A estudar no Brasil, Ângelo Rodrigues dá aulas de teatro a presidiários [vídeo]

ângelo rodrigues

Ângelo Rodrigues está afastado da televisão desde a participação no primeiro episódio de “Mar salgado”. Antes o ator deu vida a Simão em “Sol de Inverno”.

O ator aproveitou as férias para rumar ao Brasil e regressar aos estudos. Aluno da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o namorado de Iva Domingues iniciou um novo desafio.

Uma das exigências do curso, no âmbito da disciplina Teatro e Enclausuramento, é ensinar noções básicas de Teatro aos presidiários do Complexo Penitenciário de Bangu, uma das maiores prisões de segurança máxima do estado do Rio de Janeiro.

Para conseguir realizar este trabalho, Ângelo tem de visitar semanalmente o estabelecimento prisional e partilhar com os presos noções básicas de teatro. Para desempenhar esta tarefa o ator recorre a  jogos de desinibição, espírito de grupo e exercícios de confiança.

Ângelo Rodrigues refere que «esperava um grupo fechado, difícil e impenetrável», mas encontrou «pessoas disponíveis, recetivas e comunicativas. Com necessidade de partilhar, de conversar, de ouvir uma palavra amiga. Ou que alguém lhes olhasse nos olhos e oferecesse uma utópica ideia de tranquilidade».

Acordo às 6 da manhã para apanhar o transporte da faculdade com destino a Bangu, a prisão de segurança máxima do Rio de Janeiro. São 50 kms que, apesar do monstruoso sono, passam num instante.

São várias as condicionantes: não posso levar calções, roupa preta, branca, vermelha e verde. Somos revistados minuciosamente e deixamos os pertences à porta.

Cerca de 15 pessoas aparecem para a reunião de hoje: é difícil controlar a dispersão, apesar dos exercícios apresentados.

Corre o rumor de que um dos orientadores é português e há sempre uma piada na ponta da língua. Para eles, sou o “portuga”. Posso estar ao lado de um assassino, marginal ou o dealer mais perigoso do Brasil. Hoje não interessa: estamos ali unidos com um propósito, o TEATRO.

No fim despeço-me e eles respondem: “até para a semana, portuga”.

Na sua página de Facebook o ator publicou um vídeo exemplificativo: