucha Waddington, que assina a direção geral da série.

«Estou adorando juntar cinema e televisão. Independentemente da plataforma, o que interessa é o conteúdo. Está sendo um prazer, um trabalho maravilhoso», completa ainda a responsável.

Na série médica, os profissionais liderados pelo Dr. Evandro (Julio Andrade) improvisam com o que podem e colocam em prática todo o amor que têm pelo ofício.

Usando principalmente a criatividade, eles tornam-se heróis no atendimento aos pacientes na luta entre a vida e a morte.

Formada por três cirurgiões – Evandro, Carolina (Marjorie Estiano) e Rafael (Tatsu Carvalho); um anestesista, Amir (Orá Figueiredo); um clínico-geral, Décio (Bruno Garcia); um residente, Charles (Pablo Sanábio); uma técnica de enfermagem, Kelly (Talita Castro), e uma enfermeira, Jaqueline (Heloísa Jorge); – a equipa de “Sob Pressão” tem de superar todos os limites para manter os pacientes vivos no hospital administrado por Samuel (Stepan Necerssian).

Para o ator Julio Andrade, a sua personagem representa o privilégio de poder levar ao público uma reflexão sobre o ofício da medicina.

«O tema hospitalar é muito atual e mostra a importância do trabalho dos médicos da saúde pública no nosso país, que também sentem as suas dores. Ele sempre dá um jeito. O principal conflito do personagem é a perda da mulher. É uma cicatriz que não fecha, ele é cara que carrega essa dor. O Evandro é comprometido com o seu trabalho e salvar vidas é quase uma obsessão», explica o ator.

Em “Sob Pressão”, Marjorie Estiano interpreta a cirurgiã Dra. Carolina. A atriz admite a honra de fazer parte do projeto.

«Acho que a série é uma maneira inteligente de trazer todos para esse universo da saúde, que diz respeito a todo mundo. É muito mobilizador representar algo de ordem tão necessária e tão básica. Na série, a gente acompanha diversos casos que chegam à emergência, onde a falta de estrutura é desesperadora. Apesar de fazer parte da rotina deles, os médicos não se acostumam com aquilo, pois é uma situação extrema, uma situação limite. Eles fazem de tudo para conseguir salvar essas vidas», analisa a conhecida atriz.

A produção nasceu do longa-metragem homónima de Andrucha Waddington e é uma coprodução da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito por Marcio Maranhão.

A série é de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Marcio Maranhão.

“Sob Pressão” é uma das séries exibidas pela Globo nas noites de domingo, já a partir do dia 22 de outubro, onde também estão incluídas “A Fórmula”, “Vade Retro” e “Carcereiros”.